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GramáticaNoções de Morfologia.

Tema 17. Noções de Morfologia. Flexões do adjetivo.

By 26 January 201010 Comments

LIÇÕES DE PORTUGUÊS   –   ROTEIRO Nº 17

1. TEMA:  Noções de Morfologia. Flexões do adjetivo: gênero, número e grau.

2. PRÉ-REQUISITO: Ter concluído, com êxito, o Roteiro Nº 16.

3. META: As atividades deste Roteiro foram organizadas com a finalidade de proporcionar condições de aprendizagem para o uso correto das flexões do adjetivo.

4. PRÉ-AVALIAÇÃO: O objetivo da pré-avaliação é diagnosticar o quanto se tem conhecimento de um assunto. Para isso, basta que você responda à Auto-avaliação que está no final deste Roteiro, antes de ler qualquer texto existente nele. Se você alcançar um resultado igual ou superior a 80 pontos, não precisa estudar o assunto, pois você já o domina suficientemente.Caso contrário, vá direto para as Atividades de Estudo.

5. ATIVIDADES DE ESTUDO: Ler com entendimento é prerrequisito para se aprender qualquer coisa através da leitura. Por isso, leia o texto do Anexo A para treinar sua interpretação. Embora a leitura dos anexos em si seja também interpretação de texto, ela é voltada para uma finalidade mais específica que é a aprendizagem dos conceitos gramaticais. O texto do Anexo A é mais genérico e serve de treinamento para a compreensão geral da língua. Portanto, faça o seguinte:

a) Tenha um dicionário e Português ao seu alcance, para consultá-lo sobre as palavras que você desconhece o significado;

b) Procure um lugar sossegado para ler os textos e fazer os exercícios.

c) Leia primeiro o texto; faça os exercícios logo em seguida; compare suas respostas com o gabarito e veja o que errou; retorne ao texto para verificar o porquê do erro.

6. PÓS-AVALIAÇÃO: Após ter feito o estudo dos textos e os exercícios, responda às questões propostas na Auto-avaliação. Creio que você agora, acertará todas. Caso isso não aconteça, consulte as orientações dadas nas Atividades Suplementares.

7. ATIVIDADES SUPLEMENTARES: Se você não conseguiu alcançar 80 pontos na Pós-avaliação, volte à leitura dos textos, agora com mais atenção. Sem pressa. A leitura com compreensão é a base da aprendizagem.

______________________________________________________________________________

ANEXO A – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

A CRUZ MAIS LEVE

(MALBA TAHAN, “Lendas do Céu e da Terra)

1.          Reza uma antiga lenda cristã que um jovem, convertido ao  Evangelho, recebeu sua cruz para seguir, juntamente  com  outros  peregrinos, pela estrada da Jerusalém Celeste. Toturava-o, porém, o peso da  cruz que lhe fora confiada. E fatigava-o tanto a carga que ele se via  forçado a descansar de vez em quando.

2.          – Má sorte a minha, – lamentava o moço – deram-me a mais pesada das cruzes!

3.          Movido por um sentimento egoístico, lembrou-se, numa das  pousadas, de trocar sua cruz por outra mais leve, dentre  as  que  conduziam seus companheiros de jornada.

4.          Aproveitando a escuridão da noite, pé ante pé, sem ser  pressentido, foi ter ao sitio em que se achavam depositadas as cruzes e sopesando-as uma a uma, escolheu a que lhe parecia mais leve e tomou-a para si.

5 .          Ao outro dia, reiniciada a viagem, notou que ninguém se dizia prejudicado com a troca. Só então verificou que a  cruz  que  ele  escolhera, por ser a mais leve de todas, era, justamente, a sua.

Responda às questões abaixo, de acordo com o texto

1. O texto narra a história de um jovem convertido ao Evangelho, isto é, que se tornou:

a.(   ) judeu         b.(   ) herege       c.(   ) cristão       d.(   ) ateu

2. Os peregrinos dirigiam-se para Jerusalém com as cruzes a fim de visitar o lugar onde:

a.(   ) Nasceu Jesus         b.(   ) vivia a Papa

c.(   ) morreu Jesus          d.(   ) nenhuma das respostas

3. Julgando estar carregando a mais pesadas das cruzes, o jovem resolveu:

a.(   ) trocar sua cruz por outra mais leve.

b.(   ) abandonar sua cruz no meio do caminho.

c.(   ) não seguir caminho com os outros peregrinos.

d.(   ) reclamar do peso da sua cruz para os outros peregrinos.

