LIÇÕES DE PORTUGUÊS – ROTEIRO Nº 12
1 – TEMA: Noções de Morfologia. Classificação do substantivo: próprio/comum, concreto/abstrato, simples/composto, primitivo/derivado e coletivo.
2 – PRÉ-REQUISITO: Ler compreensivamente
3 – META: As atividades deste Roteiro foram organizadas com o objetivo de oferecer condições de compreensão sobre as características dos substantivos usados na Língua Portuguesa.
4 – PRÉ-AVALIAÇÃO: Se você já tem algum conhecimento a respeito do conteúdo deste Roteiro, responda à autoavaliação que se encontra no final deste livreto. Se você obtiver um mínimo de 80 pontos, parabéns! Você não precisa estudar esta lição. Caso contrário, aconselho-o a ler os textos, procurando entender as explicações dadas.
5 – ATIVIDADES DE ESTUDO: Ler com entendimento é fundamental para se aprender qualquer coisa através da leitura. Por isso, leia o texto do ANEXO A, para treinar sua interpretação. Embora a leitura dos anexos, em si, seja também interpretação de texto, ela é voltada para uma finalidade mais específica, que é a aprendizagem dos conceitos gramaticais. O texto do ANEXO A é mais genérico e serve de treinamento para a compreensão geral da língua. Portanto, faça o seguinte:
a) Tenha um dicionário de Português ao seu alcance, para consultá-lo sobre as palavras que você desconhece o significado.
b) Procure um lugar sossegado para ler os textos e fazer os exercícios. Leitura é uma atividade que necessita de concentração e ambiente adequado, sem barulho.
c) Leia primeiro o texto; faça, em seguida, os exercícios; compare suas respostas com o gabarito; veja o que errou e retorne ao texto para verificar o porquê do erro.
6 – PÓS-AVALIAÇÃO: Após realizar todas as atividades previstas e quando você tiver certeza de que aprendeu o conteúdo deste Roteiro, responda à autoavaliação. Você deverá obter, no mínimo, 80 pontos, para se considerar apto nesse assunto.
7 – ATIVIDADES SUPLEMENTARES: Se você não atingiu os padrões exigidos neste Roteiro, refaça a leitura e os exercícios até ter certeza de não haver mais dúvidas. Só então refaça a autoavaliação.
_______________________________________________________________________________________
ANEXO A – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
O texto que você vai ler é uma crônica de Carlos Drummond de Andrade, poeta e cronista mineiro, consagrado no Brasil e em todo o mundo. Sua obra está traduzida em várias línguas, entre elas o inglês, alemão e o espanhol. Seus trabalhos se destacam pela ternura, pelo senso de humor e pela qualidade da linguagem.
O texto está com seus parágrafos numerados para se localizar melhor as palavras e expressões utilizadas nos exercícios.
CASO DE CANÁRIO
Casara-se havia duas semanas. Por isso, em casa dos sogros, a família resolveu que ele é que daria cabo do canário:
– Você compreende. Nenhum de nós teria coragem de sacrificar o pobrezinho, que nos deu tanta alegria. Todos somos muito ligados a ele, seria uma barbaridade. Você é diferente, ainda não teve tempo de afeiçoar-se ao bichinho. Vai ver que nem reparou nele, durante o noivado.
– Mas eu também tenho coração, era essa.Como é que vou matar um pássaro só porque o conheço há menos tempo do que vocês?
– Porque não tem cura, o médico já disse.Pensa que não tentamos tudo? É para ele não sofrer mais e não aumentar o nosso sofrimento. Seja bom, vá.
O sogro, a sogra apelaram no mesmo tom. Os olhos claros de sua mulher pediram-lhe com doçura:
– Vai, meu bem.
Com repugnância pela obra de misericórdia que ia praticar, ele aproximou-se da gaiola. O canário nem sequer abriu o olho. Jazia a um canto, arrepiado, morto-vivo. É, esse está mesmo na última lona e dói ver a lenta agonia de um ser tão precioso, que viveu para cantar.
– Primeiro me tragam um vidro de éter e algodão. Assim ele não sentirá o horror da coisa.
Embebeu de éter a bolinha de algodão, tirou o canário para fora com infinita delicadeza, aconchegou-o na palma da mão esquerda e, olhando para outro lado, aplicou-lhe a bolinha no bico. Sempre sem olhar para a vitima, deu-lhe uma torcida rápida e leve, com dois dedos no pescoço.
E saiu para a rua, pequenino por dentro, angustiado, achando a condição humana uma droga. As pessoas da casa não quiseram aproximar-se do cadáver. Coube à cozinheira recolher a gaiola, para que sua vista não despertasse saudade e remorso em ninguém.Não havendo jardim para sepultar o corpo, depositou-o na lata de lixo.
Chegou a hora de jantar, mas quem é que tinha fome naquela casa enlutada? O sacrificador, esse, ficara rodando por aí, e seu desejo seria não voltar para casa nem para dentro de si mesmo.
