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CURSO DE REDAÇÃO – Roteiro 11 – O texto dissertativo

By 10 de julho de 2016 One Comment

CURSO DE REDAÇÃO – ROTEIRO N° 11

1.TEMA: O texto dissertativo.

2. PRÉ-REQUISITOS:
a) ter noções de Morfologia e Sintaxe
b) ter concluído, com êxito, o estudo dos Roteiros anteriores deste Curso.

3. META: Ao término do estudo deste Roteiro o estudante deverá ser capaz de:
a) identificar um texto dissertativo
b) identificar as partes de um texto dissertativo
c) redigir um texto dissertativo

4. ATIVIDADES DE ESTUDO:
a) Leia os Anexos A, B e C. Faça os exercícios, depois que tiver certeza que entendeu bem as explicações dadas.

b) Por fim, faça uma última leitura e reveja todos os exercícios com o objetivo de fixar os conceitos estudados.

c) Se encontrar dificuldade, procure um professor de português ou um amigo que possa ajudá-lo a esclarecer as dúvidas surgidas no decorrer do estudo.
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ANEXO A – O TEXTO DISSERTATIVO ou DISSERTAÇÃO

O que é dissertar? O dicionário Houaiss nos informa:

Dissertar – é expor um assunto de modo sistemático, abrangente e profundo, oralmente ou por escrito.

Logo, dissertação é uma exposição oral ou escrita sobre um assunto, onde quem fala ou escreve, expõe determinada situação ou assunto, analisando aspectos pertinentes e defendendo seu ponto de vista ou opinião.
Para escrevermos um texto dissertativo é necessário que te-nhamos conhecimento suficiente do assunto ou problema sobre o qual vamos falar ou escrever. Como poderemos expor determinado assunto ou problema e propor soluções, se não tivermos conhecimento e argumentos que convençam os ouvintes ou leitores de que temos razão?
Para você melhor entender o que leu acima, apresentamos três textos dissertativos. Leia-os e procure identificar qual é o assunto so-bre o qual foi escrito, em cada um deles:

1. O trabalho nos proporciona saúde. Nosso corpo e nossa mente não foram criados para ficarem parados. Necessitam de atividades, exercício. O trabalho dá vigor e saúde ao físico e à mente do homem. Toda a água que não se movimenta fica imprestável, com o tempo. Também o corpo e a mente perdem a saúde, quando não se exercitam. Portanto, é ne-cessário trabalhar para nos mantermos saudáveis.

Vamos, agora, examinar como o texto 1 foi redigido.

O texto que você acabou de ler tem como assunto o trabalho e se afirma algo a respeito desse assunto, logo no início: O trabalho nos proporciona saúde.

Podemos concluir que essa frase exprime uma opinião a respeito do trabalho. É o que chamamos de ponto de vista. A primeira coisa a se ter em mente ao se escrever um texto dissertativo é: qual o assunto e o aspecto (ou ideia) relativo a esse assunto que vamos expor? Nesse texto podemos encontrar na frase, além do assunto, o aspecto (ou ideia ou ponto de vista) abordado. Verificamos que esta frase corresponde exatamente à ideia encontrada no texto: o trabalho como fator de saúde. E vemos também que essa frase vem no início do texto, destacando a ideia, para que ela apareça bem clara.
Em geral, os textos dissertativos iniciam com uma afirmativa que exprime o assunto e a ideia sobre os quais vamos escrever.
O restante do texto, como podemos observar, não se afasta da ideia inicial, mas explica o que foi dito na primeira frase.
Na dissertação, quando expomos opiniões com ponto de vista, pretendemos convencer alguém daquilo que pensamos. Portanto, é importante desenvolver a ideia, explicar ou justificar o que foi dito na frase inicial.
Observe como isso acontece no texto que apresentamos como modelo. Nós vamos destacar a frase inicial e, logo em seguida, vamos transcrever a parte em que se desenvolve a ideia:

1. O trabalho nos proporciona saúde. Nosso corpo e nossa mente não foram criados para ficarem parados. Necessitam de atividades, exercício. O trabalho dá vigor e saúde ao físico e à mente do homem. Toda a água que não se movimenta fica imprestável, com o tempo. Também o corpo e a mente perdem a saúde, quando não se exercitam.

Depois que a ideia ficou bem explicada, é importante confirmá-la, para reforçar tudo o que foi exposto. Vem, então, a parte de conclusão da ideia desenvolvida:

Portanto, é necessário trabalhar, para nos mantermos saudáveis.

