Questões Classificadas/Literatura

Questões Classificadas 111- Literatura/Realismo/Machado de Assis

By 7 de maio de 2014 No Comments

DISCIPLINA: Português/Literatura    

ÁREA: Realismo

ASSUNTO: Obra de Machado de Assis   

SEGMENTO: 3º

NÍVEL DE DIFICULDADE: médio

GABARITO: alternativa C

_________________________________________________________________

Leia o texto para responder à questão, assinalando a única alternativa correta.

“Enfim chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver, tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe soltassem algumas lágrimas poucas e caladas…”

(Machado de Assis – Dom Casmurro)

     A partir do fragmento acima e de informação gerais sobre o romance é correto afirmar que:

a. (   ) A cena descrita é tipicamente romântica, em consonância com o estilo da obra, que tematiza os infelizes amores de Bentinho e Capitu.

b. (   ) Conforme observamos pela linguagem do narrador, a atitude de Capitu diante do cadáver testemunha apenas a amizade que ela sentia por Escobar.

c. (   ) O momento descrito é crucial para o relacionamento de Bentinho e Capitu. Instalada a dúvida na mente do marido, o casamento se deteriorará, encaminhando para a inevitável separação.

d. (   ) O fragmento comprova que Sancha é personagem trágica, pois, após a morte dos filhos, ela perde o marido em um naufrágio.

Leave a Reply