4. Para por em prática seu plano, o jovem agiu silenciosamente, pé ante pé. Por quê?

a.(   ) Ele não queria acordar os companheiro de viagem.

b.(   ) Ele não queria ser surpreendido cometendo um ato ilícito.

c.(   ) Ele não queria incomodar os mais velhos.

d.(   ) nenhuma das respostas

5. Ao notar que ninguém reclamava de levar uma cruz mais pesada que a anterior, o jovem concluiu que:

a.(   ) todas as cruzes tinham o mesmo peso

b.(   ) ninguém tinha percebido a troca

c.(   ) ninguém estava preocupado com o peso da cruz

d.(   ) escolhera a mesma cruz que já vinha carregando, por ser a mais leve

6. O provérbio que mais quais está de acordo com a moral da história é:

a.(   ) Cada um sabe onde o sapato lhe aperta o calo.

b.(   ) A nossa dor é sempre maior que a dos outros.

c.(   ) O castigo sempre vem a cavalo.

d.(   ) O que os olhos não veem, o coração não sente.

7. Assinale a alternativa que substitui, corretamente, as palavras em destaque, na frase abaixo:

“Entre os romeiros, havia um jovem que se queixava do peso da cruz que transportava.

a.(   ) peregrinos, lamentava, conduzia

b.(   ) trocadores, condoia, lamentava

c.(   ) notórios, trocava, condoía

d.(   ) justos, notava, peregrinava

__________________________________________________

GABARITO:    1. C      2. C      3. A     4. B       5. D        6. B      7. A

___________________________________________________

ANEXO B – FLEXÕES DO ADJETIVO

F

L

E

X

Õ

E

S

DO

A

D

J

E

T

I

V

O

Gênero

Uniformes – uma só forma para representar o masculino e o feminino.
Biformes – uma forma para o masculino e uma forma para o feminino masculino
Feminino

Número

Singular
Plural

Grau

comparativo

igualdade
inferioridade
superioridade

superlativo

absoluto Sintético
Analítico

relativo

De superioridade

De inferioridade

Pelo esquema acima, podemos visualizar a classificação da flexão do adjetivo. Mas, mais importante é saber empregar bem essas flexões no dia-a-dia do uso da língua. O gênero e o número do adjetivo seguem as mesmas regras de formação do substantivo. Aliás, o adjetivo nesse sentido, vai concordar com o substantivo, isto é, quando o substantivo estiver no feminino/masculino/singular ou plural, o adjetivo também vai apresentar-se da mesma forma.

Ex.: menina bonita – meninas bonitas            garotos estudiosos – garotos estudiosos

_____________________________________________________________________

ANEXO C   –    GÊNERO DO ADJETIVO

Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser:

. Uniformes – quando tem a mesma forma para representar o masculino e o feminino.

Ex: menino feliz – menina feliz;            comida ruim – jogo ruim

homem gentil – mulher gentil;              assunto fácil – viagem fácil

. Biformes – quando tem uma forma para o masculino e outra para o feminino.

Ex: cru – crua;      bom – boa;       mau – má

Nos adjetivos compostos, apenas o último elemento da palavra toma a forma feminina, concordando com o substantivo a que se refere.

Ex: pacto sócio-econômico = política sócio-econômica      acordo luso-brasileiro = frota luso-brasileira

menino mal-educado = menina mal-educada

Exceção: a única palavra que não segue essa regra é SURDO-MUDO, cujo feminino é SURDA-MUDA.

Exercícios.

1. Use adjetivos, nos espaços das frases, que se adéqüem ao substantivo em destaque:

a) Visitei uma ___________ casa __________

b) Gosto de sapatos __________ e __________

c) Encontrei o ___________calção _________

d) O ____________ avô ____________ chegou.

e) Os camarões são ________ e ___________

f) Cumprimos a ____________ tarefa ________

___________________________________________________

Gabarito:

Você deverá usar adjetivos que qualifiquem o substantivo, fazendo a concordância em gênero número com o substantivo destacado.