Ao delimitarmos essas partes, vemos que o texto dissertativo apresenta três partes, que são conhecidas como:
1 – introdução: onde é apresentado o assunto, geralmente acompa-nhado do ponto de vista.
2 – desenvolvimento: onde o assunto é explicado, justificado e apresentado argumentos em defesa da opinião do expositor.
3 – conclusão: é o reforço da ideia apresentada na introdução, base-ado nas explicações e argumentos feitos no desenvolvimento.

Vamos agora, exercitar o que estudamos até agora.
Identifique e delimite, nos textos dissertativos a seguir,
a) o assunto, a ideia e seu ponto de vista (introdução);
b) a explicação, justificação e argumentação (desenvolvimento);
c) o reforço final da ideia ou opinião (conclusão)

TEXTO 2
Somente o trabalho pode gerar progresso. Tanto o indivíduo como a humanidade crescem à medida que trabalham. As pessoas e as nações de êxito são aquelas que conhecem a importância do tra-balho e a ele se dedicam com seriedade e persistência. O progresso é um dos benefícios que só o trabalho proporciona ao homem.

TEXTO 3
O trabalho é uma arma contra o mal. Afirma-se que a preguiça traz toda sorte de males. Os vagabundos geralmente se tornam pessoas perigosas para a sociedade. O trabalho, porém, constrói o homem, levando-o a esquecer-se do mal. O homem que trabalha é bom para si mesmo e para a comunidade.

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RESPOSTAS
TEXTO 2.
a) INTRODUÇÃO – Somente o trabalho pode gerar progresso.
b) DESENVOLVIMENTO – Tanto o indivíduo como a humanida-de crescem à medida que trabalham. As pessoas e as nações de êxito são aquelas que conhecem a importância do trabalho e a ele se dedicam com seriedade e persistência.
c) CONCLUSÃO – O progresso é um dos benefícios que só o trabalho pode proporcionar ao homem.

TEXTO 3
a) INTRODUÇÃO – O trabalho é uma arma contra o mal.
b) DESENVOLVIMENTO – Afirma-se que a preguiça traz toda sorte de males. Os vagabundos geralmente se tornam pes-soas perigosas para a sociedade. O trabalho, porém, constrói o homem, levando-o a esquecer-se do mal.
c) CONCLUSÃO – O homem que trabalha é bom para si mesmo e para a comunidade.

ANEXO B – O parágrafo dissertativo

O que vimos no Anexo A foram pequenos textos (ou parágrafos) dissertativos, que tratam do mesmo assunto: o trabalho. Esses pequenos textos podem fazer parte de um único texto, onde cada um deles trata do assunto (o trabalho) sob um aspecto diferente:
1o – o trabalho como fator de saúde.
2o – o trabalho como fator de progresso
3o – o trabalho como proteção contra o mal

Veja agora, o texto completo onde poderíamos colocar um título como:

OS BENEFÍCIOS DO TRABALHO

1. O trabalho nos proporciona saúde. Nosso corpo e nossa mente não foram criados para ficarem parados. Necessitam de atividades, exercício. O trabalho dá vigor e saúde ao físico e à mente do homem. Toda a água que não se movimenta fica imprestável, com o tempo. Também o corpo e a mente perdem a saúde, quando não se exercitam.
2. Somente o trabalho pode gerar progresso. Tanto o indivíduo como a humanidade crescem à medida que trabalham. As pessoas e as nações de êxito são aquelas que conhecem a importância do tra-balho e a ele se dedicam com seriedade e persistência. O progresso é um dos benefícios que só o trabalho proporciona ao homem.
3. O trabalho é uma arma contra o mal. Afirma-se que a preguiça traz toda sorte de males. Os vagabundos geralmente se tornam pessoas perigosas para a sociedade. O trabalho, porém, constrói o homem, levando-o a esquecer-se do mal. O homem que trabalha é bom para si mesmo e para a comunidade.
4. Diante de tudo isso, é verdadeira a afirmação que diz: “O trabalho dignifica o homem.”

Agora, assinale as afirmativas corretas em relação aos parágrafos que compõem o texto. (preste atenção, você deve marcar mais de uma alternativa):
a. ( ) Cada parágrafo trata somente de uma ideia.
b. ( ) Em cada parágrafo há uma mistura de vários assuntos.
c. ( ) A ideia de cada parágrafo está resumida na frase inicial do pa-rágrafo.
d. ( ) A frase inicial de cada parágrafo contém um ponto de vista sobre o assunto tratado.
e. ( ) Em cada parágrafo, explica-se o que foi dito na frase inicial.

