LIÇÕES DE PORTUGUÊS – ROTEIRO Nº 14
1 – TEMA: Noções de Morfologia. Número do substantivo: singular e plural. Plural dos substantivos compostos.
2 – Pré-requisito: a) Ler compreensivamente. b) Ter concluído, com êxito, o Roteiro nº 12.
3 – META: As atividades deste Roteiro visam oferecer condições de aprendizagem sobre a formação e o uso do singular e plural do substantivo.
4 – Se você já estudou alguma coisa a respeito do assunto de que trata este Roteiro, responda à Auto-avaliação que se encontra no final deste livro. Se você obtiver um mínimo de 80 pontos, parabéns! Você não precisa estudar esta lição. Caso contrário, aconselho-o a ler os textos procurando entender as explicações dadas.
5 – ATIVIDADS DE ESTUDO: Ler compreensivamente é pré-requisito para se aprender qualquer coisa, através da leitura. Por isso leia o texto do Anexo A, para treinar sua interpretação. Embora a leitura dos Anexos em si seja também interpretação de textos, ela é voltada para uma finalidade mais específica que é a aprendizagem dos conceitos gramaticais. O texto do Anexo A é mais genérico e serve de treinamento para a compreensão geral da língua. Portanto, faça o seguinte:
a) Tenha um dicionário de Português ao seu alcance, para consultá-lo sobre as palavras que você desconhece o significado;
b) Procure um lugar sossegado para ler os textos e fazer os exercícios. Leitura precisa de atenção e o ambiente calmo ajuda nessa concentração de atenção.
c) Leia primeiro o texto; faça os exercícios logo em seguida; compare suas respostas com o gabarito; veja o que você errou e retorne ao texto para verificar o porquê do erro.
6 – PÓS-AVALIAÇÃO: Após ter feito a leitura compreensiva dos textos e feito os exercícios, responda às questões propostas na Auto-Avaliação. Creio que você agora acertará todas.Caso isso não aconteça, consulte as orientações dadas nas Atividades Suplementares.
7 – ATIVIDADES SUPLEMENTARES: Se você não conseguiu alcançar 80 pontos na Posavaliação, não desanime. Volte a ler os textos. Sem pressa. A leitura com compreensão é a base da aprendizagem.
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ANEXO A – Interpretação de texto
O JUSTO
1. O treinador reuniu a turma no vestiário e escalou doze: onze e o goleiro. O capitão do time estranhou, avisando que havia gente demais. O técnico, porém, sustentou a escalação:
2. – Isso é problema do juiz, o teu é jogar e tentar ganhar a partida.
3. E lá se foi o time para o campo.
4. Cinco minutos de jogo, a torcida começou a gritar, alertando o árbitro: “O Pipira tem doze!” O árbitro interrompeu a partida, contou os times e deu uma bronca no capitão que, por sua vez, passou a bola ao treinador:
5. – Fala co’home ali.
6. O juiz foi ao técnico e mandou retirar de campo o excedente. Uma confusão tremenda na pista. O técnico chamou o árbitro para uma conversa em particular. Saíram os dois na direção do centro do campo. A torcida, aos berros, descompunha todo mundo pelo atraso.
7. Os dois isolados no grande círculo, o técnico pôs a mão no ombro do juiz e entrou nas explicações:
8. – O problema é o seguinte: eu sou um homem de cinquenta anos, estreando na profissão. E sou novo aqui na terra. Acontece que, hoje de manhã, o presidente do clube me deu um bocado de nome, pra pôr no time. Dois são protegidos do delegado, quatro do comandante do destacamento, o goleiro é filho do gerente do banco, o presidente diz que os dois pontas-de-lança tem que jogar de qualquer maneira. Eu fui escalando, escalando…
9. – É, mas passou da conta – diz o árbitro, inflexível.
10. – E eu não sei que passou? Ia ser mais. Por sorte, o sobrinho do prefeito amanheceu com o pé inchado e pediu para não jogar. Senão, entravam treze.
