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GramáticaNoções de Morfologia.

Tema 13: Noções de Morfologia. Gênero do substantivo.

By 21 January 20106 Comments

LIÇÕES DE PORTUGUÊS   –   ROTEIRO Nº  13

1 – TEMA: Noções de Morfologia. Gênero do substantivo. Formação do masculino e feminino. Substantivo uniforme e biforme: epiceno, sobrecomum, comum de dois gêneros. Particularidades do gênero do substantivo.

2 – PRÉ-REQUISITOS: Ler compreensivamente.

3 – META: As atividades deste Roteiro foram organizadas com o objetivo de oferecer condições de aprendizagem sobre a formação e uso do gênero do substantivo.

4 – PRÉ-AVALIAÇÃO: Se você já estudou alguma coisa a respeito do assunto de que trata este Roteiro, responda à Auto-avaliação que se encontra no final deste livreto. Se você obtiver um mínimo de 80 pontos, parabéns! Você não precisa estudar esta lição. Caso contrário, aconselho-o a ler os textos, procurando entender as explicações dadas.

5 – ATIVIDADES DE ESTUDO: Ler com entendimento é fundamental para se aprender qualquer coisa através da leitura. Por isso, leia o texto do ANEXO A, para treinar sua interpretação. Embora a leitura dos anexos, em si, seja também interpretação de texto, ela é voltada para uma finalidade mais específica, que é a aprendizagem dos conceitos gramaticais. O texto do ANEXO A é mais genérico  e serve de treinamento para a compreensão geral da língua. Portanto, faça o seguinte:

a)     Tenha um dicionário de Português ao seu alcance, para consultá-lo sobre as palavras que você desconhece o significado.

b)    Procure um lugar sossegado para ler os textos e fazer os exercícios. Leitura é uma atividade que requer concentração e ambiente adequado, sem barulho.

c)     Leia primeiro o texto, procurando entender sua mensagem; faça em seguida os exercícios; compare com o gabarito; veja o que errou e retorne ao texto para verificar o porquê do erro.

6 – PÓS-AVALIAÇÃO: Após ter feito a leitura compreensiva dos textos e os exercícios, responda às questões propostas na Auto-avaliação. Creio que você, agora, acertará todas. Caso isso não aconteça, consulte as orientações dadas nas atividades Suplementares.

7 – ATIVIDADES SUPLEMENTARES: Se você não alcançou 80 pontos na pós-avaliação, não desanime. Volte à leitura dos textos. Sem pressa. Tenha um dicionário à mão para consultar o significado das palavras que você desconhece. Lembre-se: a leitura compreensiva é a base da aprendizagem.

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ANEXO A – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Os parágrafos do texto foram numerados para melhor localização de palavra ou expressões.

SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO

(NOVAES, Carlos Eduardo. Juvenal Ouriço repórter. Rio de Janeiro, Editora Nórdica, 1977)

– Psssiu, psssiu!

– Eu? – virou-se Juvenal, apontando o próprio peito.

– É. O senhor mesmo. – confirmou o comerciante à porta da loja. Venha cá, por favor.

Juvenal aproximou-se. O comerciante inclinou-se sobre ele e, como que lhe segredasse algo, perguntou:

– O senhor tem mãe?

– Tenho.

– Gosta dela?

– Gosto.

– Então é com o senhor mesmo que eu quero falar. Vamos entrar. Tenho aqui um presente especial para sua mãe.

– Tem mesmo? Mas por que o senhor não entrega a ela pessoalmente?

– Porque ela é sua mãe, não é minha. O senhor é que deve entregar o presente.

– Está bem. Então o senhor me dá que eu dou pra ela.

– Dar, não. – corrigiu o comerciante. – Infelizmente, não estamos em condições. As vendas só subiram 75%. Vou ter que lhe vender o presente.

– Mas eu não estava pensando em comprar um presente agora para minha mãe. O aniversário dela é em novembro.

– Não é pelo aniversário. É pelo dia das mães.

– Dias das mães? – repetiu Juvenal, sempre desligado. – Mães de quem?

– Mães de todos. É depois de amanhã, domingo.

– É mesmo? E quem disse isso?

– Bem…

– Está na Bíblia?

– Não. Ele foi criado por nós, comerciantes, para permitir que vocês manifestem seu amor e carinho por suas mães.