Respostas:
As alternativas corretas são: A, C, D, E.

ANEXO C

Ao ler os Anexos anteriores você deve ter aprendido como é composto um parágrafo dissertativo. E você deve ter entendido que, para dissertar, deve-se:
– em primeiro lugar apresentar a ideia que se pretende expor
– em seguida comprovar ou explicar essa ideia
– finalmente confirmar essa mesma ideia

Agora, você vai aprender como se faz um texto dissertativo. E deve verificar que o procedimento é semelhante, num texto maior.
Leia a dissertação que apresentamos como modelo. Quem a escreveu revela o que pensa sobre “A vida nas cidades grandes”.

1. A vida nas cidades grandes afasta os homens do convívio com a natureza. Cada vez mais, nas cidades, são construídos grandes prédios de ferro e cimento, as ruas cobertas de asfaltos. Os alimentos chegam aos supermercados embalados em latas ou conservados em plásticos. Já não se tem chão de terra, flores nativas, verduras frescas, galinha no quintal.
2. Nas cidades grandes veem-se bem poucas árvores. Para construir uma casa, fazer uma calçada ou asfaltar a via pública, o homem precisa, muitas vezes, derrubar árvores, e nem sempre se preocupa em plantá-las novamente. Assim, ele se priva da sombra fresca e acolhedora das copas verdes. Os meninos das cidades grandes crescem sem saber trepar numa árvore, sem brincar nos seus galhos, sem chupar suas frutas, tiradas no pé.
3. Um canto de sabiá ou de bem-te-vi é acontecimento raro nas grandes cidades. Os pássaros fugiram de lá, para permanecerem em seu ambiente natural. Somente uns poucos habitantes, que dizem gostar muito da natureza, prendem passarinhos em gaiolas, nas suas residências, para sentir o prazer de ouvi-los cantar de vez em quando.
4. Até do céu os homens das cidades grandes estão se privando. As grandes fábricas soltam verdadeiras nuvens negras de suas chaminés. Também a fumaça dos ônibus, caminhões e automóveis tornam o ar pesado e sombrio. E todo este cinzento envolve a cidade e o céu parece menos azul.
5. O homem das grandes cidades deve entender que a natureza precisa ser preservada. É verdade que estas cidades podem oferecer maior conforto e muitas facilidades para seus habitantes. Mas não é só isso que importa: o contato com a natureza é necessário para o bem-estar do homem, para sua saúde física e espiritual.

Em primeiro lugar, vamos entender o que o texto diz:

1. O trecho que resume o ponto de vista apresentado é:
a. ( ) Nas cidades grandes veem-se bem poucas árvores.
b. ( ) A vida nas cidades grandes afasta o homem do convívio com a natureza.
c. ( ) O contato com a natureza é necessário para o bem-estar do homem.
d. ( ) Até do céu os homens das cidades grandes estão se privando.

2. Indique, pela numeração dada a cada parágrafo, onde se localizam as seguintes ideias, no texto:
a. A ausência de pássaros, nas grandes cidades. Parágrafo ______
b. O ar carregado e o céu cinzento das grandes cidades. Parágrafo _
c. A falta de árvores, nas grandes cidades. Parágrafo ________
d. A necessidade de se preservar a natureza, mesmo nas grandes cidades. Parágrafo __________

Confira suas respostas.
Questão 1. Alternativa B
Questão 2.
a. A ausência de pássaros, nas grandes cidades. Parágrafo 3
b. O ar carregado e o céu cinzento das grandes cidades. Parágrafo 4
c. A falta de árvores, nas grandes cidades. Parágrafo 2
d. A necessidade de se preservar a natureza, mesmo nas grandes cidades. Parágrafo 5

Voltemos a examinar o texto. Observe que:
– o parágrafo 1, apresenta o ponto de vista, ou a opinião sobre a vida das grandes cidades;
– os parágrafos 2, 3 e 4 estão explicando, comprovando essa opinião, para convencer o leitor;
– o parágrafo 5 é a conclusão, que vem confirmar o que foi dito.