11. – Bom, mas para começar o jogo, o senhor tem que tirar um… – diz o juiz.
12. – Eu, tirar um? Deus me livre! Tira o senhor. Por mim, o time joga com doze. Se o senhor está dificultando, vai lá o senhor e tira um, escolhe lá um. O mais que posso fazer é colaborar com o senhor. Por exemplo, não tire nem o cinco nem o seis que dá bolo com o chefe de polícia. E o pior é que agora eu já confundi tudo: não sei mais se o oito é gente do comandante do destacamento ou se é o filho do gerente do banco…
13. O árbitro encarou o técnico do Pipira, enfiou o apito no bolso e saiu como uma fera:
14. – Doze contra onze, comigo, não. Doze contra onze, só se me expulsarem da Liga.
15. Parou diante do banco dos reservas do Serrinha F. C. e dirigiu-se ao técnico, sentencioso como nunca:
16. – Carvalho, bota mais um dos teus homens em campo, Carvalho. Eu tenho horror a injustiça!
(NOGUEIRA, Armando. Bola na rede. Rio de Janeiro, José Olympio, 1973)
Depois de ter lido o texto responda às questões abaixo:
1. O técnico do Pipira, ao escalar o time, baseou-se:
a.( ) na capacidade de cada jogador
b.( ) nas características dos adversários
c.( ) nas recomendações de seus superiores
d.( ) nas suas próprias convicções
2. Quais foram as três primeira providências do juiz ao perceber a manifestação da torcida?
a)____________________________________________________________
b)____________________________________________________________
c)____________________________________________________________
3. O técnico do Pipira informou que o time entraria em campo cm dois jogarias a mais. Por que entrou com doze e não com treze?
________________________________________________________________________________________
4. O técnico negou-se a tirar de campo um dos jogadores. Por que não acatou a ordem do juiz?
________________________________________________________________________________________
5. O que o autor da narração deste episódio quis mostrar com o fato?
________________________________________________________________________________________
6. Na frase: “O técnico, porém, sustentou a escalação.” (par. 1) a palavra em destaque significa:
a. ( ) confirmou, ratificou o time b. ( ) fez as despesas do time
c. ( ) agüentou o peso, escorou o time d. ( ) alimentou, nutriu o time
7. Localize as palavras, no texto, que tenham estes significados:
a) aquele que treina ou dirige os treinos e escala os jogadores___________
b) aquele que tem autoridade e poder para julgar e dar sentenças________
c) jogadores que podem substituir os titulares no decorrer da partida______
d) pessoas que incentivam o time, desejando vitória____________________
______________________________________________________________
GABARITO
Questão 1. (c)
Questão 2: a. Interrompeu a partida b. contou os jogadores c. advertiu o capitão do Pipira
Questão 3: Porque o sobrinho do prefeito pediu para não jogar pois estava com o pé inchado.
Questão 4: Porque não queria desagradar seus superiores preferindo que o juiz agisse em lugar dele.
Questão 5: Mostrar a interferência de autoridades no esporte, principalmente no futebol.
Questão 6: (a)
Questão 7: a. Treinador e técnico b. juiz e árbitro c. reservas d. torcida
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ANEXO B – Número do substantivo: singular e plural.
O número do substantivo indica a quantidade de seres a que se refere. Quando designam um único ser de uma espécie dizemos que está no SINGULAR. Quando designam vários seres dizemos que está no PLURAL. Ex.: pessoa (singular) – pessoas (plural)
Em princípio é a letra “s” que marca a pluralidade do substantivo. Entretanto existem substantivos que não vão estar no plural mesmo que possuam um “s” no seu final. E outros que não se modificam para formar o plural. É preciso muita atenção e, principalmente, leitura de bons livros para você dominar o uso do plural dos substantivos.
