Redação

Redação 7 – O texto técnico e o texto literário. Tipos de redação: oficial e literária.

By 25 de maio de 2012 No Comments

CURSO DE REDAÇÃO – ROTEIRO N° 7

1.TEMA: O conceito de texto. O texto técnico e o texto literário. Os tipos de redação: oficial e literária. A descrição, a narração e a dissertação.

2. PRÉ-REQUISITOS:

a) ter noções de Morfologia e Sintaxe

b) ter concluído, com êxito, o estudo dos Roteiros anteriores deste Curso.

3. META: Ao término do estudo deste Roteiro o estudante deverá ser capaz de:

a) identificar um texto técnico e um texto literário

b) identificar a diferença entre redação oficial e literária

c) identificar a diferença entre descrição, narração e dissertação

4. ATIVIDADES DE ESTUDO:

a) Leia os textos A, B e C. Faça os exercícios, depois que tiver certeza que entendeu bem as explicações dadas.

b) Por fim, faça uma última leitura e reveja todos os exercícios com o objetivo de fixar os conceitos estudados.

c) Se encontrar dificuldade, procure um professor de português ou um amigo que possa ajudá-lo a esclarecer as dúvidas surgidas no decorrer do estudo.

____________________________________________________________

ANEXO A

CONCEITO DE TEXTO

(Othon M. Garcia)

“A principal característica do texto é a unidade: diversas partes se juntam e se articulam para poder formar um todo. Por isso, ele não é simplesmente um aglomerado de frases e palavras.

Para entender o que é o texto, sempre é útil lembrar a origem dessa palavra. Ela vem do latim “textum”, que significa tecido, entrelaçamento.

Dessa maneira, é preciso ter em mente, ao se criar uma redação, que todas as informações devem estar relacionadas a fim de adquirirem um sentido global.

Muitos desejam, ansiosamente, um curso de redação que ensinem receitas mágicas que garantam uma “redação nota dez”. Infelizmente, tais receitas não existem.

Isso, contudo, não deve ser encarado com pessimismo; ao contrário, é bom saber que, ao redigir um texto, estamos colocando num pedaço de papel, um pouquinho de nós: o que pensamos, qual é a nossa concepção de mundo.

Para aprender a escrever, é preciso escrever, não há mágicas. Da mesma maneira que não ocorreria a ninguém, por exemplo, aprender a tocar um instrumento musical sem nunca ter tocado um. Não é possível aprender a escrever sem nunca ter experimentado.

Assim pode-se dizer que pensar, ler e escrever são três atividades intimamente ligadas. Quem lê, pensa melhor e escreve com mais desenvoltura. Quem escreve, lê melhor e pensa com mais profundidade.”

___________________________________________________________

ANEXO B – O TEXTO TÉCNICO E O TEXTO LITERÁRIO

Sob o ponto de vista de utilização, podemos dizer que há dois tipos de texto: o texto técnico e o texto literário.

O texto técnico tem como principal característica uma forma mais ou menos rígida, em que é utilizada uma linguagem objetiva, técnica, não dando margem a que o redator use sua imaginação e criatividade.

Os textos técnicos mais representativos são aqueles utilizados nas empresas e instituições públicas: a carta comercial, o ofício, o memorando, o requerimento, a ata, o currículo, a declaração, a procuração, o recibo, a monografia, a tese, etc…

Exemplo de texto técnico:

REQUERIMENTO – (é um pedido de algo a que se tem direito, feito por pessoa física ou jurídica, dirigido a uma autoridade).

Ilmo. Sr. Presidente do Conselho Estadual de Educação de Roraima


Mário João Azevedo, brasileiro, solteiro, residente nesta cidade à Rua Campos Sales, nº 234, Bairro de Mecejana, portador do RG nº __________ e CPF nº__________, tendo sido aprovado em parte do currículo de Ensino Médio nos Exames de Suplência Geral e com base na Resolução nº______ deste Conselho, requer autorização para submeter-se a Exame Especial nas disciplinas SOCIOLOGIA e ARTES.

NESTES TERMOS

PEDE DEFERIMENTO

Boa Vista/RR, 02 de abril de 2011

Mário João Azevedo

Os textos literários têm como característica principal a utilização de uma linguagem mais poética, subjetiva. Há menos rigor na sua forma de apresentação, onde o redator pode usar sua imaginação e criatividade. Isto, porém, não quer dizer que não se deva obedecer a determinados princípios exigidos em qualquer situação de comunicação escrita, seja técnica ou literária. Os textos literários mais representativos são aqueles que compõem os romances, os contos, as poesias.