___________________________________________________

ANEXO D   –   NÚMERO DO ADJETIVO

Os adjetivos simples formam o plural do mesmo modo que os substantivos. Ex: feliz – felizes;  cruel – cruéis; bom – bons;

No plural dos adjetivos compostos deve-se observar a sua formação.

1. somente o último elemento vai para o plural quando formado por:

a) adjetivo + adjetivo          Ex. Cabelos castanho-escuros

Exceção: também aqui a única palavra que não segue esta regra é SURDOS-MUDOS/SURDAS-MUDAS.

b) palavra invariável + adjetivo         Ex: meninos mal-educados; crianças recém-nascidas

2. Fica invariável quando formado por:

a) adjetivo + substantivo       Ex: camisas verde-abacate;     Gravatas amarelo-canário;       Uniformes verde-oliva

No início deste estudo, vimos que não basta saber a classificação das palavras. É necessário saber empregá-las corretamente. Numa frase, as palavras se combinam e é preciso estar atento para este fato da língua. Então vamos colocar a frase abaixo no feminino/plural:

Aquele camponês gentil queria comprar pires e funil, mas não comprou porque, no caminho deserto, perto do portão azul, assustou-se quando um pássaro marron-claro, atingido por um projétil, caiu-lhe na sua cabeça.

_______________________________________

GABARITO:

Aquelas camponesas gentis queriam comprar pires e funis, mas não compraram porque, na estrada deserta, perto das porteiras azuis, assustaram-se quando uns pássaros marron-claros, atingidos por uns projéteis, caíram-lhes nas suas cabeças.

_____________________________________

ANEXO E   –   GRAU DO ADJETIVO

Enquanto o grau do substantivo exprime basicamente o tamanho dos seres, o grau do adjetivo exprime a intensidade das qualidades dos seres, pois a qualidade é um aspecto das coisa que não é material, não tem forma, não tem estrutura física.

São dois, os graus do adjetivo: o comparativo e o superlativo.

1. Grau Comparativo.

Como o nome está dizendo, o grau comparativo exprime a comparação entre a qualidade de dois seres, que pode ser igual, maior ou menor. Observe os exemplos:

Pedro é tão inteligente quanto João.

Pedro é mais inteligente do que João.

Pedro é menos inteligente do que João.

Nos exemplos dados, podemos perceber que o adjetivo inteligente é o centro da idéia de comparação entre duas pessoas. O grau comparativo também pode comparar duas qualidades que julgamos existir em um mesmo ser. Veja:

João é tão inteligente quanto estudioso.

João é mais inteligente do que estudioso.

João é menos inteligente do que estudioso.

Como você pode verificar, o grau comparativo sempre será analítico, uma vez que na sua formação entram um adjetivo e uma das expressões:

. tão ……………… quanto ………..   (comparativo de igualdade)

. mais …………… do que …………   (comparativo de superioridade)

. menos ………… do que …………   (comparativo de inferioridade)

Existem adjetivos que possuem uma forma sintética para expressar o grau comparativo. Exemplos:

Bom – melhor – superior       Mau – pior – inferior      Grande – maior – superior       Pequeno – menor

Na construção das frases em português, deve-se verificar a elegância do que está sendo escrito ou dito. No caso de uso dos adjetivos acima, as frases construídas no modo tradicional estão corretas. Entretanto, soa esquisito aos ouvidos, uma vez que a língua possui o recurso sintético. Veja:

João é menos bom que o irmão, em Matemática.                   João é pior que o irmão, em Matemática.

O Sol é mais grande do que a Terra.                                          O Sol é maior que a Terra.

O mar Morto é mais pequeno que o Mar Mediterrâneo.      O Mar Morto é menor que o Mar Mediterrâneo.

Vamos exercitar.