Estudiosos da Língua Portuguesa, ao pesquisarem sobre como os substantivos se apresentam no singular e plural, chegaram às seguintes conclusões para formar o plural de palavras simples:
1. Se o substantivo terminar em vogal ou “n”, acrescenta-se “s” ao seu final.
Ex.: moça – moças hífen – hífens
Pajé – pajés pólen – polens
Saci – sacis abdômen – abdomens
Garoto – garotos líquen – liquens
Tatu – tatus
2. Se o substantivo terminar em “r” ou”z” acrescenta-se “es” ao seu final.
Ex: jantar – jantares vez – vezes
mar – mares luz – luzes
açúcar – açúcares cruz – cruzes
3. Se o substantivo é:
a) oxítono terminado em –al, -el, -il, -ol, -ul, troca-se o “l” por “is”.
Ex.: casal – casais; anel – anéis; barril – barris; lençol – lençóis; azul – azuis
b) paroxítono terminado em -il, troca-se o “il” por “eis”.
Ex.: fóssil – fósseis; réptil – répteis; míssil – mísseis;
4. Se o substantivo terminar em -ã, -ão, há três maneiras de formar o plural:
a) acrescenta-se “s” ao final da palavra. Ex: mão – mãos; irmã – irmãs; cidadão – cidadãos; anciã – anciãs
b) troca-se o –ão por –ães. Ex: pão – pães; capitão – capitães; alemão – alemães
c) troca-se o –ão por –ões. Ex: patrão – patrões; leitão – leitões; avião – aviões
Observação: Algumas palavras terminadas em –ão podem ter até TRÊS formas de plural:
Ancião – anciãos, anciães, anciões
Ermitão – ermitãos, ermitões
Mamão – mamãos, mamões
5. Se o substantivo é oxítono terminado em “s”, acrescenta-se –es ao final.
Ex.: ananás – ananases; mês – meses; freguês – fregueses; português – portugueses
6. Se o substantivo terminar em “m”, troca-se o “m” para “ns”.
Ex.: homem – homens; atum – atuns; Virgem – virgens; tom – tons; Pudim – pudins; álbum – álbuns
7. Os substantivos paroxítonos e proparoxítonos terminados em “x” e “s” não se modificam.
Ex.: píres, tórax, lápis, xérox, vírus, ônix, óculos, ânus, atlas, ônibus, córtex
Observação: O plural dos adjetivos também se forma como o dos substantivos. E como o substantivo é uma palavra básica (Roteiro 11), o adjetivo vai concordar em gênero e número com ele. Veja:
O homem honesto – os homens honestos
A moça alegre – as moças alegres
O ônibus escolar – os ônibus escolares
O gás venenoso – os gases venenosos
Exercícios.
A. Passe para o feminino e plural, quando for possível:
1. o botão pequeno – ________________________________
2. o leão resmungão – _______________________________
3. a operação cirúrgica – _____________________________
4. o vozeirão rude – _________________________________
5. o capitão alemão – ________________________________
6. o guardião beberrão – ______________________________
7. o escrivão pobretão – _______________________________
8. a mão do irmão – __________________________________
9. um menino pagão – ________________________________
10. a bênção paterna – ________________________________
11. o chão molhado – _________________________________
12. o sótão desarrumado – _____________________________
13. um rapaz singular – _______________________________
14. a colher menor – _________________________________
15. a raiz pequena – _________________________________
16. o abdômen grande – ______________________________
17. o ananás azedo – _________________________________
18. o píres quebrado – ________________________________
19. o português comerciante – _________________________
20. o lápis azul – _____________________________________
21. o papel colorido – _________________________________
22. uma questão fácil – ________________________________
23. o vírus letal – _____________________________________
24. o anzol afiado – ___________________________________
25. a ideia genial – ___________________________________
26. o óculos marrom – _________________________________
B) Um garoto foi incumbido de ir à padaria comprar guloseimas para o lanche. Sua irmã disse: quero um pão e um bombom.
Sua mãe disse: quero um pão, um bombom, um pastel e uma empada.
Sua tia disse: quero um pão, um bombom e um pastel.
