LIÇÕES DE PORTUGUÊS – ROTEIRO Nº 9
I – TEMA: Noções de morfologia. Palavras: primitivas, derivadas, simples e compostas.
II – PRERREQUISITO:
- Ler compreensivamente.
- Ter concluído, com êxito, o estudo do Roteiro nº 8.
III – META: As atividades deste Roteiro foram organizadas com o objetivo de oferecer condições de aprendizagem sobre os principais tipos de palavras de acordo com a sua formação, em português.
IV – PRÉ-AVALIAÇÃO: Se você já estudou alguma coisa a respeito do assunto de que trata este Roteiro, responda à Auto-avaliação que se encontra no final deste post. Se você obtiver um mínimo de 80 pontos, parabéns! Você não precisa estudar esta lição. Caso contrário, aconselho-o a ler os textos, procurando entender as explicações dadas.
V – ATIVIDADES DE ESTUDO: Ler com entendimento é prerrequisito para se aprender qualquer coisa, através da leitura. Por isso leia o texto do Anexo A, para treinar sua interpretação. Embora a leitura dos outros anexos, em si, seja também uma interpretação de texto, ela é voltada para uma finalidade mais específica, que é a aprendizagem dos conceitos gramaticais. O texto do Anexo A é mais genérico e serve para treinar a compreensão geral da língua. Portanto faça o seguinte:
1. Tenha um dicionário de Português ao seu alcance, para consultá-lo sobre as palavras que você desconhece o significado;
2. Procure um lugar sossegado para ler os textos e fazer os exercícios. Leitura compreensiva precisa de concentração e o ambiente sem barulho e calmo ajuda nessa concentração de atenção.
3. Leia primeiro o texto; faça em seguida os exercícios; compare suas respostas com o gabarito; veja o que você errou e retorne ao texto para verificar o porquê do erro.
VI – PÓS-AVALIAÇÃO: Após ter feito a leitura compreensiva dos textos e os exercícios, responda às questões propostas na Autoavaliação. Creio que você, agora, acertará todas. Caso isso não aconteça, consulte as orientações dadas nas Atividades Suplementares.
VII – ATIVIDADES SUPLEMENTARES: Se você não alcançou 80 pontos na Posavaliação, não desanime. Volte à leitura dos textos. Sem pressa. Tenha ao seu alcance um dicionário para consultar o significado das palavras que você desconhece. Lembre-se: a leitura compreensiva é a base da aprendizagem.
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ANEXO A – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
O texto abaixo está com as linhas numeradas para facilitar a localização das palavras ou expressões.
IAIÁ E SUAS HISTÓRIAS (Gilberto Amado)
1. Iaiá era contadora de histórias à criançada, que ao escurecer, tendo levado banho, depois do brinquedo, vinha chegando
2. para a nossa calçada. De cabelos fouveiros amarrados por uma fita, os olhos muito abertos onde a sensibilidade tremia, olhando
3. para todos e para ninguém, Iaiá começava a contar. Fora eu, santo de casa, toda a pequenada sentava-se ali, em torno dela. Onde tinha
4. ido ela achar tanta história de trancoso, tanto conto da carochinha? Saíam-lhe da boca, um atrás do outro, príncipes vestidos de
5. ouro, cavaleiro montado em dragão que botava fogo pelo nariz, bicho falando, velha que come meninos, a passarem pelos
6. olhos da garotada, presos aos olhos dela, uns babando. Que façanhas, sortilégios e proezas de mouras-tortas, de fadas e de velhinhas
7. feiticeiras, de pajens encantados, de corcéis, de palácios e de castelos, não trazia para aquela meninada! Vi muito molequinho chorar com
8. as histórias, sobretudo, nas em que ela cantava, como a do “Jardineiro de Meu Pai”; cantava de cortar o coração. Vi-a, lembro-me tanto,
9. consolando os cabrochinhas, que era só história; os cabrochinhas chorando, e ela a contagiar-se das lágrimas que provocava, chorando
10. também. A verdade é que se esquecia de que estava inventando; ficava com medo dos próprios fantasmas, figuras e monstros que criava.
11. Como todo verdadeiro artista, acabava acreditando das próprias criações. Se tivesse vivido em outro meio, teria sido uma atriz.
Agora faça o que se pede.
I – Marque com um X, o sinônimo das palavras ou expressões grifadas.