– Puxa, vocês são tão legais. Eu não sabia que os comerciantes gostavam tanto da mãe da gente.

– Pois acredite. E olhe, vou lhe contar um segredo: nós gostamos mais da mãe de vocês do que da nossa.

– É mesmo? E por que assim?

– Porque a nossa não deixa lucro. Pelo contrário. Todo ano, no dia das mães, sou obrigado a desfalcar a loja para presenteá-la.

Lido o texto, responda às questões a seguir, assinalando a única opção correta:

1. O comerciante perguntou se Juvenal gostava de sua mãe porque queria:

a. (   ) deixá-lo emocionado.           b. (   ) expor seus sentimentos

c. (   ) vender-lhe um presente.       d. (   ) saber se ele era um bom filho

2. Com esse texto, o autor pretendeu demonstrar que:

a. (   ) merece purgatório quem esquecer o Dias das Mães.

b. (   ) o comércio se importa apenas com o lucro das vendas.

c. (   ) o amor filial se torna mais evidente no Dias das Mães.

d. (   ) um único dia no ano é pouco para homenagear as mães.

3. Em que dia da semana o comerciante conversou com Juvenal?

a. (   ) segunda-feira           b. (   ) domingo

c. (   ) sexta-feira                d. (   ) quarta-feira

4. Em: “… sou obrigado a desfalcar a loja…” (par. 25), a palavra em    destaque pode ser substituída por:

a. (   ) diminuir      b. (   ) desperdiçar      c. (   ) furtar

Responda com suas palavras, mas de acordo com a ideia do texto:

5. Por que Juvenal pareceu surpreso quando o comerciante se referiu ao Dias das Mães? _________________________________________________

6. Pelo que se lê no texto, Juvenal costumava presentear sua mãe? Justifique sua resposta.

________________________________________________________________________

7. O comerciante afirma que gosta mais das mães dos outros que da sua. Por quê?

__________________________________________________________________________

8. No trecho abaixo, as palavras em negrito podem ter sido empregadas de maneira imprópria. Corrija o emprego, trocando-as para o lugar certo:

Quando tentei confirmar meu amor pela Ingrácia, ela não me segredou que falasse e até demonstrou no meu ouvido que aquele momento era impróprio. Eu ainda tentei permitir, dizendo que todo momento era próprio, mas ela manifestou o que dissera e corrigiu certo desagrado pela minha insistência.

Quando tentei _________ meu amor pela Ingrácia, ela não me _______ que falasse e até ____________ no meu ouvido que aquele momento era impróprio. Eu ainda tentei ____________ dizendo que todo momento era próprio, mas ela __________ o que dissera e ____________certo desagrado pela minha insistência.

__________________________________________________________________________________________

GABARITO

1. (c)     2. (b)     3. (c)     4. (a)           5. Porque Juvenal era desligado.

6. O texto deixa supor que ele só a presenteava no dia de seu aniversário.

7. Porque, segundo o comerciante, as mães dos outros dão lucro para a loja e a dele dá prejuízo.

8. Quando tentei manifestar meu amor por Ingrácia, ela não me permitiu que falasse e até segredou no meu ouvido que aquele momento era impróprio. Eu ainda tentei corrigir dizendo que todo momento era próprio, mas ela confirmou o que dissera e demosntrou certo desagrado pela minha insistência.

_______________________________________________________________________________________

ANEXO B – GÊNERO DO SUBSTANTIVO

O substantivo é uma palavra variável. O que significa isto? Quer dizer que varia, isto é, pode se modificar. Neste Roteiro vamos estudar um dos aspectos que torna o substantivo uma palavra variável: o gênero.

O gênero é um dos aspectos do substantivo que se refere ao masculino e feminino. Quando falamos em masculino e feminino não estamos nos referindo ao sexo da palavra, pois essa classificação é puramente gramatical, não tem nada a ver com sexo.

Entretanto, o gênero masculino ou feminino pode coincidir com o sexo do portador da palavra. Mas é pura coincidência!  Não é o sexo do objeto ou pessoa que determina se a palavra é masculina ou feminina. Se assim fosse, como justificar a classificação das palavras abaixo, em  masculinas ou femininas?