A. Leia as frases abaixo e identifique pelo número dado, que tipo de grau existe em cada uma:

1. comparativo de igualdade

2. comparativo de superioridade

3. comparativo de inferioridade

a. (   ) Seu irmão  é menos corajoso que você.

b. (   ) Embora seja jovem, Pedro é tão experiente quanto o pai.

c. (   ) As moças costumam ser mais vaidosas do que os rapazes.

d. (   ) João sempre se mostrou mais afoito do que o irmão.

e. (   ) Depois da nossa conversa, as coisas ficaram tão claras como a água.

f. (   ) Ele sempre foi menos paciente que a esposa.

g.(   ) O seu comportamento é tão mau quanto o de seu irmão.

B. Substitua a expressão grifada por outra que torne o grau comparativo mais elegante.

a. O seu comportamento é mais mau do que o do seu irmão.

b. Esta sala é mais pequena do que a outra.

c. Este tecido é mais bom do que aquele.

___________________________________________

GABARITO

Questão 1: a.( 3 )     b.( 1 )    c.( 2 )     d.( 2 )    e.( 1 )     f.( 3 )    g.( 1 )

Questão 2: a)  …. é  pior que ……               b) ….. é menor que …..              c) ….. é melhor que ……

__________________________________________

2. Grau Superlativo

Grau Superlativo Absoluto

O grau superlativo exprime uma determinada qualidade em alto grau de intensidade  que um ser possui. É o grau superlativo absoluto. Ele pode se apresentar de duas maneiras. Veja:

Esta garota é muito simpática.  (Superlativo absoluto analítico)

Esta garota é simpaticíssima. (Superlativo absoluto sintético)

O superlativo absoluto analítico vai ser constituído de uma palavra que indique excesso mais o adjetivo.

Exemplo:            As irmãs são muito amigas.

O superlativo absoluto sintético é formado pelo acréscimo da terminação –íssimo ao adjetivo.

Exemplo:            As irmãs são amicíssimas.

Os dois exemplos acima dizem a mesma coisa, mas de forma diferente.

As terminações mais comuns usadas na formação do superlativo absoluto sintético são: -íssimo; -bilíssimo; -císsimo; -níssimo; -érrimo.

Veja alguns exemplos:

Amável – amabilíssimo      Capaz – capacíssimo             Fértil – fertilíssimo

Amargo – amaríssimo         Cruel – crudelíssimo               Fiel – fidelíssimo

Amigo – amicíssimo            Comum – comuníssimo          Magro – magérrimo

Antigo – antiquíssimo         Célebre – celebérrimo              Pagão – paganíssimo

Belo –belíssimo                     Doce – dulcíssimo                    Pobre – paupérrimo

Sábio – sapientíssimo          Sagrado – sacratíssimo

Obs.: Alguns adjetivos, ao serem usados na forma superlativa absoluta sintética, retomam o radical de origem da palavra (grega ou latina). Por isso, alguns dos exemplos dados acima se modificaram.

Grau Superlativo Relativo

O grau superlativo ainda pode exprimir que alguém, dentre todos os que possuem determinada qualidade, se destaca por possuí-la em grau mais elevado que os outros. Veja:

Ele é o mais simpático de todos.    Ele é o menos simpático de todos.

Esse grau pode ser para mais (superlativo relativo de superioridade) ou para menos (superlativo relativo de inferioridade)

Assim: ….. o mais bonito ……… (superlativo relativo de superioridade)

….. o menos bonito …… (superlativo relativo de inferioridade)

Agora releia as explicações sobre o grau do adjetivo e faça os exercícios a seguir:

1. Sublinhe os adjetivos flexionadas em grau, informando o tipo de grau que foi usado na frase.

a) Mercúrio é o menor dos planetas e Júpiter é o maior._________________

b) Mário é o menos medroso de todos._____________________________

c) Sua irmã é a moça mais dedicada deste curso._____________________

d) As pedras eram extremamente valiosas, mas ninguém quis comprá-las.

e) Lúcia era uma colega estudiosíssima.__________________________

2. Transforme a expressão sublinhada, usando o superlativo absoluto sintético:

a) Joaquim é muito educado. _____________________________________

b) A avó, que tem quase oitenta anos, está com a cabeça muito branca.