Exemplo de texto literário:  Dom Casmurro, de Machado de Assis.

CAPÍTULO 14  –  A INSCRIÇÃO

Tudo o que contei no fim do outro capítulo foi obra de um instante. O que se lhe seguiu foi ainda mais rápido. Dei um pulo, e antes que ela raspasse o muro, li estes dois nomes, abertos ao prego, assim dispostos:

BENTO

CAPITOLINA

Voltei-me para ela; Capitu tinha os olhos no chão. Ergueu-os logo, devagar, e ficamos a olhar um para o outro… Confissão de crianças, tu va-lias bem duas ou três páginas, mas quero ser poupado. Em verdade, não falamos nada; o muro falou por nós. Não nos movemos, as mãos é que se estenderam pouco a pouco, todas quatro, pegando-se, apertando-se, fundindo-se. Não marquei a hora exata daquele gesto. Devia tê-la marcado; sinto a falta de uma nota escrita naquela mesma noite, e que eu poria aqui com os erros de ortografia que trouxesse, mas não traria nenhum, tal era a diferença entre o estudante e o adolescente. Conhecia as regras do escrever, sem suspeitar as do amar; tinha orgias de latim e era virgem de mulheres.

Não soltamos as mãos, nem elas se deixaram cair de cansadas ou de esquecidas. Os olhos fitavam-se e desfitavam-se, e depois de vagarem ao perto, tornavam a meter-se uns pelos outros… Padre futuro, estava assim diante dela como de um altar, sendo uma das faces a Epístola e a outra o Evangelho. A boca podia ser o cálix, os lábios a patena. Faltava dizer a missa nova, por um latim que ninguém aprende, e é a língua católica dos homens. Não me tenhas por sacrílego, leitora minha devota; a limpeza da intenção lava o que puder haver menos curial no estilo. Estávamos ali com o céu em nós. As mãos, unindo os nervos, faziam das duas criaturas uma só, mas uma criatura seráfica. Os olhos continuaram a dizer coisas infinitas, as palavras de boca é que nem tentavam sair, tornavam ao coração caladas como vinham…

________________________________________________________

ANEXO C  –  DIFERENÇA ENTRE O TEXTO DESCRITIVO, NARRATIVO E DISSERTATIVO

Tudo o que se escreve recebe o nome genérico de redação (ou composição). Entre os textos literários, existem três tipos de redação: descrição, narração e dissertação. É importante que você consiga perceber a diferença entre elas. Para começar, leia as definições de cada uma delas:

DESCRIÇÃO – é o tipo de redação na qual se apontam as características que compõem um determinados objeto, pessoa, ambiente ou paisagem.

Exemplo:

Sua estatura era alta e seu corpo, esbelto. A pele morena refletia o sol dos trópicos. Os olhos negros e amendoados espalhavam a luz interior de sua alegria de viver e jovialidade. Os traços bem desenhados compunham uma fisionomia calma, que mais parecia uma pintura.

O trecho acima está descrevendo as características de uma mulher jovem e cheia de vida. Caso alguém queira transformar o texto em uma figura, é só desenhar a imagem descrita no texto ou identificar alguém que se encaixe na descrição.

O texto descritivo, portanto, é como um retrato falado de um objeto, pessoa, ambiente ou paisagem.

______________________________________________

NARRAÇÃO

É a modalidade de redação na qual contamos um ou mais fatos que ocorreram em determinados tempo e lugar, envolvendo certos personagens.

Exemplo:

Em uma noite chuvosa do mês de agosto, Paulo e o irmão caminhavam pela rua mal-iluminada que conduzia à sua residência. Subitamente foram abordados por um homem estranho. Pararam, atemorizados, e tentaram saber o que o homem queria, receosos de que se tratasse de um assalto. Era, entretanto, somente um bêbado que tentava encontrar, com dificuldade, o caminho de sua casa.

