ATIVIDADES/EXERCÍCIOSTeoria da Comunicação

TEORIA DA COMUNICAÇÃO – Semelhanças Vocabulares 3: uso do "porque"

By 17 de janeiro de 2011 3 Comments

TEORIA DA COMUNICAÇÃO – Semelhanças Vocabulares 3.1: porque, por que, porquê, por quê.

A palavra “porque”, conforme sua posição e significado na frase, aparece escrita de quatro formas diferentes.

Porque (junto sem acento) – no início ou no meio de frases que respondem a perguntas ou dão explicações.

Ex: Porque era distraído, acabou caindo no buraco. Vim porque você me chamou.

Por que (separado sem acento) – no início de perguntas diretas ou no meio de frases quando equivalem a: por qual motivo, pelo(a) qual.

Ex:  Por que Ana saiu? Sei o motivo por que Ana saiu.

Porquê (junto com acento) – quando equivale a um substantivo. Quando isso ocorre, vem sempre antecedido por artigo.

Ex: Não sei o porquê da  saída de Ana.

Por quê (separado e com acento) – sempre no final de frases com o sentido de por qual motivo. Ex: Ana saiu não sei por quê.

Complete as frases com o “porque” adequado:

    1. ____________ você não trabalha?

    2. Ele não estuda _______________ não quer.

    3. Não trabalhas _______________?

    4. Não entendo o ________________ de semelhantes atitudes.

    5. Gostaria de saber o motivo ______________ não vieste.

    6. Não sei ________________ ele não gosta dela.

    7. O caminho ______________ passei é íngrime.

    8. Não há _____________ temer.

    9. Eis a razão __________ não gosto de tirar conclusões apressadas.

    10. Nem sempre chegamos a saber o __________ das coisas.

    11. Não temos ______________ desisitir.

    12. ____________ existe a guerra?

    13. Eis __________ ele não vence o medo.

    14. Eles não saíram ______________?

    15. “E _________ vês tu o argueiro no olho de teu irmão…?”

    16. A palavra _____________ é empregada de diversas maneiras.

    17. Sua atitude era elogiável, _____________ era sincera.

    18. ______________ era surdo, todos se impacientavam com ele.

    19. Era um cientista emérito ___________ era muito estudioso.

    20. De onde viera, como viera, ___________ viera, poucos o saberiam dizer.

    21. ____________ você não paga a conta?

    22. Não pago __________ estou sem dinheiro.

    23. Nós já sabemos o ___________ da revolta.

    24. A infância é a fase dos_____________

    25. ___________ estamos neste mundo?

    26. Foste lá ____________?

    27. O ideal _____________ lutamos é nobre.

    28. __________ ela ri tanto?

    29. Você sabe ___________ o homem foi à Lua?

    30. Ainda não descobri ___________ existe tanta incompreensão entre os homens.

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GABARITO

1. por que    2. porque      3. por quê    4. porquê    5. por que    6. por que     7. por que    
8. porque     9. por que    10. porquê 11. porque   12. Por que   13. por que    14. por quê    15. por que 16. porquê    17. porque    18. Porque    19. porque   20. por que 21. por que    22. porque     23. porquê  24. porquês   25. Por que    26. por quê   27. por que  28. Por que   29. Por que    30. Por que

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TEORIA DA COMUNICAÇÃO – Semelhanças vocabulares 3.2: uso do porque, porquê, por que, por quê.

Há muita gente que costuma se atrapalhar com o emprego dessas formas. Vamos refrescar nossa memória. Usamos:

  • POR QUE (separado sem acento) quando fazemos uma pergunta direta ou indireta. Ex: Por que você falou? Pergunto por que você falou.
  • PORQUE (junto sem acento) quando respondemos a uma pergunta ou damos alguma justificativa. Geralmente aparece no início da oração. Ex: Falei porque era importante falar.
  • POR QUÊ (separado com acento) usado sempre no final de frase  com o significado de motivo, razão. Ex: Fale o que sabe e diga por quê.
  • PORQUÊ (junto com acento) quando for substantivo. Nessa situação, pode receber artigo e ir para o plural. Ex: Risque todos os porquês do texto.

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Agora responda aos exercícios.

1. Preencha as lacunas adequadamente com: porque, porquê, por que ou  por quê:

a. Alguém ficou zangado com aquele ___________ irônico.

b. Gente, _________ tanta violência desse jeito?

c. Não consigo entender _________ ainda estamos aqui.

d. Há meios de luta e eu explico ___________

e. Não faço patética homenagem __________ de nada adianta.

f. Você, não sei ___________ razão, complicou tudo aqui.

g. Ele saiu e eu fiquei sem saber o __________ daquela briga.

h. Conte tudo o que você fez e explique _________

i. ________ não chegou a tempo? Ah, já sei! Foi _________ você perdeu o ônibus.

j. Você por aqui a estas horas? _________ não vai para casa?

k. Você saberia me dizer __________ tanta gente desrespeita o trânsito? Será que há um ____________ para isso?

l. As crianças procuram os ____________ daquilo que não entendem.

m. Venderam os móveis, não sei ___________.

2. Acentue as formas em negrito quando for necessário:

a. Por que você me chamou?

b. Você me chamou por que?

c. Estou aqui sem saber por que.

d. Nem sei por que ele agiu de tal forma.

e. Eu não sei o porque de tanta confusão.

f. Ninguém sabia o porque de sua renúncia.

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Gabarito

Questão 1.

a. porquê        b. Por que                     c. Por que       d. Por quê                       e. Porque            f. Por que        g. Porquê

h. Por quê       i. Por que/porque       j. Por que       k. Por que/porquê        l. Porquês         m. Por quê

Questão 2.

Serão acentuadas as palavras das frases:  b, c, e, f

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