20. AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO SURGEM
A ditadura militar havia se instalado no país, mas em Roraima não sentimos muito essa ação repressiva do Governo Militar, pois como o governador sempre fora nomeado pelo governo federal, isso continuou sendo feito, com a característica de que agora quem vinha administrar o Território Federal era um militar da Aeronáutica. Durante esse período não foi feito concurso público para professor e, mesmo que houvesse, certamente não haveria candidatos com habilitação para participar dele.
O ano de 1966 iniciou para mim com a oportunidade de trabalhar como professora na mesma escola onde eu estudava. Fui dar aulas de História do Brasil em turmas de 1o e 2o ano ginasial (equivalente hoje, ao 6o e 7o ano do Ensino Fundamental). O Diretor do GEC era um padre de nome Genésio. Um homem muito alegre e educado. Tratava a todos igualmente. Por essa época eu já era membro da Igreja Batista Regular de Boa Vista e a frequentava assiduamente. Mas isso não foi visto por esse diretor como impedimento para que eu fosse aceita como professora.
O GEC, à época, era uma escola particular administrada pela Igreja Católica e o fato de eu ser evangélica não impediu de eu ser aceita para trabalhar nela. O que deve ter sido levado em consideração foi a indicação feita pelo Prof. Severino Cavalcante para atuar como professora.
Em 1967, fui trabalhar como professora de datilografia numa escola localizada no prédio pertencente à União Operária Beneficente. Como havia concluído o curso em Manaus e possuía o diploma, fui contratada para dar aulas pelo presidente do órgão, sr. Newton Tavares. Não havia muito alunos porque as máquinas de datilografia eram poucas. Ainda não haviam surgido em Boa Vista as máquinas elétricas e o Governo, além do comércio, necessitavam de pessoas que soubessem manuseá-las. Também trabalhei como balconista na Casa Cruzeiro, pertencente ao sr. Armando Gomes (conhecido como China por causa dos seus olhos repuxados, parecidos com os de chinês), onde também meu irmão trabalhou durante muitos anos.