Baseado nas informações, escreva a frase que o garoto deve dizer ao fazer o pedido na padaria:
______________________________________________________________
______________________________________________________________
C) Escreva as frases abaixo no feminino plural, fazendo as adaptações necessárias:
1. Aquele camponês queria comprar píres e funil.
____________________________________________________________
2. O cidadão fez pouco caso da palavra do profeta.
___________________________________________________________
3. O promotor não poupou palavras contra o réu.
____________________________________________________________
4. O patrão era muito autoritário.
___________________________________________________________
5. O juiz analisou a raiz do problema.
___________________________________________________________
GABARITO:
A) 1. os botões pequenos B) Quero três pães, três bombons, dois pasteis e uma empada
2. as leoas resmungonas
3. as operações cirúrgicas
4. os vozeirões rudes C) 1. Aquelas camponeses queriam comprar píres e funis.
5. as capitãs alemãs 2. As cidadãs fizeram pouco caso das palavras das profetizas.
6. as guardiãs beberronas 3. AS promotoras não poupara palavras contra as rés.
7. as escrivãs pobretonas 4. As patroas eram muito autoritárias.
8. as mãos das irmãs 5. As juízas analisaram as raízes dos problemas.
9. umas meninas pagãs
10. as bênçãos maternas
11. os chãos molhados
12. os sótãos desarrumados
13. umas raparigas singulares
14. as colheres menores
15. as raízes pequenas
16. os abdômens grandes
17. os ananases azedos
18. os píres quebrados
19. as portuguesas comerciantes
20. os lápis azuis
21. os papeis coloridos
22. umas questões fáceis
23. os vírus letais
24. os anzois afiados
25. as ideias geniais
26. os óculos marrons
___________________________________________________________________________
ANEXO C – PLURAL DOS SUBSTANTIVOS COMPOSTOS
No plural dos substantivos compostos, é preciso observar a classe gramatical das palavras que os compõem e a posição que ocupam nesta formação. Um substantivo composto pode ser formado por:
Substantivo + substantivo = couve-flor
Adjetivo + substantivo = gentil-homem
Numeral + substantivo = quarta-feira
Verbo + substantivo = beija-flor
Substantivo + preposição + substantivo = pé-de-moleque
Prefixo + substantivo = vice-diretor
Interjeição + substantivo = ave-maria
Adjetivo + adjetivo = franco-lusitano
Verbo + adjetivo = guarda-noturno
Advérbio + adjetivo = sempre-viva
Verbo + verbo = pisca-pisca
Para entendermos como fazer o plural desses substantivos temos que saber que:
1. existem palavras variáveis – aquelas que sofrem alteração na sua forma
2. existem palavras invariáveis – as que não alteram sua forma
3. as palavras variáveis e invariáveis se combinam para formar um substantivo.
A posição dessas palavras na composição do substantivo composto determina qual delas vai para o plural. Assim temos quatro situações a observar.
1. Os dois elementos vão para o plural nos compostos formados por:
a) substantivo + substantivo = couves-flores
b) substantivo + adjetivo = amores-perfeitos
c) adjetivo + substantivo = gentis-homens, bons-dias
d) numeral + substantivo = meios-fios, segundas-feiras
e) verbo + adjetivo = guardas-noturnos
2. Só o primeiro elemento vai para o plural nos compostos:
a) ligados por preposição = pés-de-moleque, pães-de-ló, chapeus-de-sol
3. Só o último elemento vai para o plural nos compostos formados por:
a) adjetivo + adjetivo = luso-brasileiros
b) verbo + substantivo = beija-flores, guarda-roupas
c) advérbio + adjetivo = sempre-vivas
d) prefixo + substantivo = vice-diretores, pré-molares
e) interjeição + substantivo = ave-marias, salve-rainhas
f) verbo +verbo (quando repetidos) = pisca-piscas, puxa-puxas
g) preposição + substantivo = sem-terras
4. Nenhum elemento vai para o plural nos compostos formados por:
a) verbo + palavra invariável = os ganha-pouco, os cola-tudo
b) verbos de sentido opostos = os leva-e-traz, os perde-ganha
ADVERTÊNCIA:
O plural das palavras compostas, em português, ainda gera polêmica entre os estudiosos da língua, razão porque encontramos divergência entre as principais Gramáticas Normativas da Língua Portuguesa.