No dia seguinte, pela manhã, a cozinheira foi ajeitar a lata de lixo para o caminhão, e recebeu uma bicada voraz no dedo.
– Ui!
Não é que o canário tinha ressuscitado, perdão, reluzia vivinho da silva, com uma fome danada?
– Ele estava precisando mesmo era de éter – concluiu o estrangulador, que se sentiu ressuscitar, por sua vez.
______________________________________________________________________________
I. Assinale a alternativa correta para cada item.
1. A expressão: “… daria cabo do canário…” (par. 1) significa:
a.( ) dar o canário a alguém
b.( ) soltar o canário da gaiola
c.( ) matar o canário
d.( ) prender o canário na gaiola
2. Na frase: “Você ainda não teve tempo de afeiçoar-se ao bichinho” (par. 2), a palavra em destaque pode ser substituída por:
a.( ) apegar-se
b.( ) enfurecer-se
c.( ) desencantar-se
d.( ) preocupar-se
3. Na frase: “Com repugnância pela obra de misericórdia que ia praticar…” (par. 7), a palavra em destaque pode ser substituída por:
a.( ) escrúpulo b.( ) tédio c.( ) ansiedade d.( ) raiva
4. Na frase: “O canário …. jazia a um canto…” (par. 7), a palavra em destaque pode ser substituída por:
a.( ) cantava b.( ) arrepiava-se c.( ) estava deitado d.( ) saltitava
5. Na frase: “Tirou o canário com infinita delicadeza…” (par. 9), a palavra em destaque pode ser substituída por:
a.( ) arrogante b.( ) enorme c.( ) desajeitado d.( ) espontânea
6. Nas frases abaixo, aparecem em destaque, expressões da fala coloquial. Relacione as duas colunas, de acordo com o significado dessas expressões:
1. “…esse está mesmo na última lona…” (par. 7)
2. “…achando a condição humana uma droga…” (par. 10)
3. “O canário reluzia vivinho da silva…” (par. 14)
4. “ O canário estava com uma fome danada.” (par. 14)
a. ( ) uma coisa muito ruim
b. ( ) muito grande, fora do comum
c. ( ) no fim
d. ( ) vivo, sem nenhuma dúvida
II – Responda com base no texto.
7. Por que os sogros e a esposa escolheram o rapaz para sacrificar o canário? ______________________________________________________
8. O que o genro quis dizer com a frase: “Mas eu também tenho coração.”? (par. 3) ____________________________________________
9. Por que a família decidiu matar o canário de estimação? ______________________________________________________________
10. Por que o jovem marido considerou o sacrifício do canário como uma obra de misericórdia?
_______________________________________________________________________________
11. Como procedeu ele para matar o canário?
_______________________________________________________________________________
12. Transcreva do texto a frase que mostra o estado de espírito do personagem depois que executou o passarinho.
_________________________________________________________________________________
13. As expressões sepultar (par. 10) e enlutada (par. 11) referem-se normalmente à morte de pessoas. Por que o narrador as empregou referindo-se ao canário?
_________________________________________________________________________________
14. Como você entende a expressão “voltar para dentro de si mesmo” (par. 11)?
______________________________________________________________
15. Na crônica, não aparece o nome do personagem escolhido para matar o canário. Retire do texto as palavras empregadas para se referir a ele.
______________________________________________________________
16. Como se explica o fato de o canário estar vivo?
______________________________________________________________
17. Por que o personagem, no final, também se sentiu ressuscitado?
______________________________________________________________________________
18. Na crônica, o canário aparece em duas situações diferentes. Primeiro, ele está muito mal, semimorto. Depois, ele aparece curado, bem vivo. Transcreva as frases que mostrem o canário nessas duas situações.
1a. ___________________________________________________________
2a. ___________________________________________________________
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
GABARITO
1. c 2. A 3. A 4. C 5. B 6. A(2) b.(4) c.(1) d.(3)
7. Porque ele, sendo novo na família, ainda não tivera tempo de se apegar ao canário.
8. Ele quis dizer que também era sensível e que tinha pena do bichinho.
9. Porque o médico afirmara que ele estava muito doente, não tinha cura.
10. Porque seria um ato de caridade abreviar o sofrimento do canário.
11. Deu-lhe éter para cheirar e depois torceu-lhe de leve o pescoço.
12. “E saiu para a rua, pequenino por dentro, angustiado, achando a condição humana uma droga.”
13. O canário era como uma pessoa da família. Todos lhe queriam bem, como a uma criatura humana.
14. A expressão significa parar para pensar, para meditar.
15. As palavras usadas para se referir ao personagem são sacrificador e estrangulador.
16. Na verdade, o canário não tinha morrido. A torcida rápida e leve no pescoço não foi suficiente para matá-lo.
17. O personagem estava desolado com a morte do canário. Ao saber que ele estava vivo, sentiu grande alivio e felicidade.