O rio, a lagoa, a rua, o avião, a montanha, a nuvem, o vento, o jogo

Todas essas palavras pertencem ao gênero masculino ou feminino. Mas não possuem sexo, não se reproduzem, como os animais e as pessoas. Logo não é o fator sexo que determina o seu gênero. O que marca a classificação do substantivo em masculino ou feminino é o uso do artigo (o, a) na frente do substantivo. Usamos o artigo “o” para marcar o gênero masculino e o artigo  “a”  para o gênero feminino.

Nos exemplos dados acima, usamos  “a”  e  “o”  antes das palavras e assim passamos a identificar quais são masculinas  ou femininas:

Masculinas                  femininas

O rio                                    a lagoa

O avião                                a rua

O vento                               a montanha

O jogo                                 a nuvem

Exercício:

1 – Classifique em masculino ou feminino as palavras sublinhadas:

a) O gato ficou vendo o prédio desmoronar.

b) Uma cobra enorme saiu do matagal.

c) A vítima daquele acidente morreu.

d) O mágico chamou uma pessoa do auditório para ajudá-lo.

e) O caçador assustou-se com a fera.

f) Várias testemunhas depuseram a favor do réu.

g) Aquela ciclista atropelou uma criança.

h) O pavão, ave da mais bela plumagem, tem pés feios e desproporcionais ao seu tamanho.

____________________________________________________________________

GABARITO

a)      gato, prédio = masculino

b)      cobra = feminino                                    matagal = masculino

c)      vitima = feminino                                   acidente = masculino

d)      mágico, auditório = masculino           pessoa = feminino

e)      caçador = masculino                              fera = feminino

f)      testemunhas = feminino                        réu = masculino

g)      ciclista, criança = feminino

h)      pavão, pés, tamanho = masculino     plumagem = feminino

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ANEXO C   –

I – SUBSTANTIVOS UNIFORMES E BIFORMES. FORMAÇÃO DO GÊNERO DO SUBSTANTIVO.

Em geral, o substantivo possui pares de palavras que designam o masculino e o feminino.

Ex.:      menina – menino;   Gato – gata;    Juiz – juíza;    professor – professora;  empregado – empregada

homem – mulher;    bode – cabra;      genro – nora;    cavalheiro – dama;     boi – vaca

Observando melhor as palavras do primeiro grupo, vemos que tanto na forma masculina como na forma feminina, existe um pedaço da palavra que não se modificou, havendo uma mudança apenas no final da palavra, pela troca ou acréscimo da letra  “o”  ou  “a”.

Já o segundo grupo apresentou formas diferentes para designar o masculino  e o feminino. Esses grupos ou pares de substantivos são chamados de BIFORMES, porque possuem duas formas para designar o gênero do substantivo.

Agora, observe as palavras:       Criança, vitima, cobra, cliente, jacaré, motorista

Como vamos formar os pares? Será que podemos dizer… ?

Criança – crianço      ou      a criança – o criança

Vítima – vítimo       ou        a vítima – o vítima

Cobra – cobro       ou         a cobra – o cobra

Cliente – cliento      ou       a cliente – o cliente

Jacaré – jacaró      ou        a jacaré – o jacaré

Motorista – motoristo  ou    a motorista – o motorista

Você deve ter percebido que apenas uma das formas apresentadas é a que usamos para designar o masculino ou o feminino. As outras formas não fazem sentido para nós, porque simplesmente não existem, não fazem parte do nosso léxico, isto é, não são palavras usadas para designar o gênero dos substantivos. Esses substantivos são conhecidos como UNIFORMES, porque possuem uma só forma para designar tanto o masculino como o feminino. Assim é que só as formas: a criança, a vítima, a cobra, a/o cliente, o jacaré, a/o motorista são usadas para designar o gênero desses substantivos.

A conclusão a que chegamos é:

1. Podemos formar o masculino ou feminino de alguns substantivos acrescentando  -o  ou  -a  ao radical da palavra. São biformes.

2. Existem substantivos que possuem duas formas diferentes para designar o gênero dos substantivos. São biformes.

3. Existem substantivos que possuem apenas uma forma para designar o masculino e o feminino. São substantivos uniformes.

II – CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO QUANTO AO GÊNERO.

1. SUBSTANTIVOS EPICENOS

Apesar dos substantivos UNIFORMES possuírem apenas uma forma para designar o gênero, ainda é possível conhecermos quando eles se referem ao masculino ou feminino. Veja:

O mosquito macho não transmite a dengue. Somente o mosquito fêmea é que o faz.

