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Redação

Redação 2: Ler ainda é a melhor diversão.

By 2 January 2010One Comment

CURSO DE REDAÇÃO    –     ROTEIRO  DE ESTUDO Nº 2

1 – TEMA: Ler ainda é a melhor diversão. Como adquirir vocabulário sem sofrimento.

2 – PRERREQUISITO: Gostar de ler.

3 – META: As atividades deste Roteiro tem o objetivo de:

a)     informar sobre os princípios que regem a boa redação

b)     permitir ao estudante o treino das técnicas de elaboração da redação.

4 – ATIVIDADES DE ESTUDO:

a)     Leia os Anexos A, B e C. Faça os exercícios, depois que tiver certeza que entendeu bem as explicações dadas.

b)     Por fim, faça uma última leitura e reveja todos os exercícios com o objetivo de fixar os conceitos estudados.

c)     Faça a avaliação existente no final deste Roteiro. Corrija-a de acordo com o gabarito, atribuindo a pontuação definida. Se você alcançou 80 pontos, vá em frente. Estude o Roteiro 3 do Curso de Redação.

d)     Se encontrar dificuldade, procure um professor de português ou um amigo que possa ajudá-lo a esclarecer as dúvidas surgidas no decorrer do estudo.

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ANEXO A   –    LER AINDA É A MELHOR DIVERSÃO

Você alguma vez, ao escrever, sentiu dificuldade no emprego de uma determinada palavra? Teve a sensação de que não era bem aquilo que você queria dizer? Já se viu mesmo em situações em que lhe faltou a palavra exata para transmitir o que pensou?

Pois bem, todas essas questões estão muito relacionadas à precisão vocabular. Quanto mais rico for o seu vocabulário, mais recursos você terá para construir o seu texto. Uma das formas mais eficazes de se adquirir riqueza vocabular é a prática da leitura. Você certamente já deve ter ouvido inúmeras vezes essa recomendação, que repetimos aqui: leia bastante, sobre os mais variados temas. Veja o que Ruy Castro publicou no jornal O GLOBO sobre o que ele pensa da leitura:

“Ler é melhor do que ir ao cinema, viajar ou usar porcarias que tiram o sujeito do sério. Ao ler, você produz, dirige e estrela o filme dentro da sua cabeça; viaja sem os inconvenientes da viagem; e penetra em mundos dos quais volta mais humano e mais sábio. Nada expande mais a consciência do que um bom romance ou qualquer livro inteligente. Pensando bem, ler é a segunda melhor coisa do mundo. A primeira é escrever.”

Além da frequência e da diversidade da leitura, para redigir, você deve considerar que, isoladamente, uma palavra não pode ser considerada melhor ou pior que outra, pois só o contexto, a situação pode determinar a escolha.

(BORGES, Márcia Moreira; NEVES, Maria Cristina Baeta.

Redação Empresarial. SENAC/DN, Rio de Janeiro, 1997)

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ANEXO B   –    A AMPLIAÇÃO DE FRASES

No Roteiro 01 deste curso, você aprendeu a relacionar uma palavra ou expressão, dentro de frases, observando a coerência entre as ideias. Naquela oportunidade, dissemos que você iria treinar redação, iniciando com exercícios bem simples. Sempre levando em conta o sentido que as palavras ou expressões podem assumir em determinado contexto, e a coerência entre as ideias, vamos aprender a ampliar frases simples de forma a torná-las mais completas.

Leia o texto abaixo com bastante atenção, pois nosso trabalho, neste Roteiro, terá por base frases que fazem parte dele.

SESSÃO DE HIPNOTISMO

(Fernando Sabino)

A dona de casa nos abriu a porta de mansinho, pediu silêncio com um dedo sobre os lábios e fez sinal que entrássemos. Entramos, pé ante pé, já meio hipnotizados. Curvado sobre uma poltrona no canto mais escuro da sala, o hipnotizador tentava adormecer uma jovem. Ao fundo, cinco ou seis vítimas aguardavam a vez, uns muito sérios, outros contendo risos. Na poltrona a jovem nunca mais que dormia e, já meio chateada, olhava o relógio de pulso que o hipnotizador segurava no ar.

“Você vai dormir… Suas pálpebras estão pesadas… Tudo vai desaparecer” – insistia ele, com voz macia, mas acabou ordenando: “Feche os olhos.” A jovem fechou. Com a mão ele fez sinal que nos aproximássemos. “Levante o braço.” A moça levantou. “Agora você não pode abaixar o braço.” Voltou-se para nós: “Viram? Ela está dormindo. Não consegue abaixar o braço. Se tentar, encontra resistência.” Ouvindo isto, a bela adormecida abaixo o braço imediatamente, não encontrando resistência nenhuma.