18. 1a. – Jazia a um canto, arrepiado, morto-vivo. (par. 7)
2a. – Não é que o canário tinha ressuscitado, perdão, reluzia vivinho da silva com uma fome danada? (par. 14)
________________________________________________________________________________
ANEXO B – O SUBSTANTIVO
A palavra substantivo é derivada (já estudamos sobre derivação no Roteiro 08) de substância, que significa essência, matéria, fundamento. Tudo que possui existência real ou imaginária será classificado como substantivo. O substantivo indica o nome de objetos, pessoas, lugares, animais, sentimentos.
Ex.: cama, Maria, Roraima, cavalo, amor, sorriso.
Portanto: substantivo é a classe de palavra que designa todos os seres que possuem matéria, essência, fundamento.
Às vezes acontece de uma palavra, originariamente de outra classe, tomar a forma de um substantivo.
Ex.: 1. Um não é mais de difícil de ser aceito. (advérbio transformado em substantivo)
2. O sorrir quebra barreiras. (verbo transformado em substantivo)
3. O tímido, em geral, não fala muito. (adjetivo transformado em substantivo)
Nos exemplos dados acima, foi usado o artigo (um, o) na frente dessa palavras para que se transformassem em substantivos. Este é um dos muitos recursos existentes no português que torna a comunicação mais elegante.
Exercícios.
Sublinhe todos os substantivos existentes no texto abaixo:
Alonso foi para o quintal carregando uma bacia cheia de louça suja. Andava com dificuldade, tentando equilibrar a bacia que era demasiadamente pesada para seus bracinhos finos.
– Biruta, ei, Biruta! – chamou sem se voltar.
O cachorro saiu de dentro da garagem. Era pequenino e branco.
– Sente-se aí, Biruta, que vamos ter uma conversinha! – disse Alonso pousando a bacia ao lado do tanque. Em seguida ajoelhou-se, arregaçou as mangas da camisa grosseira e começou a lavar os pratos.
________________________________________________________________
GABARITO
Alonso foi para o quintal carregando uma bacia cheia de louça suja. Andava com dificuldade, tentando equilibrar a bacia que era demasiadamente pesada para seus bracinhos finos.
– Biruta, ei, Biruta! – chamou sem se voltar.
O cachorro saiu de dentro da garagem. Era pequenino e branco.
– Sente-se aí, Biruta, que vamos ter uma conversinha! – disse Alonso pousando a bacia ao lado do tanque. Em seguida ajoelhou-se, arregaçou as mangas da camisa grosseira e começou a lavar os pratos.
__________________________________________________________________
ANEXO C – CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO
O substantivo é classificado em: próprio, comum, concreto, abstrato, simples, composto, primitivo, derivado e coletivo.
1. SUBSTANTIVO PRÓPRIO/COMUM
Ao designar ou nomear os seres, o substantivo se apresenta com algumas características que somente esta classe de palavras possui. E isto é o que vai identificá-la dentre todas as demais classes. Observe os exemplos:
- Um menino foi para o quintal.
- Alonso foi para o quintal.
As palavras em destaque são substantivos porque designam um ser, uma pessoa. Mas há um pequeno detalhe: na primeira frase, menino identifica um ser humano que ainda não é adulto e é um ser do sexo masculino. Na segunda frase, Alonso também indica um ser humano do sexo masculino. Mas não é um ser humano qualquer. É um menino que se chama Alonso. A diferença está em que a palavra menino identifica todos os seres humanos do sexo masculino que ainda não cresceram, não se tornaram homens na sua plenitude. Mas, dentre esses, existe um que se chama Alonso, que identifica determinado menino. Não é qualquer menino. É o menino Alonso.
Então, tanto menino quanto Alonso são substantivos porque designam um ser com essência, matéria. Mas menino será um substantivo comum porque designa seres da mesma espécie ou grupo; Alonso será um substantivo próprio porque designa um ser específico dentro do grande grupo ou seres da mesma espécie, isto é, de meninos.
Portanto:
Substantivo comum é aquele que designa ou dá nome a todos os seres da mesma espécie.
Substantivo próprio é aquele que designa apenas um ser da mesma espécie.
São substantivos próprios os nomes de:
- pessoas
- lugares
- jornais, revistas, títulos de livros
- clubes
- órgãos públicos e particulares
- lojas comerciais, bancos, igrejas, hospitais
- projetos, teorias, campanhas, instituições religiosas, culturais e assistenciais
Observação:
- Os substantivos próprios, por designarem nomes específicos dos seres devem ser escritos com letra inicial maiúscula.
- Um substantivo próprio torna-se comum quando designa mais seres que o tenham como referência, isto é, apresentem semelhanças ou características comuns.