1. Em: “… à criançada, que ao escurecer, tendo levado banho…” (linha 1) a expressão grifada pode ser entendida como:
a.( ) tendo levado um jato de água fria b.( ) tendo tomado banho
c.( ) tendo molhado as roupas do corpo d.( ) tendo lavado as mãos e o rosto
2. Em: “Fora eu, santo de casa, toda a pequenada…” (linha 3) a expressão grifada indica que o narrador:
a.( ) vive segundo os preceitos religiosos c.( ) é inocente b.( ) tem um coração bondoso d.( ) é da família
3. Em: “…uns babando…” (linha 6) a palavra grifada pode ser entendida como:
a.( ) molhando a roupa b.( ) deliciando-se c.( ) gritando de raiva d.( ) falando com dificuldade
4. Em: “Vi muito molequinho chorar com as histórias, sobretudo nas em que ela cantava…” (linha 8) a palavra grifada equivale a:
a.( ) muito menos b.( ) principalmente c.( ) em compensação d.( ) de maneira nenhuma
5. Em: “…cantava de cortar o coração.” (linha 8) a palavra grifada pode ser entendida como:
a.( ) fazer cortes b.( ) separar c.( ) fazer parar d.( ) sensibilizar
II – Marque com um X a alternativa correta, de acordo com texto:
6. A respeito de Iaiá, lemos no texto: “…os olhos muito abertos onde a sensibilidade tremia…” (linhas 2). Através desse trecho, percebemos que:
a.( ) os olhos de Iaiá eram granes e bonitos. b.( ) o olhar de Iaiá transmitia sua emoção
c.( ) os olhos de Iaiá estavam sempre tristes d.( ) o olhar de Iaiá era terno e meigo
7. O narrador diz: “Saíam-lhe da boca, um atrás do outro, príncipes vestidos de ouro, cavaleiros montados em dragão que botava fogo pelo nariz, bicho falando, velha que come menino.” (linhas 4 e 5). Isso significa que Iaiá:
a.( ) era muito falante b.( ) era muito orgulhosa
c.( ) demorava muito para começar as histórias d.( ) tinha muita facilidade em inventar histórias
8. Por que o narrador afirma que, se Iaiá tivesse vivido em outro meio, teria sido atriz?
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GABARITO
1. b 2. D 3. B 4. B 5. D 6. B 7. D
8. Por que ela, com certeza, teria tido oportunidade de aperfeiçoar sua vocação natural de representar personagens de teatro.
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ANEXO B – PALAVRAS PRIMITIVAS, DERIVADAS, SIMPLES E COMPOSTAS
Neste Roteiro, vamos iniciar o estudo do modo com se formam, dentro da língua portuguesa, novas palavras. Observe a palavra grifada, na frase abaixo:
Iaiá contava histórias às crianças.
Iaiá contava histórias à criançada.
Criançada é formada a partir da palavra criança. A partir desta palavra (criança) podemos formar outras.
Veja: criancinha, criancice, criançola.
Neste caso, a palavra criança deu origem a outras. Por isso, criança é classificada como uma palavra primitiva. As palavras formadas a partir de outras são chamadas de derivadas.
Portanto: Palavra primitiva – dá origem a outras palavras. Palavras derivadas – as que são formadas a partir de uma palavra primitiva.
Mas, também, podemos formar uma palavra a partir de duas palavras primitivas. Veja:
Girassol = gira + sol Aguardente = água + ardente Couve-flor = couve + flor Beija-flor = beija + flor
As palavras formadas assim são chamadas de compostas, pois são formadas a partir de duas, ou mais, palavras primitivas. Para entendermos o processo de formação das palavras é preciso saber que em português, há:
- palavras primitivas – aquelas que dão origem a outras. Ex: mar, sol, pedra, lua, casa
- palavras derivadas – aquelas que se formam a partir de uma primitiva. Ex: marítimo, solar, pedreiro, lunático, casebre
- palavras simples – aquelas que são formadas a partir de um só radical. Ex: marinheiro, pedrada, luzeiro, casinha
- palavras compostas – aquelas que são formadas de mais de um radical. Ex: passatempo, guarda-chuva, planalto
Obs.: As palavras primitivas e derivadas também podem ser classificadas como simples, uma vez que suas características morfológicas se encaixam dentro dessa classificação. Somente as palavras compostas não poderão ser simples, pelo fato de terem dois radicais em sua formação.
Agora, vamos aos exercícios.