Exercícios.
Faça o plural de:
- cirurgião-dentista _______________________
- obra-prima_____________________________
- boa-vida_______________________________
- má-língua______________________________
- terça-feira______________________________
- estrela-do-mar___________________________
- sem-terra _____________________________
- semi-analfabeto____________________________
- banana-maçã____________________________
- livre-pensador ___________________________
- mal-educado ____________________________
- água-de-colônia __________________________
- pimenta-de-cheiro ________________________
- alto-falante ______________________________
- corre-corre ______________________________
__________________________________________________________________
GABARITO
- cirurgiões-dentistas
- obras-primas
- boas-vidas
- más-línguas
- terças-feiras
- estrelas-do-mar
- sem-terras
- semi-analfabetos
- bananas-maçãs
- livres-pensadores
- mal-educados
- águas-de-colônia
- pimentas-de-cheiro
- alto-falantes
- corre-corres
___________________________________________________________________
AUTO-AVALIAÇÃO
A. Passe para o feminino/plural, quando for possível:
1. o botão pequeno – ________________________________
2. o leão resmungão – _______________________________
3. a operação cirúrgica – _____________________________
4. o vozeirão rude – _________________________________
5. o capitão alemão – ________________________________
6. o guardião beberrão – ______________________________
7. o escrivão pobretão – _______________________________
8. a mão do irmão – __________________________________
9. um menino pagão – ________________________________
10. a bênção paterna – ________________________________
11. o chão molhado – _________________________________
12. o sótão desarrumado – _____________________________
13. um rapaz singular – _______________________________
14. a colher menor – _________________________________
15. a raiz pequena – _________________________________
16. o abdômen grande – ______________________________
17. o ananás azedo – _________________________________
18. o píres quebrado – ________________________________
19. o português comerciante – _________________________
20. o lápis azul – _____________________________________
21. o papel colorido – _________________________________
22. uma questão fácil – ________________________________
23. o vírus letal – _____________________________________
24. o anzol afiado – ___________________________________
25. a ideia genial – ___________________________________
26. o óculos marrom – _________________________________
B) Um garoto foi incumbido de ir à padaria comprar guloseimas para o lanche. Sua irmã disse: quero um pão e um bombom.
Sua mãe disse: quero um pão, um bombom, um pastel e uma empada.
Sua tia disse: quero um pão, um bombom e um pastel.
Baseado nas informações, escreva a frase que o garoto deve dizer ao fazer o pedido na padaria:
______________________________________________________________
______________________________________________________________
C) Escreva as frases abaixo no feminino plural, fazendo as adaptações necessárias:
1. Aquele camponês queria comprar píres e funil.
____________________________________________________________
2. O cidadão fez pouco caso da palavra do profeta.
___________________________________________________________
3. O promotor não poupou palavras contra o réu.
____________________________________________________________
4. O patrão era muito autoritário.
___________________________________________________________
5. O juiz analisou a raiz do problema.
___________________________________________________________
D) Faça o plural de:
- cirurgião-dentista _______________________
- obra-prima_____________________________
- boa-vida_______________________________
- má-língua______________________________
- terça-feira______________________________
- estrela-do-mar___________________________
- sem-terra _____________________________
- semi-analfabeto____________________________
- banana-maçã____________________________
- livre-pensador ___________________________
- mal-educado ____________________________
- água-de-colônia __________________________
- pimenta-de-cheiro ________________________
- alto-falante ______________________________
- corre-corre ______________________________
______________________________________________________________________
GABARITO:
A) 1. os botões pequenos B) Quero três pães, três bombons, dois pasteis e uma empada.
2. as leoas resmungonas
3. as operações cirúrgicas
4. os vozeirões rudes C) 1. Aquelas camponeses queriam comprar píres e funis.