Ex.: Judas traiu Jesus. (Judas, substantivo próprio) Aquele homem é um judas. (judas, substantivo comum)
Os charutos Havana são famosos por sua qualidade. (substantivo próprio) Não fumo havana. (substantivo comum)
Vamos aos exercícios para fixar a noção de substantivo próprio e comum.
Separe, das frases abaixo, os substantivos próprios e os comuns, escrevendo-os no quadro.
- O motorista do ônibus era Antônio.
- O Jornal do Brasil deu a notícia do assalto.
- Os legumes caíram no chão.
- Benito, Iara e Marli já leram o texto em Recife.
- Era sempre festa quando o professor Celso chamava os sobrinhos e os netos para contar-lhes histórias.
- Cláudia, Helena, José e Joaquim atendiam ao avô, com muita alegria.
- Eles gostavam de ouvir as mesmas lendas: Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio.
- As lendas de índios e as histórias fantásticas dos escravos trazidos da África eram as histórias preferidas.
Substantivos próprios | Substantivos comuns |
GABARITO
Substantivos próprios | Substantivos comuns |
Antonio, Jornal do Brasil, Benito, Iara, Marli,
Recife, Celso, Cláudia, Helena, José, Joaquim, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio, África,
|
Motorista, ônibus, notícia, assalto, legumes, chão, texto, festa, professor, sobrinhos, netos, histórias, avô, alegria, lendas, índios, escravos, |
___________________________________________________________________
2. SUBSTANTIVO CONCRETO/ABSTRATO
Leia com atenção as frases abaixo e sublinhe todos os substantivos que encontrar.
. Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
. A paz é fruto da justiça.
. Os passarinhos formam seus ninhos com palha e gravetos.
Você deve ter sublinhado: coruja, águia, briga, pazes, paz, fruto, justiça, passarinhos, ninhos, palhas, gravetos.
Alguns desses substantivos designam nomes de animais, objetos, lugares. Todos esses seres possuem existência própria, isto é, não precisam de outros seres para existirem. Por isto são chamados de substantivos concretos.
Ex: coruja, águia, fruto, passarinho, ninho, palha, gravetos
Há, também, substantivos que designam ações, estados, qualidades, sentimentos. Esses substantivos, entretanto, não tem existência própria, isto é, precisam de outros seres para existirem. Por isso são chamados de substantivos abstratos.
Ex: briga, pazes, paz, justiça, luz, vaidade, amor.
Concluímos que:
Substantivo concreto – é aquele que designa seres que têm existência própria.
Substantivo abstrato – é aquele que designa seres que não têm existência própria.
Os substantivos abstratos podem ser formados a partir de verbos ou adjetivos.
Ex: Ele precisa concentrar-se. (verbo) Ele precisa de concentração. (substantivo abstrato)
Todos percebiam que ele estava triste. (adjetivo) Todos percebiam a tristeza dele. (substantivo abstrato)
Vamos aos exercícios.
1. Identifique os substantivos existentes nas frases e classifique-os em próprios ou comuns, concretos ou abstratos:
a) Alberto é engenheiro e ele construiu uma barragem na represa.
b) A saudade, a alegria, a tristeza e o medo são emoções.
c) Mário examinou o telhado e substituiu as telhas quebradas.
d) Fernando foi de navio para Portugal.
2. Derive substantivos abstratos a partir dos adjetivos e verbos abaixo:
ADJETIVOS | VERBOS |
triste | Pensar |
Mole | fingir |
Grande | Lamentar |
Esperto | Correr |
Leve | Salvar |
Nobre | Compreender |
Miúdo | Deter |
Rápido | Reter |
Difícil | Adquirir |
Veloz | Decepcionar |
Bela | Inverter |
Feia | Conceder |
Alegre | Repetir |
Feliz | Pretender |
contente | admitir |
________________________________________________________________________
GABARITO
Questão 1.
a) Alberto – substantivo próprio, concreto; engenheiro, barragem, represa – substantivo comum concreto
b) saudade, alegria, tristeza, medo – substantivo comum abstrato
c) Mário – substantivo próprio concreto; telhado, telhas – substantivo comum concreto
d) Fernando, Portugal – substantivo próprio concreto; navio – substantivo comum concreto
Questão 2.
ADJETIVOS | VERBOS |
Triste – tristeza | Pensar – pensamento |
Mole – moleza | Fingir- fingimento |
Grande – grandeza | Lamentar – lamento, lamentação |
Esperto – esperteza | Correr – corrida, correria |
Leve – leveza | Salvar – salvação, salvamento |
Nobre – nobreza | Compreender – compreensão |
Miúdo –miudeza | Deter – detenção |
Rápido – rapidez | Reter – retenção |
Difícil – dificuldade | Adquirir – aquisição |
Veloz – velocidade | Decepcionar – decepção |
Bela – beleza | Inverter – inversão |
Feia – feiura | Conceder – concessão |
Alegre – alegria | Repetir – repetição |
Feliz – felicidade | Pretender – pretensão |
Contente – contentamento | Admitir – admissão |
_________________________________________________________________________________
3. SUBSTANTIVO SIMPLES/COMPOSTO
No Roteiro 9, do nosso estudo, vimos sobre palavras simples e compostas. Só que lá estávamos falando de todos os tipos de palavras existentes dentro da Língua Portuguesa.