c) Aquela família é imensamente cristã. ____________________________

d) Este é Carlos, um amigo muito fiel. ______________________________

e) Teresa e Paulo são muito amigos. _______________________________

f) Sinto-me excessivamente feliz. __________________________________

3. Relacione a coluna com acordo com as frases, de modo a relacionar os adjetivos flexionados ao grau correspondente:

a) Quero vê-la o mais rápido possível.                (   ) superlativo absoluto sintético

b) Para mim, tudo está muito claro.                      (   ) Superlativo absoluto analítico

c) Creio ter havido um terribilíssimo engano.    (   ) superlativo relativo de inferioridade

d) Considero-o o menos capaz da turma.            (   ) superlativo relativo de superioridade

_____________________________________________________________________

GABARITO

Questão 1:

a)o menor – superlativo relativo de inferioridade; o maior – superlativo relativo de superioridade

b) o menos medroso – superlativo relativo de inferioridade

c) mais dedicada – superlativo relativo de superioridade

d) extremamente valiosas – superlativo absoluto analítico

e) estudiosíssima – superlativo absoluto sintético

Questão 2:

a) educadíssimo       b) branquíssima       c) cristianíssima     d) fidelíssimo            e) amicíssimos         f) felicíssimo

Questão 3: a sequência correta é =  ( c ) – ( b ) – ( d ) – ( a )

_____________________________________________________

LEITURA SUPLEMENTAR

UM DEVER AMARÍSSIMO!

(MACHADO DE ASSIS, Dom Casmurro. Capitulo 4)

José Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feição monumental às idéias; não as havendo, servia a prolongar as frases. Levantou-se para ir buscar o gamão, que estava no interior da casa. Cosi-me muito à parede, e vi-o passar com as suas calças brancas engomadas, presilhas, rodaque e gravata de mola. Foi dos últimos que usaram presilhas no Rio de Janeiro, e talvez neste mundo. Trazia as calças curtas para que lhe ficassem bem esticadas. A gravata de cetim preto, com um arco de aço por dentro, imobilizava-lhe o pescoço; era então moda. O rodaque de chita, veste caseira e leve, parecia nele uma casaca de cerimônia. Era magro, chupado, com um princípio de calva; teria os seus cinqüenta e cinco anos. Levantou-se com o passo vagaroso do costume, não aquele vagar arrastado dos preguiçosos, mas um vagar calculado e deduzido, um silogismo completo, a premissa antes da conseqüência, a conseqüência antes da conclusão. Um dever amaríssimo!

____________________________________________

Vocabulário:

Presilhas – é uma tira de pano que tem, em uma das extremidades, uma fivela em que se enfia  um botão para apertar ou prender.

Rodaque – traje masculino, espécie de casaco e de colete

* * *

AUTO-AVALIAÇÃO

1. Use adjetivos, nos espaços das frases, que se adéqüem ao substantivo em destaque:

a) Visitei uma ___________ casa __________

b) Gosto de sapatos __________ e __________

c) Encontrei o _________ calção ___________

d) O ____________ avô ____________ chegou.

e) Os camarões são ___________ e ___________

f) Cumprimos a ____________ tarefa ______

2. Passe para o feminino/plural a frase abaixo:

Aquele camponês gentil queria comprar pires e funil, mas não comprou porque, no caminho deserto, perto do portão azul, assustou-se quando um pássaro marron-claro, atingido por um projétil, caiu-lhe na sua cabeça.

________________________________________________________________________

3. Substitua a expressão grifada por outra que torne o grau comparativo mais elegante.

a. O seu comportamento é mais mau do que o do seu irmão.___________

b. Esta sala é mais pequena do que a outra._________________________

c. Este tecido é mais bom do que aquele.___________________________

4. Leia as frases abaixo e identifique pelo número dado, que tipo de grau existe em cada uma:

  1. comparativo de igualdade
  2. comparativo de superioridade
  3. comparativo de inferioridade

a. (   ) Seu irmão  é menos corajoso que você.

b. (   ) Embora seja jovem, Pedro é tão experiente quanto o pai.

c. (   ) As moças costumam ser mais vaidosas do que os rapazes.

d. (   ) João sempre se mostrou mais afoito do que o irmão.

e. (   ) Depois da nossa conversa, as coisas ficaram tão claras como a água.

f. (   ) Ele sempre foi menos paciente que a esposa.

g.(   ) O seu comportamento é tão mau quanto o de seu irmão.

