ATIVIDADES/EXERCÍCIOSOrtografia

TEXTO 14 – Grafia de palavras

By 16 de janeiro de 2011 3 Comments

TEXTO 14 – Grafia de palavras

O texto abaixo foi escrito com erros de grafia em algumas palavras. Identifique-os e escreva corretamente as palavras.

Antiontem, soltei as rédias do cavalo e fui faser compras. Que caristia! Um disparate! Fiquei meio aério com os preços e quasi tive um xilique. Só comprei um candieiro, uma ceringa discartável, dois dentifrícios, um cadiadinho e só. Pensei que neste meis as coizas focem indireitar para mim, mais qual! Cada veiz pior. E cem dinheiro, não há previlégios. De modo que antessipei a volta. E nem disfarcei meu desgosto.

Gabarito

Anteontem, soltei as rédeas do cavalo e fui fazer compras. Que carestia! Um disparate! Fiquei meio aéreo com os preços e quase tive um chilique. Só comprei um candeeiro, uma seringa descartável, dois dentifrícios, um cadeadinho e só. Pensei que neste mês as coisas fossem endireitar para mim, mas qual! Cada vez pior. E sem dinheiro, não há privilégios. De modo que antecipei a volta. E nem disfarcei meu desgosto.

3 Comments

  • Rita Romero disse:

    Gosto muito deste site. Obrigada!

  • Neida disse:

    Sou professora da zona rural e os alunos tem dificuldade de interpretação. Me dê alguma dica para ajudá-los. Sou de Manaus – Amazonas.

    • admin disse:

      Olá, Neida! Obrigada pela visita ao nosso site. Visite-nos sempre e usufrua do material postado. É gratuito. O único pagamento que você pode nos dar é divulgando-o entre seus amigos. Quanto ao seu pedido sobre interpretação de texto para seus alunos, dependendo da série e nível deles, recomendamos:

      1. leitura silenciosa e em voz alta, de textos simples e engraçados, que contenham sempre um ensinamento moral (existem alguns neste site, no arquivo TEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO). Essa atividade tem por objetivo treinar o uso da pontuação, no texto, e entonação da voz. Além disso, você pode identificar os alunos que têm dificuldade de ler por não estarem bem alfabetizados. De posse dessa informação, você deve tentar corrigir essa falha, pois a maioria das pessoas que têm dificuldade de interpretação é porque não estão alfabetizadas, isto é, não sabem decodificar o que está escrito na sua forma mais primária: juntar letras, formar sílabas e pronunciar a palavra.

      2. Se seus alunos não apresentam a dificuldade acima descrita, você pode avançar então para o significado das palavras. A interpretação de texto só pode ser bem feita, quando o leitor conhece bem o significado das palavras. Por isso, antes de partir para a interpretação propriamente dita, faz-se necessário identificar as palavras cujo significado os alunos não conhecem e procurá-lo no dicionário. Não há demérito nenhum nisso. Muito pelo contrário. Nossa língua é muito rica nesse campo e é preciso que se conheça os vários significados que damos às palavras e o dicionário é a ferramenta que não devemos desprezar.

      3. Por fim, podemos partir para a interpretação do texto, isto é, descobrir a mensagem que ele passa para nós. Para os alunos, crianças ou adolescentes, deve-se ter o cuidado de apresentar sempre textos engraçados, mas que contenham um ensinamento de vida, pois, nós professores, além de ensinar a língua ou qualquer outra ciência, ensinamos também postura de vida. Bom trabalho!

Leave a Reply