Aqui, vai nos interessar especialmente os substantivos. A ideia de simples e composto é a mesma apresentada no Roteiro 9:
Substantivo simples é aquele que é formado a partir de um só radical.
Ex: pé, flor, sol, sofá, tempo
Substantivo composto é aquele que é formado por mais de um radical.
Ex: pé-de-moleque, couve-flor, girassol, sofá-cama, passatempo.
Exercícios.
Sublinhe os substantivos simples e coloque entre parênteses os substantivos compostos existentes nas frases:
a) Henrique foi à feira e trouxe um cacho de banana-maçã.
b) Na festa, havia pão-de-ló, cocada, olho-de-sogra, baba-de-moça e goiabada.
c) Sei que é lindo o girassol, mas não abra a janela porque entram os pernilongos.
d) O porta-mala está tão cheio que foi difícil fechá-lo.
___________________________________________________________________________________
GABARITO
a) Henrique foi à feira e trouxe um cacho de (banana-maçã).
b) Na festa, havia (pão-de-ló), cocada, (olho-de-sogra), (baba-de-moça) e goiabada.
c) Sei que é lindo o (girassol), mas não abra a janela porque entram os (pernilongos).
d) O (porta-mala) está tão cheio que foi difícil fechá-lo.
___________________________________________________________________________________
4. SUBSTANTIVO PRIMITIVO/DERIVADO
Também no Roteiro nº 9 estudamos sobre palavras primitivas e derivadas. Aqui, nos interessa especialmente os substantivos. A ideia de primitiva e derivada também é a mesma: primitivo – dá origem a outros; derivado – o que se origina de outro.
Portanto:
Substantivo primitivo – é aquele que não se origina de outro substantivo, mas dá origem a outros. Ex: pão, pedra, luz.
Substantivo derivado – é aquele que se origina de outros substantivos. Ex: padeiro, pedreira, luzeiro.
Exercícios
1. Forme substantivos derivados de:
pedra – ___________________ sol – _______________________
livro – ____________________ rio – _______________________
flor – _____________________ rei – _______________________
jardim – ___________________ banana – ___________________
mar – _____________________ máquina – ___________________
jornal – ____________________ dia – _______________________
2. Encontre os substantivos primitivos que dão origem aos derivados abaixo:
pobreza – ___________________ leiteiro – ______________________
porteiro – ___________________ paliteiro – _____________________
ansiedade – _________________ mangueira – ___________________
cavaleiro – __________________ peixeiro – ______________________
cachorrada – ________________ camponesa – ____________________
asneira – ___________________ casebre – ___________________
______________________________________________________________________
GABARITO – Questão 1
pedra – pedreiro, pedregulho, pedraria, pedrada sol – solar livro – livraria, livreiro rio – riacho flor – florista, floreira rei – reino, reinado jardim – jardineiro banana – bananeira, bananada, bananal mar – maresia, maremoto, marinheiro máquina – maquinário jornal – jornaleiro, jornada dia – diarista, diário, diurno
Questão 2
pobreza – pobre; leiteiro – leite; porteiro – porta; paliteiro – palito; ansiedade – ânsia; mangueira – manga cavaleiro – cavalo; peixeiro – peixe; cachorrada – cachorro; camponesa – campo; asneira – asno; casebre – casa
__________________________________________________________________________________________
5. SUBSTANTIVO COLETIVO
Entre os substantivos, há os que indicam um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie. São chamados de substantivos coletivos.
Veja os exemplos:
a) O álbum continha fotografias antigas.
b) A boiada passou pela estrada.
c) A multidão avançou contra a polícia.
Os substantivos sublinhados designam um conjunto de seres da mesma espécie:
Álbum – conjunto de fotografias, de selos
boiada – conjunto de bois
multidão – conjunto de pessoas
Geralmente, o substantivo coletivo dispensa a enunciação da coisa ou seres a que se refere. No entanto, quando sua significação é usada para várias espécies de seres, devemos nomear o ser a que se refere.
Exemplo: Uma junta de boi seguia pela estrada. A junta médica examinou o doente.
Nos exemplos, o coletivo junta está acompanhado do ser a que se refere porque é usado para indicar conjunto de seres diferentes.
Há casos em que, também, se nomeia o ser a que se refere o substantivo coletivo, mesmo que ele apenas exista em função deste ser. É quando nossa intenção é realçar um determinado tipo dentro da espécie.
Exemplo:
Um enxame atacou as pessoas que estavam no campo.
Um enxame de abelhas africanas atacou as pessoas que estavam no campo.
Na 1a frase, nos referimos à abelhas, apenas. Na 2a. nos referimos a um determinado tipo dentro da espécie abelha.