1.Escreva 5 palavras derivadas de:
a. casa: ___________________________________________________
b. vidro: __________________________________________________
c. pedra : _________________________________________________
d. ferro: __________________________________________________
2. Encontre a palavra primitiva que da origem à:
a. macieira ______________ f. afortunado ___________________
b. abrutalhado ___________ g. temporal ____________________
c. nomeação _____________ h. existencialismo _______________
d. impureza _________________ i. desânimo __________________
e. incerteza _________________ j. desgostoso _________________
3. Classifique as palavras abaixo em simples, composta, primitiva, derivada:
a. mato ___________________ b. Girassol _____________________ c. boi _____________________
d. Lapiseira ____________________ e. boiada __________________ f. Pé-de-moleque ________________
g. estrada _________________ h. Laranja-lima__________________ i. planalto _________________
j. Vagalume ____________________
GABARITO:
- Você deverá ter escrito palavras usando prefixos ou sufixos e que tenham a ver com o sentido original da palavra primitiva.
- a. maçã b. Fortuna c. bruto d. Tempo e. Nome f. existir g. Puro h. Ânimo i. Certo j. Gosto
- a. simples e primitiva b. Composta c. simples e primitiva d. simples e derivada e. Simples e derivada f. Composta g. simples e primitiva h. Composta i. Composta j. composta
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LEITURA SUPLEMENTAR
GÍRIA: O LADO JOVEM E TRANSITÓRIO DA LINGUAGEM
Da festa do balacobaco à reúna onde se descolava aquela mina até o ”ficar” de hoje, os jovens de todas as épocas reinventam a língua portuguesa. A juventude principalmente, mas todos os grupos de interesse e vivências particulares criam seu próprio modo de expressão e identidade, enriquecendo e dando gosto e graça ao vocabulário.
Perseguida pelos puristas, sempre provocadora de polêmicas entre os gramáticos, escolas e redações de jornais, a gíria, na verdade, inova e renova a linguagem. Chamar alguém de bacana anos atrás era um elogio e linguagem de quem estava “por dentro”. Agora, a mesma palavra pode ser classificada como uma expressão típica de um “mauricinho”. Com humor e criatividade, as gírias são fugazes e estão sempre se renovando.
Recentemente, foi lançado em Brasília, pelo jornalista e professor universitário João Bosco Serra e Gurgel, o Dicionário de Gíria; modismo lingüístico e equipamento falado do brasileiro. Serra e Gurgel defende que a disseminação da gíria pode estar levando o português a se tornar uma língua ágrafa, sem representação gráfica para sua manifestação sonora.
O uso da gíria pela juventude e pelos meios de comunicação sempre gerou polêmica. Serra e Gurgel diz que 90% dos jovens adotam a gíria e desprezam a estruturação de sujeito, verbo e complemento. “Suas frases são vagas, carregadas de sons que nada significam.” Celso Luft afirma que a gíria é própria da juventude e da linguagem coloquial, informal.
Descontraída, debochada ou critica, a gíria tem contribuído para dar um colorido próprio à linguagem. Sem ela, sem o recurso de regionalismo, acredita Luft, a linguagem corre o risco de empobrecer pela padronização, ficando sem vida. “Por trás do preconceito contra a gíria há sempre um conflito entre conservadores e juventude, grupo social contra grupo social. Se a linguagem da juventude se restringir só à gíria, então haverá perigo.”
(BRAGANÇA, Maria Alice. Revista ZH, 30 jun 1991)
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AUTO-AVALIAÇÃO
1. Classifique as palavras destacadas, usando as letras: P = primitiva D = derivada S = simples C = composta
a) Dia chuvoso( ) provocou engarrafamento( ) em São Paulo.
b) A vegetação( ) da Mata Atlântica tem um colorido( ) variado( ) nesta época do ano.
c) O reinício( ) das aulas devolverá às ruas( ) muitos veículos( )
d) A feijoada( ), prato típico brasileiro( ), surgiu na época da escravidão( ).
e) O narcotráfico( ) fez novas vitimas( ) naquela região.
f) O mico-leão-dourado( ) é uma das espécies( ) mais ameaçadas de extinção.
g) O autódromo( ) de Interlagos reabrirá para nova temporada( ) de Fórmula 1.
h) A televisão( ) continua sendo o passatempo( ) preferido da população( )
GABARITO
a. chuvoso – d/s engarrafamento – d/s
b. vegetação – d/s colorido – d/s variado – d/s
c. reinício – d/s ruas – p/s veículos – p/s
d. feijoada – d/s brasileiro – d/s escravidão – d/s
e. narcotráfico – c vitimas – p/s
f. mico-leão-dourado – c espécies – p/s
g. autódromo – c temporada – d/s
h. televisão – c passatempo – c população – d/s
Parabéns! Esta aula está muito bem feita e é muito didática. Vou poder usá-la com minha turma da EJA e a outra de 6° ano. Muito obrigada!