5. Sublinhe os adjetivos flexionadas em grau, informando o tipo de grau que foi usado na frase.

a) Mercúrio é o menor dos planetas e Júpiter é o maior.__________________

b) Mário é o menos medroso de todos.____________________________

c) Sua irmã é a moça mais dedicada deste curso._____________________

d) As pedras eram extremamente valiosas, mas ninguém quis comprá-las.___

e) Lúcia era uma colega estudiosíssima.____________________________

6. Transforme a expressão sublinhada, usando o superlativo absoluto sintético:

a) Joaquim é muito educado. _____________________________________

b) A avó, que tem quase oitenta anos, está com a cabeça muito branca. __

c) Aquela família é imensamente cristã. ____________________________

d) Este é Carlos, um amigo muito fiel. ______________________________

e) Teresa e Paulo são muito amigos. _______________________________

f) Sinto-me excessivamente feliz. __________________________________

7. Relacione a coluna de acordo com as frases, de modo a relacionar os adjetivos flexionados ao grau correspondente:

a) Quero vê-la o mais rápido possível.                 (    ) superlativo absoluto sintético

b) Para mim, tudo está muito claro.                      (    ) superlativo absoluto analítico

c) Creio ter havido um terribilíssimo engano.    (    ) superlativo relativo de inferioridade

d) Considero-o o menos capaz da turma.             (    ) superlativo relativo de superioridade

______________________________________________________

GABARITO

Questão 1. Você deverá usar adjetivos que qualifiquem o substantivo, fazendo a concordância

em gênero número com o substantivo destacado.

Questão 2. Aquelas camponesas gentis queriam comprar pires e funis, mas não compraram

porque, na estrada deserta, perto das porteiras azuis, assustaram-se quando uns

pássaros marron-claros, atingidos por uns projéteis, caíram-lhes nas suas cabeças.

Questão 3: a)  …. é  pior que …….         b) ….. é menor que …..        c) ….. é melhor que ……

Questão 4: a.( 3 )     b.( 1 )    c.( 2 )     d.( 2 )    e.( 1 )     f.( 3 )    g.( 1 )

Questão 5:

a)o menor – superlativo relativo de inferioridade; o maior – superlativo relativo de superioridade

b) o menos medroso – superlativo relativo de inferioridade

c) mais dedicada – superlativo relativo de superioridade

d) extremamente valiosas – superlativo absoluto analítico

e) estudiosíssima – superlativo absoluto sintético

Questão 6:

a) educadíssimo       b) branquíssima       c) cristianíssima

d) fidelíssimo            e) amicíssimos         f) felicíssimo

Questão 7: a sequencia correta é =  ( c ) – ( b ) – ( d ) – ( a )

10 Comments

  • joelma duarte says:

    adorei!! estou sempre pesquisando novidades.

  • Sarah says:

    LEGAL

  • hedley karolynne says:

    Olha, eu gostei. Mas eu estava esperando uma coisa diferente, como fazer análise morfológica, se é que me entende. Estudo quinta série de uma escola particular e lá exige MUITO do aluno e estava querendo fazer uma análise mais completa. Mesmo assim, obrigado.

    • admin says:

      Clodoaldo, prometemos publicar um post sobre o assunto. Aguarde! Enquanto isso, continue estudando nossos assuntos sobre Morfologia. Não está totalmente completo, mas ajuda a fazer alguma análise morfológica.

  • Emiliana says:

    Estas atividades foram muito úteis para minha aula, estava procurando algo assim para aplicar, muito obrigada.

  • L[adja says:

    Gostei muito de suas propostas de atividades. Foi de grande ajuda em minhas aulas.

  • jôse says:

    Gostei de todos os exercícios, principalmente por serem variados e por conterem pequenos textos. Muito obrigada.

  • marcelo says:

    Gostei! Vou prestar um concurso para PM e gostaria de um macete para passar sobre adjetivo, advérbio, pronomes, etc. A prova é em 04 de março. Obrigado.

  • Helena says:

    Muito bom.

  • Alexmaster says:

    Ótimo***

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