A seguir, apresentamos substantivos coletivos mais usados:
album – de fotografias, de selos
alcateia – de lobos
arquipélago – de ilhas
atlas – de mapas reunidos em livro
arvoredo – de árvores
assembleia – de deputados, senadores, professores
bagagem – objetos de viagem
banda – de músicos
bando – de aves, ciganos, malfeitores
biblioteca – de livros
boiada – de bois
banca – de examinadores
cacho – de uvas, de banana
clero – de padres
cáfila – de camelos
cambada – de malandros, de caranguejo
cancioneiro – de canções, de poesias
caravana – de viajantes, de estudantes, de peregrinos
cardume – de peixes
congregação – de professores, de religiosos
corja – de vadios, de ladrões
cordilheira – de montanhas
coro – de anjos, de cantores
código – de leis
choldra – de gente ordinária
chusma – de gente, de pessoas
concílio – de bispos
conclave – de cardeais para eleição do Papa
constelação – de estrelas
década – dez anos
enxame – de abelhas
elenco – de atores, artistas
enxoval – de roupas
esquadra, armada – de navios de guerra
esquadrilha – de aviões
esquadrão – de soldados
feixe – de lenha, de capim
fauna – de animais de uma região
flora – de plantas de uma região
frota – de navios mercantes, de ônibus
filmoteca – de filmes
galeria – de quadros, de estátuas
grosa – 12 dúzias ou 144 unidades
hinário – de hinos, de música sacra
horda – de nômades, de bandidos, de invasores
junta – de bois, de médicos
júri – de jurados, pessoas que julgam
legião – de soldados, de demônios
malta – de desordeiros
magote – de pessoas
madeixa – de cabelos
manada – de bois, de elefantes, de cavalos
matilha – de cães de caça
milênio – mil anos
molho – de chaves
ninhada – de pintos, de filhotes
nuvem – de gafanhoto, insetos
orquestra – de músicos
penca, palma – de bananas
quadrilha – de assaltantes, malfeitores
ramalhete – flores
rebanho – carneiros, ovelhas
resma – 500 folhas de papel
réstia – de cebola, de alho
repertório – de peças teatrais, de músicas
século – cem anos
súcia – de velhacos, de desonestos
tripulação – de trabalhadores de navio ou de avião
turba – de pessoas em desordem
tropa – de cavalos, de burros
turma – de alunos, de trabalhadores
vara – de porcos
Exercícios
1. Reescreva as frases abaixo, substituindo a palavra em negrito, pelo substantivo coletivo correspondente, fazendo as alterações necessárias:
a) Os artistas da novela saíram atrasados.
______________________________________________________________
b) Os navios de guerra voltaram ao mar.
______________________________________________________________
c) Os jurados se reuniram na sala secreta.
______________________________________________________________
2. Preencha as lacunas com os substantivos coletivos convenientes:
a) Fui à ________________ e encontrei um bom livro para minha pesquisa.
b) As estrelas que formam a ___________________ do Cruzeiro do Sul são cinco, formando uma cruz.
c) A _________________de Cabral chegou ao Brasil em 1500.
d) A _________________ de aviões brasileiros sobrevoou a cidade durante muitas horas.
e) Dei um ________________ de rosas à minha mãe.
f) Ganhei um _____________ contendo belos hinos religiosos.
g) O ______________ de abelhas africanas zumbiam assustadoramente.
h) Naqueles rios encontram-se ______________ de peixes grandes.
i) A __________________ brasileira apresenta vegetação variada.
j) Grande _______________ de retirantes invadiu a cidade.
____________________________________________________________________
GABARITO
Questão 1: a) O elenco da novela saiu atrasado.
b) A esquadra voltou ao mar.
c) O júri se reuniu na sala secreta.
Questão 2: a) biblioteca b) constelação c) esquadra d) esquadrilha e) ramalhete f) hinário g) enxame h) cardume
i) flora j) multidão, caravana
___________________________________________________________________
LEITURA SUPLEMENTAR
BOM DE OUVIDO
Volta e meia a gente encontra alguém que foi alfabetizado, mas não sabe ler. Quer dizer, até domina a técnica de juntar as silabas e é capaz de distinguir no vidro dianteiro o itinerário de um ônibus. Mas passa longe de livro, revista, material impresso em geral. Gente que diz que não curte ler.
Esquisito mesmo. Sei lá, nesses tempos, sempre acho que é como se a pessoa estivesse dizendo que não curte namorar. Talvez nunca tenha tido a chance de descobrir como é gostoso. Nem nunca tenha parado para pensar que, se teve alguma experiência desastrosa em um namoro (ou em uma leitura), isso não quer dizer que todas vão ser assim. É só trocar de namorado ou namorada. Ou de livro. De repente, pode descobrir delícias que nem imaginava, gostosuras fantásticas, prazeres incríveis. Ninguém devia ser obrigado a namorar quem não quer. Ou ler o que não tem vontade. E todo mundo devia ter a oportunidade de experimentar um bocado nessa área, até descobrir qual é a sua.