Temos, então, o texto composto nesta ordem:

Ponto de vista, opinião ou INTRODUÇÃO – 1o parágrafo
A vida nas cidades grandes afasta o homem do convívio com a natureza. Cada vez mais, nas cidades, são construídos grandes prédios de ferro e cimento, as ruas cobertas de asfaltos. Os alimentos chegam aos supermercados embalados em latas ou conservados em plásticos. Já não se tem chão de terra, flores nativas, verduras frescas, galinha no quintal.

Comprovação, argumentação ou DESENVOLVIMENTO – 2o, 3o, 4o parágrafos
2. Nas cidades grandes veem-se bem poucas árvores. Para construir uma casa, fazer uma calçada ou asfaltar a via pública, o homem precisa, muitas vezes, derrubar árvores, e nem sempre se preocupa em plantá-las novamente. Assim, ele se priva da sombra fresca e acolhedora das copas verdes. Os meninos das cidades grandes crescem sem saber trepar numa árvore, sem brincar nos seus galhos, sem chupar suas frutas, tiradas no pé.
3. Um canto de sabiá ou de bem-te-vi é acontecimento raro nas grandes cidades. Os pássaros fugiram de lá, para permanecerem em seu ambiente natural. Somente uns poucos habitantes, que dizem gostar muito da natureza, prendem passarinhos em gaiolas, nas suas residências, para sentir o prazer de ouvi-los cantar de vez em quando.
4. Até do céu os homens das cidades grandes estão se privando. As grandes fábricas soltam verdadeiras nuvens negras de suas chaminés. Também a fumaça dos ônibus, caminhões e automóveis tornam o ar pesado e sombrio. E todo este cinzento envolve a cidade e o céu parece menos azul.

CONCLUSÃO – 5o parágrafo
5. O homem das grandes cidades deve entender que a natureza precisa ser preservada. É verdade que estas cidades podem oferecer maior conforto e muitas facilidades para seus habitantes. Mas não é só isso que importa: o contato com a natureza é necessário para o bem-estar do homem, para sua saúde física e espiritual.

É importante você entender que tudo o que se diz na dissertação deve estar relacionado com a ideia do parágrafo inicial, para que fique bem claro o ponto de vista que você pretende expor e defender.

Exercícios.

No texto dissertativo a seguir, identifique e delimite os parágrafos que o compõem:

A necessidade de estudar

1. O estudo se torna cada vez mais necessário. O mundo está sempre progredindo e nós, individualmente, temos necessidade de acompanhar esse progresso. Para isso, precisamos observar tudo o que acontece à nossa volta e procurar respostas e soluções.
2. O estudo desenvolve a inteligência. É pelo estudo que adquirimos novos conhecimentos, exercitamos nosso raciocínio, passamos a entender melhor o mundo que nos cerca. É na escola que ficamos sabendo toda a história do homem sobre a terra, passamos a conhecer países desconhecidos e chegamos a entender os fenômenos da natureza.
3. Pelo estudo, podemos também garantir nosso futuro. Se possuímos um bom desenvolvimento intelectual, certamente teremos melhores possibilidades na profissão e na sociedade. E isto é uma segurança, pois é um bem que ninguém pode nos tirar.
4. Todos nós devemos estudar. É importante melhorarmos nossas condições de vida, participarmos dos acontecimentos importantes que nos rodeiam e, sobretudo, sermos úteis à sociedade. E isto, só conseguiremos se nos dedicarmos sempre ao estudo.

Gabarito:
Introdução – parágrafo 1 Desenvolvimento – parágrafos 2 e 3 Conclusão – parágrafo 4

Agora, você já deve estar preparado para redigir um texto dissertativo. Nós lhe damos apenas o assunto. Veja o que deve fazer:
– em primeiro lugar, reflita e determine seu ponto de vista sobre o assunto
– depois, redija a frase inicial, que deve conter esse ponto de vista
– explique ou justifique sua ideia, na parte do desenvolvimento
– por fim, confirme seu ponto de vista, na conclusão do seu texto.

ASSUNTO: “A importância da chuva”.

GABARITO
Releia o que escreveu, observando atentamente:
– se está bem clara a sua redação
– se a ideia de cada parágrafo se relaciona com ideia da frase inicial
– se não aparecem ideias diferentes, misturadas nos parágrafos
– se o desenvolvimento e a conclusão estão lógicos, de acordo com a frase inicial.
– e não se esqueça: o uso correto da grafia das palavras, estrutura correta da oração e pontuação são necessários para que você trans-mita corretamente seu pensamento.

Mostre sua redação para um professor de português ou alguém que possa avaliar seu texto.

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