“Bem”, prosseguiu o homem, às vezes a pessoa fica assim, meio rebelde. Obedece a tudo direitinho, mas ao contrário.” Aproximou-se de novo da poltrona: “Agora”, sussurrou para ela, “preste bem atenção: você queria parar de roer unha, não é? Pois bem: quando acordar, nunca mais vai roer unha. Vai ter consciência de que é um hábito muito feio, desagradável. E pronto: quando eu contar até três, pode acordar.”

No que ele disse “um” a moça se ergueu da poltrona, lépida e satisfeita. “Você dormiu mesmo?” perguntamos, impressionados. “Como é que vocês queriam que eu dormisse, com ele falando o tempo todo no meu ouvido?” Concordamos em que ela fizera muito mal em abaixar o braço: “Muito feio isso, desobedecer o homem dessa maneira.” Ela ergueu os ombros: “Tanta coisa, só para me dizer que roer unha é muito desagradável. Essa não!” E afastou-se, roendo as unhas.

Observe a frase abaixo:

A dona da casa abriu a porta.

Com base nessa frase, podemos imaginar uma série de informações que poderiam completá-la. Vamos, primeiramente, observar a estrutura dessa frase, a que chamaremos de frase básica. Essa frase é composta de dois grupos de palavras: a dona da casaabriu a porta.

No primeiro grupo, temos a expressão a dona da casa. Vamos imaginar algumas informações para este grupo:

a dona da casa:       – uma senhora simpática;               – uma senhora idosa;               – muito alegre;

Veja que apresentamos algumas informações que dizem respeito às características da dona da casa.

Estas são apenas algumas informações. Seria impossível esgotá-las, pois a cada momento poderíamos pensar em mais outra, não é verdade? Mas fiquemos com essas, que nos servirão de exemplo para a ampliação da frase básica.

Passemos, agora ao outro grupo: abriu a porta. Podemos dividi-lo em dois subgrupos: abriua porta. Vamos imaginar informações para estes dois subgrupos.

abriu: – rapidamente;         – de mansinho; – ruidosamente;   – vagarosamente;        – com cuidado

a porta – da sala de jantar;       – da cozinha;   – da garagem;       – do quarto

Bem, já temos algumas informações com as quais podemos ampliar a frase básica: A dona da casa abriu a porta.

Primeiramente, devemos escolher uma informação que amplie as expressões a dona da casa, abriu e a porta, entre as que foram apresentadas.

Ao selecionarmos a informação devemos observar que:

  • estaremos excluindo outras informações apresentadas
  • não podemos aproveitar muitas informações para o mesmo grupo, para que a frase não fique muito longa.

Uma vez escolhida as informações para cada grupo, vamos montar nossa frase ampliada:

1ª opção:

A dona da casa, uma moça muito bonita e simpática, abriu, com cuidado, a porta da sala de jantar.

Aqui é que começa o trabalho de redigir.

Você deve ter observado que tanto a informação referente ao grupo a dona da casa como à referente ao grupo abriu ficaram separadas por vírgulas. Mas podemos arrumar as palavras de outra maneira. Entretanto devemos ter o cuidado de não modificar o sentido daquilo que queremos dizer.

2ª opção:

A dona da casa, uma moça muito bonita e simpática, abriu a porta da sala de jantar com cuidado.

3ª opção:

Com cuidado, a dona da casa, uma moça muito bonita e simpática, abriu a porta da sala de jantar.

Se quiséssemos, poderíamos escrever a frase básica com outras informações e organizando-a de várias maneiras. Foi isso que Fernando Sabino fez ao escrever a primeira frase do texto:

A dona da casa abriu a porta de mansinho, pediu silêncio com um dedo sobre os lábios e fez sinal que entrássemos.

Mas fiquemos com essa organização bastante simples, pois será melhor para você que inicia esse curso de redação.

Exercícios.

1. Substitua a expressão grifada, escolhendo a que melhor se encaixa na frase, considerando o sentido dado no texto:

a)     A dona da casa nos abriu a porta de mansinho.  (com receio – curiosamente – levemente – timidamente)

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b) Entramos, pé ante pé, já meio hipnotizados. (cautelosamente – ligeiramente – distraidamente – atentamente)

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c) O homem estava curvado sobre uma poltrona no canto mais escuro da sala. (dobrado – voltado – ajoelhado – envergado)

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d) Tudo vai desaparecendo – insistia ele.  (dizia – perguntava – mostrava – observava)

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e) Às vezes a pessoa fica assim, meio rebelde.   (revoltada – teimosa – antipática – exagerada)

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f) O homem sussurrou para ela. (segredou – exclamou – comentou – ordenou)

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g) Vai ter consciência de que é um hábito muito feio, desagradável. (noção –  senso de responsabilidade – cuidado – razão)

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h) Perguntamos, impressionados.    (curiosos – perturbados – deslocados – arrepiados)

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GABARITO

a) levemente      b) cautelosamente     c) envergado       d) dizia      e) teimosa    f) segredou     g)  noção     h) perturbados

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ANEXO C    –    ASPECTOS BÁSICOS PARA AMPLIAR FRASES

A ampliação de frases se baseia nos seguintes aspectos:

  1. observação da estrutura da frase básica
  2. seleção das informações
  3. organização das informações ao reescrever a frase.

