Ensino TécnicoTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO TÉCNICO PARA INTERPRETAÇÃO 8 – Duração e avaliação do período preparatório

By 1 de agosto de 2012 One Comment

TEXTO TÉCNICO PARA INTERPRETAÇÃO 8 –

Duração e avaliação do Período Preparatório

Quanto tempo deve durar o período preparatório? De quanto tempo uma criança precisa para estar pronta para a alfabetização? Estas são dúvidas normais para um professor que, no início do ano letivo, recebe uma turma para alfabetizar.

O pré-escolar foi convencionado como uma fase para a preparação da criança para a alfabetização. Este período é dado como o momento ideal para o desenvolvimento das habilidades psicológicas, motoras e linguísticas da criança e, ainda, para  sua adaptação à escola. A maioria das crianças, no entanto, não tem a oportunidade de cursar o pré-escolar, ingressando, desse modo, diretamente no 1o. ano, para ser alfabetizada. Estas crianças, provavelmente, não estarão totalmente prontas para submeter-se ao ensino da leitura e da escrita. Caberá ao professor não só auxiliá-la na adaptação ao novo meio social que é a escola, como também propiciar atividades necessárias aos atos de ler e escrever.

Para muitas crianças, o próprio ambiente familiar terá despertado o interesse pela alfabetização a partir do contacto com o material escrito. Para muitas outras, ao contrário, o material escrito é uma novidade, uma aventura. O professor será o agente responsável por esta aventura. Para as crianças que chegam à escola sem terem frequentado o pré-escolar, as atividades preparatórias são indispensáveis, pois fornecerão instrumentos valiosos para o sucesso na alfabetização. Em geral, sugere-se um período médio de vinte dias para a preparação da criança. É necessário ter-se em conta, porém, que a determinação de qualquer limite de tempo para as atividades preparatórias serve apenas como um referencial. As crianças são diferentes, apresentam ritmo de desenvolvimento distinto e experiências muito diversificadas. Se, por exemplo, o professor receber um aluno que ajuda a família na colheita, limpa o feijão, “cata” arroz, etc., certamente observará que ele já possui o controle de movimentos de braços, mão e dedos necessários ao início da alfabetização. As crianças, no dia-a-dia, utilizam e improvisam muitos brinquedos e brincadeiras que lhes proporcionam desenvolvimento psicomotor. É importante que o professor saiba respeitá-las em suas especificidades. Assim, somente o professor poderá saber o momento ideal para iniciar a alfabetização, a partir do conhecimento dos seus alunos, seu desenvolvimento e suas dificuldades. Não se deve entender o período preparatório em termos apenas de um limite de tempo a ser cumprido, mas como um trabalho com fins definidos.

A avaliação durante o período preparatório

A observação e  acompanhamento do professor são as melhores formas de avaliação das habilidades da criança. O professor pode elaborar ficha de observação de cada aluno na qual sejam anotadas todas as informações quanto ao seu desenvolvimento nos mais diferentes aspectos. Essa ficha deve conter informações reais que permitam uma visão totalizadora do aluno. O professor deve estabelecer alguns pontos para nortear a observação tais como:

  • Percepção auditiva
  • Percepção visual
  • Linguagem oral
  • Coordenação motora ampla
  • Coordenação motora fina
  • Educação física
  • Educação artística
  • Interesse pela leitura e escrita

O acompanhamento do aluno através de fichas permite:

  • Verificar os aspectos já dominados pela criança
  • Verificar os aspectos que necessitam de reforço
  • Perceber  desenvolvimento perceptual, motor e linguístico da criança
  • Detectar dificuldades no decorrer do processo
  • Fazer uma avaliação final mais segura e eficaz

Mas, é sempre bom lembrar que o período preparatório não tem uma duração determinada e que muitas destas habilidades irão se instalar paralelamente ao processo da alfabetização.

__________________________________________________

Exercícios

  1. Escreva V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas, de acordo com o texto:

a. (   ) Todas as crianças que ingressam no 1o. ano do Ensino Fundamental estão prontas para serem alfabetizadas.

b. (   ) O professor é o agente responsável pela adaptação da criança à escola.

c. (   ) Uma média de vinte dias é suficiente para realizar o período preparatório.

d. (   ) O professor deve estar atento ao desenvolvimento de cada criança individualmente.

e. (   ) Para todas as crianças, o material escrito é uma novidade.

f. (   ) O professor deve estabelecer um prazo para o início e o fim das atividades preparatórias.

2. Informe as três funções do professor durante o período preparatório.

__________________________________________________________

Gabarito

Questão 1:  a. (F)      b.(V)     c.(F)      d.(V)    e.(F)       f.(F)

Questão 2:

São funções do professor durante o período preparatório:

1 – auxiliar a criança na adaptação ao novo meio social;

2 – desenvolver habilidades perceptuais, motoras e linguísticas da criança;

3 – despertar o interesse e  gosto pelas atividades de leitura e escrita.

One Comment

Leave a Reply