5. as capitãs alemãs 2. As cidadãs fizeram pouco caso das palavras das profetisas.
6. as guardiãs beberronas 3. As promotoras não pouparam palavras contra as rés.
7. as escrivãs pobretonas 4. As patroas eram muito autoritárias.
8. as mãos das irmãs 5. As juízas analisaram as raízes dos problemas.
9. umas meninas pagãs
10. as bênçãos maternas
11. os chãos molhados
12. os sótãos desarrumados
13. umas raparigas singulares
14. as colheres menores
15. as raízes pequenas
16. os abdômens grandes
17. os ananases azedos
18. os píres quebrados
19. as portuguesas comerciantes
20. os lápis azuis
21. os papeis coloridos
22. umas questões fáceis
23. os vírus letais
24. os anzois afiados
25. as ideias geniais
26. os óculos marrons
Questão D:
- cirurgiões-dentistas
- obras-primas
- boas-vidas
- más-línguas
- terças-feiras
- estrelas-do-mar
- sem-terras
- semi-analfabetos
- bananas-maçãs
- livres-pensadores
- mal-educados
- águas-de-colônia
- pimentas-de-cheiro
- alto-falantes
- corre-corres
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LEITURA SUPLEMENTAR
TINTIM
Durante alguns anos, o tintim me intrigou. Tintim por tintim: o que queria dizer aquilo? Imaginei que fosse alguma misteriosa medida de outros tempos que sobrevivera ao sistema métrico, como a braça, a légua, etc. Outro mistério era o triz. Qual a exata definição de um triz? É uma subdivisão de tempo ou de espaço. As coisas deixam de acontecer por um triz, por uma fração de segundo ou de milímetro. Mas que fração? O triz talvez correspondesse a meio tintim, ou o tintim a um décimo de triz. Tanto o tintim quanto o triz pertenceriam ao obscuro mundo das microcoisas. Há quem diga que não existe uma fração mínima de matéria, que tudo pode ser dividido e subdividido. Assim como existe o infinito para fora – isto é, o espaço sem fim, depois que o Universo acaba – existiria o infinito para dentro. A menor fração da menor partícula do último átomo ainda seria formada por dois trizes, e cada triz por dois tintins, e cada tintim por dois trizes, e assim por diante até a loucura.
Descobri, finalmente, o que significa tintim. É verdade que, se me tivesse dado ao trabalho de olhar no dicionário mais cedo, minha ignorância não teria durado tanto. Mas o óbvio, às vezes, é a última coisa que nos ocorre. Está no Aurelião. Tintim, vocábulo onomatopaico que evoca o tinido das moedas. Originalmente, portanto, “tintim por tintim” indicava um pagamento feito minuciosamente, moeda por moeda. Isso no tempo em que as moedas, no Brasil, tiniam, ao contrário de hoje, quando são feitas de papelão e se chocam sem ruído. Numa investigação feita hoje, da corrupção no país, tintim por tintim, ficaríamos tinindo sem parar e chegaríamos a uma nova concepção de infinito.
Tintim por tintim. A menina muito dada, namoraria sim-sim por sim-sim. O gordo incontrolável progrediria pela vida, quindim por quindim. O telespectador habitual viveria plim-plim por plim-plim. Eu e você vamos ganhando nosso salário tin por tin (olha aí, a inflação já levou dois tins). Resolvido o mistério do tintim, que não é uma subdivisão nem de tempo nem de espaço nem de matéria, resta o triz. O Aurelião não nos ajuda. “Triz”, diz ele, significa por pouco. Sim, mas que pouco? Queremos algarismos, virgulas, zeros, definições para “triz”. Substantivo feminino. Popular. “Icterícia”. Triz quer dizer icterícia. Ou teremos de mudar todas as nossas teorias sobre o Universo ou teremos que mudar de assunto. Acho melhor mudar de assunto. O Universo já tem problemas demais.
VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2001)
Excelente***