As palavras macho/fêmea são usadas quando queremos identificar o gênero dos animais e esses substantivos recebem o nome especial de EPICENOS.

Exemplos de substantivos epicenos:

A águia                o besouro

A baleia                o urubu

A borboleta          o crocodilo

A cobra                 o gavião

A mosca                o polvo

A onça                   o rouxinol

A pulga                  o tatu

A sardinha           o tamanduá

Portanto:

Epicenos são substantivos uniformes que designam o gênero masculino/feminino dos animais. Pode-se distingui-los usando a palavra macho ou fêmea.

2. SUBSTANTIVOS COMUNS DE DOIS GÊNEROS

Observe o  exemplo:

A pianista deu um concerto ao ar livre.

A palavra “pianista” está se referindo ao gênero feminino porque existe uma marca: o artigo “a”, que determina esse gênero. Se quisermos nos referir ao gênero masculino, usaremos o artigo “o”:

O pianista deu um concerto ao ar livre.

Esses substantivos são conhecidos como COMUNS DE DOIS GÊNEROS.

Exemplos de substantivos comuns de dois gêneros:

Masculino                   feminino

O agente            –             a agente

O artista             –            a artista

O camarada        –           a camarada

O colega             –             a colega

O colegial           –             a colegial

O cliente             –              a cliente

O herege            –               a herege

O patriota           –             a patriota

O estudante        –             a estudante

O gerente           –               a gerente

O imigrante        –             a imigrante

O indígena          –            a indígena

Portanto:

Comuns de dois gêneros são substantivos uniformes que designam o gênero masculino/feminino de pessoas, podendo ser distinguido pelo uso do artigo o/a.

3. SUBSTANTIVOS SOBRECOMUNS

Observe o exemplo:

A vitima foi socorrida pelos bombeiros.

Na frase acima, a palavra “vitima” tanto pode se referir ao gênero masculino como feminino. Não haverá como saber se a vitima é homem ou mulher, macho ou fêmea, a não ser dentro do contexto onde a frase estiver inserida. São conhecidos como SOBRECOMUNS.

Exemplos de substantivos sobrecomuns:

O algoz                a vitima

o verdugo            a criança

O apóstolo          a criatura

o cônjuge            a pessoa

O indivíduo         a testemunha

Portanto:

Sobrecomuns são substantivos uniformes que designam tanto o masculino como o feminino, não sendo possível fazer distinção do gênero a que se refere.

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ANEXO D   –   OUTRAS PARTICULARIDADES DO GÊNERO DO SUBSTANTIVO

1. Existem alguns substantivos cujos significados mudam com a mudança do gênero. Veja:

  1. O guarda prendeu o motorista.
  2. A guarda da criança foi concedida ao pai pelo juiz.

Na primeira frase, o substantivo “guarda” (masculino) significa o policial; na segunda frase, “guarda” (feminino) significa tomar conta de, ter sob sua proteção.

Outros substantivos que mudam de significado no masculino/feminino:

Masculino                                                                                            feminino

O cabeça – pessoa que lidera                                                        a cabeça – parte do corpo

O caixa – aquele que registra movimento financeiro             a caixa – objeto onde se guarda outros objetos menores

o capital – certo valor em dinheiro                                              a capital – cidade onde se concentra a administração pública

o cisma – divisão de opinião política ou religiosa                  a cisma – receio, desconfiança

o corneta – indivíduo intrometido e  trapalhão                       a corneta – instrumento de sopro

o cura – padre                                                                                   a cura – restabelecimento da saúde

o lente – professor de escola de nível superior                        a lente – material usado na fabricação de óculos

o grama – unidade de peso                                                           a grama – nome de planta rasteira

o rádio – aparelho receptor                                                          a rádio – estação emissora

o moral – ânimo                                                                             a moral – ética, bons costumes

2. Existem substantivos que só são usados no gênero masculino ou feminino.

Ex:  a vez, o fenômeno, a ideia, a natureza, a chuva, o oceano, a estrada, a cal, a derme, a sucuri, o suéter, o diabete, o eclipse, a juriti

Naturalmente que os significados só serão bem entendidos quando a palavra estiver inserida numa frase ou contexto.

O estudo do gênero dos substantivos é importante, pois precisamos conhecer esta parte da gramática para podermos construir corretamente as frases para nos comunicar.