Na fase de organização das informações, muitas vezes são necessárias adaptações ou reajustes, para que a frase não fique artificial, isto é, muito distante da estrutura que, normalmente, estamos acostumados a ouvir, ler e, mesmo, escrever.

As informações que demos para os grupos a dona da casa e a porta eram, na realidade, características relacionadas ao substantivo, núcleo de cada expressão.

As informações que demos para o grupo abriu são relacionadas ao como, à maneira, já que se trata de uma ação, de um verbo.

Assim, podemos concluir que:

  • Para os grupos que dizem respeito a pessoas ou coisas (substantivos), as informações serão características dessas pessoas ou coisas.
  • Para os grupos que envolvem ações, movimento (verbo), as informações referem-se ao como, quando, onde.

Quando fizermos a ampliação de qualquer frase básica devemos ter o cuidado de colocar as informações bem próximas ao grupo a que se referem, pois, caso contrário, a frase ampliada pode ficar confusa ou soar mal ao ouvido.

Há outras informações que, embora ligadas ao grupo formado por verbo, podem se referir à frase básica como um todo. Veja o exemplo:

1ª opção:

Pela manhã, a dona da casa, uma moça bonita e simpática, abriu a porta da sala de jantar com cuidado.

2ª opção:

A dona da casa, uma moça bonita e simpática, abriu a porta da sala de jantar com cuidado, pela manhã.

3ª opção:

A dona da casa, uma moça bonita e simpática, pela manhã, abriu a porta da sala de jantar com cuidado.

Como você pode ver, essa nova informação pode ser colocada em lugares diferentes da frase. Você só deve ter o cuidado de avaliar em que posição a informação fica melhor, dentro da frase.

Vamos recapitular o que vimos até aqui:

1. Através da primeira frase básica dada no Anexo B, aprendemos a ampliar frases, acrescentando informações aos diferentes grupos que formam a frase.

2. A ampliação de frases baseia-se no acréscimo de informações a uma determinada a frase básica.

3. Vimos que é possível ampliarmos frases acrescentando informações que dizem respeito à frase como um todo. Essas informações vai mostrar-nos o quando, o onde, o como.

4. As informações sobre pessoas e coisas que formam a frase básica devem ficar próximas a elas para evitar confusão.

5. As informações sobre pessoas ou coisas são, na verdade, características delas.

6. As informações relativas à frase como um todo, podem ser escritas no início, no meio ou no final da frase. No entanto é sempre necessário fazermos uma leitura atenta a fim de observar se a frase não ficou artificial ou confusa.

O principal motivo que leva alguém a escrever, seja um bilhete, uma carta, um roteiro como este, é comunicar bem, com clareza, o seu pensamento, a sua mensagem, Quem vai nos ler, deve compreender sem dificuldade o que foi escrito. Por isso, é necessário escolhermos bem as palavras e utilizá-las com critério e adequadamente.

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AUTO-AVALIAÇÃO

Com base nas explicações dadas, amplie as frases básicas abaixo, acrescentando informações que você vai criar sobre os itens dados:

1. O hipnotizador tentava adormecer uma jovem.

Informações sobre os itens:

  • Característica do hipnotizador
  • Característica da jovem
  • Como a jovem adormeceu
  • Onde a jovem adormeceu

2. O homem aproximou-se da poltrona.

  • Característica do homem
  • Característica da poltrona
  • Como o homem se aproxima
  • Para que o homem se aproxima

3. A moça acordou.

  • Característica da moça
  • Como a moça acordou
  • Onde a moça acordou
  • Quando a moça acordou

4. As vítimas aguardavam a vez.

  • Características das vítimas
  • Onde as vítimas aguardavam
  • Como as vítimas aguardavam
  • Para que as vítimas aguardavam

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Gabarito

Cada frase ampliada deve ter seguido o plano dado nos anexos B e C.

. Observe se você acrescentou uma informação para cada item pedido.

. As informações devem estar coerentes com a ideia da frase básica, para que não haja choque ou incoerência de sentido.

Atribua 25 pontos para cada  frase básica ampliada corretamente, assim distribuídos:

  • 5 pontos para cada item selecionado corretamente de acordo com a ideia da frase
  • 5 pontos para a distribuição correta das informações dentro da frase de modo que não haja dificuldades em entende-la.

Mostre suas frases a um professor de Português ou a um amigo que possa ajudá-lo a avaliar sua ampliação das frases.

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