Sr.(a) Professor(a), ainda não inventaram uma maneira mais eficaz de fixar a ortografia das palavras em português, como o ditado. Apesar de ser uma prática didática muito antiga, ainda é a melhor maneira de fixar na mente dos alunos a escrita de palavras que geram alguma dificuldade até para nós, professores. Neste arquivo, estão postados pequenos textos que podem ser usados na prática didática do ditado com seus alunos.
TEXTO 1 – Grafia de palavras com ss, s, z, ç, c, am, an, ã.
Embora não me lembrasse tanto, contei o caso.
Ambrósio e Antenor são gêmeos. Quando completaram onze anos, o pai comprou-lhes uma bicicleta. Só que era dupla: daquelas de dois lugares e quatro pedais.
O brinquedo, entretanto, não contentou os irmãos. Aconteceu que nas subidas o Ambrósio fazia força para subir. O Antenor, que ia atrás, fazia força para frear.
– Por que frear, companheiro?
– Ora! Para a bicicleta não voltar…