Você verá que não basta só conhecer se a palavra é masculina ou feminina. É preciso saber empregá-la dentro da frase. E é dentro da frase que tudo acontece. As palavras precisam estar em harmonia de sentido para expressar corretamente nosso pensamento. Se usarmos, dentro de uma frase, uma palavra no masculino, algumas das palavras que vão fazer parte da  frase precisam concordar também com o masculino do substantivo usado.

Vimos no Anexo C que:

1. podemos fazer o masculino/feminino de alguns substantivos, trocando a letra –o  para –a, no final da palavras;

2. existem substantivos com duas forma diferentes para indicar o masculino/feminino;

3. existem substantivos com apenas uma forma para indicar o masculino/feminino.

Veja a frase abaixo:

Era uma vez uma dama gentil e senil que tinha uma gata siamesa.

As palavras em destaque são todas substantivas femininas: vez, dama, gata. A forma masculina correspondente a cada uma delas é: vez, cavalheiro, gato. O substantivo “vez” é feminino e só é usado neste gênero.

Agora vamos substituir essas palavras femininas pela sua forma  masculina.

Era uma vez uma cavalheiro gentil e senil que tinha uma gato siamesa.

Leia com atenção a frase. Veja que há alguma coisa errada com ela. Existem palavras na frase que precisam estar em harmonia com os substantivos que foram colocados, não é mesmo? Vamos corrigi-la:

Era uma vez um cavalheiro gentil e senil que tinha um gato siamês.

Você deve ter percebido que algumas palavras precisam também ser modificadas para que o sentido daquilo que estamos dizendo esteja correto. Então não basta só trocar a forma do substantivo feminino para o masculino ou vice-versa. Existem outras palavras que não são substantivos, mas que também vão ter sua forma alterada por causa dessa mudança.

É por isso que o substantivo é considerado uma classe de palavra básica (vimos isso no Roteiro nº 11), porque é ele quem comanda a modificação de outras palavras dentro da frase.

Vamos aos exercícios!

1. Passe para o feminino as palavras da frase, quando for possível:

a) O porco engordou, mas meu pai ainda não vai vendê-lo.

___________________________________________________________

b) O pianista exímio não ouviu o cirurgião chamá-lo.

___________________________________________________________

c) A vitima ferida foi socorrida por aquele bombeiro.

___________________________________________________________

d) Ganhei este gato do meu avô.

___________________________________________________________

e) Meu padrinho deu-me este boneco.

___________________________________________________________

f) Eu tenho um autógrafo daquele cantor.

___________________________________________________________

g) O genro do meu tio é aviador.

__________________________________________________________

h) Esta noite sonhei que era um boi.

__________________________________________________________

2. Preencha os espaços existentes nas frases, com  “o”  ou  “a”  de acordo com o gênero dos substantivos grifados:

a) Notícias alarmantes abateram ______ moral da população.

b) ______ sucuri saiu repentinamente das folhagens.

c) Recebi ______ telefonema, mas não pude ligar antes.

d) Os policiais prenderam ______ cabeça do movimento.

e) Liguei para _____ rádio para participar de um concurso.

f) Ao descer do ônibus, verifiquei que esquecera _____ suéter.

g) O médico receitou-me uma pomada para ______ derme.

h) O pedreiro trouxe ______ cal para caiar as paredes da casa.

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GABARITO

Questão 1:

a)               A porca engordou, mas minha mãe ainda não vai vendê-la.

b) A pianista exímia não ouviu a cirurgiã chamá-la.

c)               A vitima ferida foi socorrida por aquela bombeira.

d)               Ganhei esta gata da minha avó.

e) Minha madrinha deu-me esta boneca.

f)               Eu tenho um autógrafo daquela cantora.

g) A nora da minha tia é aviadora.

h)               Esta noite sonhei que era uma vaca.

Questão 2: a) o moral     b) a sucuri     c) o telefonema    d) o cabeça       e) a rádio      f) o suéter     g) a derme      h) a cal

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AUTO-AVALIAÇÃO

1. Passe para o feminino os substantivos destacados, fazendo a adaptação correta da frase:

a) O professor e o doutor encontraram-se com o vereador.

__________________________________________________________

b) Foi eleito o novo presidente do clube.

___________________________________________________________

c) O ator e o poeta homenagearam o cônsul.

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d) Este homem é um deus para mim.

___________________________________________________________

e) Este jovem foi o campeão do torneio.