Durante 18 anos, eu tive uma livraria infantil. De vez em quando, chegavam uns pais ou avós com a mesma queixa: “O Joãozinho não gosta de ler, o que é que eu faço?” Como eu acho que o ser humano é curioso por natureza e qualquer pessoa alfabetizada fica doida pra saber o segredo que tem dentro de um livro (desde que ninguém esteja tentando lhe impingir essa leitura feito remédio amargo pela goela abaixo), não acredito mesmo nessa história de criança não gostar de ler. Então, o que eu dizia naqueles casos não variava muito.
A primeira coisa era algo como “pára de encher o saco do Joãozinho com essa história de que ele tem que ler”. Geralmente, em termos mais delicados: “Por que você não experimenta aliviar a pressão em cima dele, e passar uns seis meses sem dar conselhos de leitura?”
O passo seguinte era uma sugestão: “Experimente deixar um livro como este ao alcance do Joãozinho, num lugar onde ele possa ler escondido, sem parecer que está fazendo a sua vontade. No banheiro, por exemplo.” E o que eu chamava de um livro como este, já na minha mão estendida em oferta, podia ser um exemplar de O Menino Maluquinho, do Ziraldo, ou do Marcelo, Marmelo, Martelo, da Ruth Rocha, ou de O Gênio do Crime, do João Carlos Marinho.
(MACHADO, Ana Maria. Comédias para se ler na escola – prefácio. Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2001)
* * *
AUTO-AVALIAÇÃO
Assinale a única resposta correta:
1. Na frase: “Há flores e frutos no armário novo”, temos quantos substantivos?
a. ( ) 3 b.( ) 2 c.( ) 4 d.( ) 1 e.( ) 5
2. Assinale o substantivo abstrato:
a.( ) bruxa b.( ) comida c.( ) ar d.( ) bondade e.( ) saci
3. Assinale o substantivo concreto:
a.( ) dor b.( ) fé c.( ) ar d.( ) pobreza e.( ) lealdade
4. Qual o coletivo de lobos?
a.( ) enxame b.( ) nuvem c.( ) alcatéia d.( ) cáfila
5. Qual o coletivo de aviões?
a.( ) esquadra b. ( ) esquadrilha c.( ) vara d.( ) matilha
6. Combine a coluna da direita com a coluna da esquerda:
a. alcatéia 1.( ) cabelos
b. atlas 2.( ) montanhas
c. cordilheira 3.( ) mapas
d. coro 4.( ) camelos
e. elenco 5.( ) plantas de uma região
f. enxame 6.( ) estrelas
g. cáfila 7.( ) artistas
h. cardume 8.( ) veículos
i. esquadra 9.( ) lobos
j. fauna 10.( ) peixes
l. filmoteca 11.( ) abelhas
m. flora 12.( ) navios de guerra
n. frota 13.( ) animais de uma região
o. clero 14.( ) chaves
p. constelação 15.( ) padres
q. madeixa 16.( ) filmes
r. molho 17.( ) cantores
s. ramalhete 18.( ) rosas
t. corja 19.( ) viajantes
u. caravana 20.( ) vagabundos
______________________________________________________________________________________
Compare suas respostas com o gabarito abaixo e atribua 4 pontos para cada resposta correta. Se você conseguiu 80 pontos, parabéns! Caso contrário, verifique as instruções das ATIVIDADES SUPLEMENTARES.
GABARITO
1. a 2. D 3. C 4. C 5. B
Questão 6:
1. (q) 2. (c) 3. (b) 4. (g) 5. (m) 6. (p) 7. (e) 8. (n) 9. (a) 10. (h)
11. (f) 12. (i) 13. (j) 14. (r) 15. (o) 16. (l) 17. (d) 18. (s) 19. (u) 20. (t)
______________________________________________________________________________________
BIBLIOGRAFIA
CUNHA, Celso Ferreira da. Gramática da Língua Portuguesa. 12a. Edição, Rio de Janeiro, FAE, 1992.
VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se Ler na Escola, Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 2001.
Muito interessante isso gostei disso””..
muito bom continue para bems !!
sinceramente nunca vi um site com tanta explicação e isso ajuda muito principalmente eu que sou uma aluna interessada nos estudos e um site assim ajuda qualquer um
MUITO BOAS AS EXPLICAÇÕES
Suas explanações e exercícios estão me ajudando muito com meus planos de aula e atividades para meus alunos… muito obrigada!
Ótimo esse site. Traz muita explicação. Você está de parabéns. Continue assim. Esses exercícios estão me ajudando muito. Obrigada!
Legal! Me ajudou fazer a minha lição e me ensinou coisas que não sabia
Gostei muito ! Tudo bem claro, para que haja um entendimento. Parabéns!