Nem sempre o texto narrativo vai apresentar só a narração dos fatos. Veja que no trecho acima aparecem algumas palavras que descrevem o ambiente e os personagens: noite chuvosa, rua mal-iluminada, homem estranho, um bêbado. Mas o foco do texto é narrar o encontro dos dois irmãos com o homem. Por isso, é preciso saber reconhecer qual é a finalidade do texto, através dos elementos que o compõe.

_______________________________________________

DISSERTAÇÃO

É o tipo de composição na qual expomos ideias gerais, seguidas da apresentação de argumentos que as comprovam. Em outras palavras, quando fazemos uma dissertação estamos expondo nossas opiniões ou pontos de vista sobre um assunto.

Exemplo:

O trabalha nos proporciona saúde. Nosso corpo e nossa mente não foram criados para ficarem parados. Necessitam de atividades, exercícios. O trabalha dá vigor e saúde ao físico e à mente do homem. Toda água que não se movimenta fica imprestável, com o tempo. Também o corpo e a mente perdem a saúde, quando não se exercitam. Portanto, é necessário trabalhar, para nos mantermos saudáveis.

Como você pode ver a dissertação assume um caráter totalmente diferenciado, na medida em que não fala de pessoas ou fatos específicos, mas analisa certos assuntos que são abordados de modo impessoal.

____________________________________________________

Vamos agora, treinar o reconhecimento dessas três modalidades de redação.

A) Numere os parágrafos a seguir, identificando o tipo de redação apresentado:

1 – descrição          2 – narração           3 – dissertação

a. (   ) Acreditamos firmemente que só o esforço conjunto de toda a nação brasileira conseguirá vencer os gravíssimos problemas econômicos, por todos há muito conhecidos. Quaisquer medidas econômicas, por si só, não são capazes de alterar a realidade, se as autoridades que as elaboram não contarem com o apoio da opinião pública, em meio a uma comunidade de cidadãos conscientes.

b. (   ) Nas proximidades deste pequeno vilarejo, existe uma chácara de beleza incalculável. Ao centro avista-se um lago de águas cristalinas. Através delas, vemos a dança rodopiante dos pequenos peixes. Em volta deste lago pairam, imponentes, árvores seculares que parecem testemunhas vivas de tantas histórias que se sucederam pelas gerações. A relva, brilhando ao sol, estende-se por todo aquele local, imprimindo à paisagem um clima de tranquilidade e aconchego.

c. (   ) As crianças sabiam que a presença daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto a Anita, além de seus pais, ainda tinha de dar abrigo a um cãozinho! Os meninos esconderam o animal em um armário próximo ao corredor e ficaram sentados na sala à espera dos acontecimentos. No fim da tarde a mãe chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a expulsá-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos.

d. (   ) Joaquim trabalhava em um escritório que ficavam no 12° andar de um edifício da Avenida Paulista. De lá avistava todos os dias a movimentação incessante dos transeuntes, os frequentes congestionamentos dos automóveis e a beleza das arrojadas construções que se sucediam do outro lado da avenida. Estes prédios moderníssimos alternavam-se com majestosas mansões antigas. O presente e o passado ali se combinavam e, contemplando aquelas mansões, podia-se, por alto, imaginar o que fora, nos tempos de outrora, a paisagem desta mesma avenida, hoje tão modificada pela ação do progresso.

e. (   ) Dizem as pessoas ligadas ao estudo da Ecologia que são incalculáveis os danos que o homem vem causando ao meio ambiente. O desmatamento de grandes extensões de terra, transformando-as em verdadeiras regiões desérticas, os efeitos nocivos da poluição e a matança indiscriminada de muitas espécies são apenas alguns dos aspectos a serem mencionados. Os que se preocupam com a sobrevivência e o bem-estar das futuras gerações temem que a ambição desmedida do homem acabe por tornar a terra inabitável.

f. (   ) O candidato à vaga de administrador entrou no escritório onde iria ser entrevistado. Ele se sentia inseguro, apesar de ter bom currículo, mas sempre se sentia assim quando estava por ser testado. O dono da firma entrou, sentou-se com extrema seriedade e começou a lhe fazer as perguntas mais variadas. Aquele interrogatório parecia interminável. Porém, toda aquela sensação desagradável dissipou-se quando ele foi informado de que o lugar era seu.

________________________________________________

Gabarito

a. ( 3 )      b. ( 1 )     c. ( 2 )    d. ( 1 )    e. ( 3 )    f. ( 2 )

Leave a Reply