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f) O irmão de meu pai é meu tio.

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2. Classifique os substantivos uniformes em:

1 – epiceno          2 – sobrecomum        3 – comum de dois gêneros

a. (   )  artista            b. (   ) girafa               c. (   ) estudante

d. (   )  onça              e. (   ) testemunha       f. (   ) baleia

g. (   ) jovem             h. (   ) dentista            i.  (   ) tatu

j. (   ) gerente            k. (   ) jacaré               l. (   ) algoz

m. (   ) pessoa           n. (   ) carrasco           o. (   ) jornalista

p. (   ) criatura           q. (   ) imigrante          r. (   ) colega

______________________________________________________________

GABARITO

Questão 1:

a) A professora e a doutora encontraram-se com a vereadora.

b) Foi eleita a nova presidente do clube.

c) A atriz e a poetisa homenagearam a consulesa.

d) Esta mulher é uma deusa para mim.

e) Esta jovem foi a campeã do torneio.

f) A irmã de minha mãe é minha tia.

Questão 2:

a. 3       b. 1      c. 3     d. 1     e. 2     f. 1     g. 3      h. 3       i. 1      j. 3       k. 1      l. 2

m. 2      n. 2      o. 3     p. 2     q. 3     r. 3

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LEITURA SUPLEMENTAR

SEXA

–   Pai…

–   Hummm?

–   Como é o feminino de sexo?

–   O quê?

–   O feminino de sexo.

–   Não tem.

–   Sexo não tem feminino?

–   Não.

–   Só tem sexo masculino?

–   É. Quer dizer, não. Existem dois sexos. Masculino e feminino.

–   E como é o feminino de sexo?

–   Não tem feminino. Sexo é sempre masculino.

–   Mas tu mesmo disse que tem sexo masculino e feminino.

–   O sexo pode ser masculino ou feminino. A palavra “sexo” é masculina. O sexo masculino, o sexo feminino.

–    Não devia ser  “a sexa”?

–    Não.

–    Por que não?

–    Porque não! Desculpe. Porque não. “Sexo” é sempre masculino.

–    O sexo da mulher é masculino?

–    É. Não! O sexo da mulher é feminino.

–    E como é o feminino?

–    Sexo mesmo. Igual ao do homem.

–   O sexo da mulher é igual ao do homem?

–   É. Quer dizer… Olha aqui. Tem o sexo masculino e o sexo feminino, certo?

–   Certo.

–   São duas coisas diferentes.

–   Então como é o feminino de sexo?

–   É igual ao masculino.

–   Mas não são diferentes?

–   Não. Ou, são! Mas a palavra é a mesma. Muda o sexo, mas não muda a palavra.

–    Mas então não muda o sexo. É sempre masculino.

–    A palavra é masculina.

–    Não. “A palavra” é feminino. Se fosse masculina seria “o pal…”

–    Chega! Vai brincar, vai.

O garoto sai e a mãe entra. O pai comenta:

–    Temos que ficar de olho nesse guri…

–    Por quê?

–    Ele só pensa em gramática.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se Ler na Escola, Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2001)

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BIBLIOGRAFIA

CUNHA, Celso Ferreira da. Gramática da Língua Portuguesa. 12a. Edição, Rio de Janeiro, FAE, 1992.

VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se Ler na Escola, Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2001.

NOVAES, Carlos Eduardo. Juvenal Ouriço repórter. Editora Nórdica, Rio de Janeiro, 1977.

6 Comments

  • Leanderson says:

    Boa noite Conceição!
    Muito boa sua definição sobre substantivo sobrecomum. Gostaria de dizer: seu site esta ótimo muito agradável e com excelente explicações.
    Meus parabéns 😉
    Um forte abraços.

    • admin says:

      Leanderson, agradeço o seu comentário. Por favor, divulgue o site. Meu objetivo primordial é ajudar as pessoas que querem estudar a Língua Portuguesa e não têm tempo para frequentar a escola.

  • Víctor says:

    Gracias por publicar y mantener este sitio. Me ayuda a estudiar portugués de forma amena y divertida.

    Saludos

  • Baw says:

    Parabéns!!!!!!!
    É muito bom seu site.
    Adoreiiiiiiiiiii
    bjos

  • Alexmaster says:

    Excelente***

  • victoria says:

    Muito bom este site. Vai me ajudar muito na prova!!:)

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