Nossa! Amei o site! Primeiramente pelas explicações e, segundo, pelos gabaritos já inclusos, porque normalmente não achamos exercícios com respostas, o que dificulta muito as nossas pesquisas. Desde já agradeço muito pela ajuda. Parabéns pelo site.
Esse site está bombando mais e, claro, ele é perfeito.
Adorei as atividades! Estou ajudando minha prima.
As atividades estão ótimas, estou gostando bastante.
Bem explicado, torna-se de fácil entendimento.
Boa estratégia de ensino.
Abraços
MUITO BOM. AJUDOU-ME MUITO.
GOSTARIA DE RECEBER POR E-MAIL PLANOS DESSA RIQUEZA DE MATERIAL.
Adorei as atividades com substantivo. Se possível gostaria de receber por e-mail mais atividades como essa.
Adoooooooooooooorei o site !
FANTÁSTICOOOO!!!!!
Oi, fórum muito bom !!!!!!
Isso vai fazer eu tirar um dez na prova de português!
Apenas desejo dizer: o seu artigo é tão surpreendente! A clareza na sua mensagem é simplesmente espetacular e que eu poderia supor que você seja um especialista sobre este assunto. Bem, com a sua permissão permita-me a agarrar o seu feed para me manter atualizado com o próximo poster. Um milhão de graças e, por favor, continue esse trabalho gratificante.
(Vale do Paraísso-RO) Nossa! Amei! Consegui entender este conteúdo… Então, me vejo nesse último texto. Odiava português e principalmente leitura. Mas, resolvi tentar aprender já que dependo dele para passar em concurso… e com esse texto me senti mais animada Obrigada!!
Eu tenho começado recentemente um site, e as informações que você fornece neste site me ajudou tremendamente. Obrigado por todo o seu tempo e trabalho.
Acho que proprietários de outros sites devem tomar este site como um modelo – estilo muito limpo, fantástico design, para não mencionar o conteúdo. Você é um especialista nesta área !
Eu não tenho visitado aqui por um bom tempo porque eu achava que estava ficando chato, mas o último punhado de posts são de qualidade muito boa , então eu acho que eu vou adicioná-lo de volta ao meu bloglist diariamente. Você merece meu amigo. 🙂
(Helsinki/FINLÂNDIA/EUROPA) Olá, eu leio muito a sua escrita nesta página web, você está ajudando as pessoas na web com boa informação ! Este site é muito esclarecedor! Meu nome é Eugénia , eu vivo em Helsinki , então eu vou ser uma fã desta página, meus interesses não pode ser no melhor interesse de todos, mas eu digo-os de qualquer maneira: eu amo o futebol, assim como a pesca, e eu também gosto ouvir Shakira. Eu escrevi este comentário porque como eu já disse, eu realmente gosto deste site. Além disso, vou pedir desculpas pela minha linguagem, é a única maneira de eu conseguir falar com vocês ….Boa tarde a todos, amo todos vocês.
Muito obrigado !
Parabéns pelas suas atividades com gabarito. Elas estão ajudando-me na preparação dos meus planos de aula, já que leciono em outro turno e não tenho muito tempo para pesquisar atividades diferenciadas. E com sua ajuda torna-se mais fácil. Muito obrigada!
Muito obrigado !
————————————————
Muito obrigado !
Adorei as atividades com gabarito, está sendo muito útil em minhas aulas. Uso como atividade complementar .
O melhor é participar num concurso de entre os melhores blogs na web. Eu vou defender este site !
Fazer perguntas é coisa muito fastidiosa, se você não está entendendo completamente nada, exceto por este artigo que fornece uma compreensão agradável do assunto.
Você precisa participar de um concurso de entre os melhores blogs na web. Vou sugerir este site!
Ótimo! Continue! Irá me ajudar muito na minha prova! 1000!!!!!!
Incrivelmente impressionante.
Mas essa explicação é muito boa!
Você é tão legal! Eu não suponha que iria aprender algo assim antes. É bom para encontrar pessoaS com algumas ideias autênticas sobre este assunto. Este site é algo que é procurado na internet por alguém, e que tem um pouco de originalidade. Trabalho útil e que traz uma coisa nova na web!
Muito boa a maneira como vocês explicam os conteúdos. Parabéns!
Parabéns pela aula! Show! Vou usar com meus alunos.
Este site é realmente um passeio para toda a informação que eu precisava saber sobre isso e não sabia a quem perguntar. Clique aqui, e você definitivamente vai descobri-lo.
Ótimo***
Só a parte da tabela de substantivos coletivos está um pouco desorganizada…
Olá, Alex! Obrigada pela observação. Já ajustamos a publicação.
Muito em breve este site será famoso em meio a todos os visitantes do blog, devido às suas boas mensagens.
Seu site é útil para mim. Obrigado! …
Gostaria de saudar a todos os usuários. Tenham um bom dia!