Skip to main content
ATIVIDADES/EXERCÍCIOSTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 1 – A causa da chuva (Nível Fundamental)

By 1 March 201129 Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 1 – Nível: Ensino Fundamental – 5a. a 8a. série

A CAUSA DA CHUVA
(MILLOR FERNANDES, Fábulas Fabulosas)

1.        Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.
2.        – Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.
3.        – Ora, que bobagem! disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
4.        – Como assim? disse a lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que tem dentro.
5.        Nesse momento começou a chover.
6.        – Viram? gritou a galinha. O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
7.      – Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? disse o sapo.
8.      – Mas, como assim? tornava a lebre. Parecem cegos? Não vêem que a água cai das folhas das árvores?
_____________________________________________

Assinale a única opção correta de acordo com o texto:

1. Percebe-se claramente que a causa principal da inquietação dos animais era:

a.(   ) a chuva que caía      b.(   ) a falta de chuva         c.(   ) as discussões sobre animais    
d.(   ) a conclusão  a que chegaram

2. A resposta à questão 1 é evidenciada pela seguinte frase do texto:

a.(   ) “Uns diziam que ia chover…” (parágrafo 1)
b.(   ) “… outros diziam que ainda ia demorar.” (parágrafo 1)
c.(   ) “Mas não chegavam a uma conclusão.” (parágrafo 1)
d.(   ) “Não chovia há muitos e muitos meses.” (parágrafo 1)

3. O sapo achou que o esclarecimento feito pela galinha era:

a.(   ) correto       b.(   ) aceitável     c.(   ) absurdo     d.(   ) científico

4. A expressão do texto que justifica a resposta da questão 3 é:

a.(   ) “Como assim?” (par. 4)     b.(   ) “Viram?” (par. 6)     c.(   ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)    
d.(   ) “Parecem cegos?” (par. 8)

5. A atitude da lebre diante das explicações dadas pelos outros animais foi de:

a.(   ) dúvida interrogativa       b.(   ) aceitação resignada       c.(   ) conformismo exagerado           
d.(   ) negação peremptória

6. A expressão do texto que confirma a resposta à questão 5 é:

a.(   ) “Como assim?” (par. 4)     b.(   ) “Viram?” (par. 6)    c.(   ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)    
d.(   ) “Parecem cegos?” (par. 8)

7. A fábula de Millôr Fernandes é uma afirmativa de que:

a.(   ) as pessoas julgam os fatos pela aparência
b.(   ) cada pessoa vê as coisas conforme o seu estado e seu ponto de vista
c.(   ) todos tem uma visão intuitiva dos fenômenos naturais
d.(   ) o mundo é repleto de cientistas

8. O relato nos leva a concluir que:

a.(   ) a galinha tinha razão
b.(   ) a razão estava com o sapo
c.(   ) A lebre julgava-se dona da verdade.
d.(   ) as opiniões estavam objetivamente erradas.

9. Cada um dos animais teve sua afirmação satisfeita quando:

a.(   ) a discussão terminou
b.(   ) chegaram a um acordo
c.(   ) começou a chover
d.(   ) foram apartados por outro animal

10. Toda fábula encerra um ensinamento. Podemos sintetizar o ensino desta fábula através da frase:

a.(   ) A mentira tem pernas curtas.
b.(   ) As aparência enganam.
c.(   ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
d.(   ) Não julgueis e não sereis julgados.

___________________________________________________________

GABARITO

1. b     2. D    3. C    4. C   5. D      6. A    7. A       8. D      9. C       10. B

29 Comments

  • ligia says:

    Gostei do texto e da interpretação! Mande outras, se possível!

  • Nirce Aparecida Del Padre says:

    Textos fantásticos, inteligentes e de fácil compreensão, perguntas que exploram os mesmos e a parte gramatical , excelente.

  • vera says:

    Obrigada pelas postagens. Achei excelentes e vou aproveitar nas minhas aulas.
    Beijos

  • João Henrique pezenti says:

    O melhor texto que já li!

  • JENNYFFER ELCIA says:

    EU ADOREI! MEUS PARABÉNS! O TEXTO É MUITO INTERESSANTE.

  • rayssa says:

    Olha, vocês estão de parabéns! Eu li e copiei no meu caderno porque tinha prova. Eu copiei e não sei se vou tirar dez.

  • MAIA says:

    Adorei! A professora passou isso hoje, e quando vi o texto na internet, primeiro eu respondi a minha atividade e depois comparei se estava certo. E olha, errei apenas 2 questões! Uma porque não sabia o significado da palavra e a outra porque fiquei em dúvida e ia marcando!

  • sonia says:

    Adorei a fábula!

  • lucas says:

    Gostei muito! Espero que mais pessoas gostem.

  • lucas says:

    Se cada pessoa pudesse ter um tempo para ler um texto desse, garanto que não iria se
    arrepender.

  • LUZIMAR says:

    Assim que li o texto me apaixonei. PARABÉNS!

  • Rosa Maria santana marchewicz says:

    (Ponta Porã/Mato Grosso do Sul) Encontrei os textos que estava precisando. Valeu!

  • Micléia says:

    (Abaetetuba/PA) Eu já trabalho com esse texto nas minhas aulas. É muito boa essa fábula.

  • Helena says:

    (Graça/CE) TEXTO MARAVILHOSO……….OS ALUNOS AMARAM!!!!!

  • wendell says:

    Não sou muito bom de interpretação de texto, mas esse é demais…. PARABÉNS!

  • Marilia says:

    Comentário 1 – Não gostei de algumas coisas, mas até aí eu entendi parte do texto.
    Comentário 2 – Eu não gostei, mas espero que possa cair na prova amanhã, porque se cair eu agradeço a Deus.
    Comentário 3 – Será melhor eu reler o texto.
    Comentário 4 – Eu nao sou muito boa em interpretação textual mas espero que me ajude amanhã na prova, em nome de Jesus.

    • admin says:

      Olá, Marília! Quanto à sua dificuldade de entender um texto, aqui vão algumas dicas:
      1. tenha sempre ao seu alcance um dicionário de português para ser consultado quando você não souber o significado das palavras;
      2. leia sempre o texto mais de uma vez até que você consiga entender a sua mensagem. A leitura de um texto envolve saber lê-lo fazendo corretamente as pontuações existentes nele. Caso contrário, sua interpretação poderá ser falsa.
      3. Ler o texto em voz alta para outra pessoa ouvir é uma boa maneira de treinar a nossa interpretação. É assim que fazem os atores de teatro e novela.

      Por fim, tenha uma boa prova!

  • elen says:

    A causa da chuva é uma fábula que explica que tudo que você pensa pode ser só sua imaginação.

  • Amanda Santana says:

    Minha professora passou esse texto para nós na sexta-feira!!! kkkkkkk

  • diego furlan says:

    Gostei do texto!

  • yasmin says:

    Muito fácil!

  • Enaile says:

    Errei uma questão da prova.

  • Alex says:

    Ótimo site !!!

  • Maria Luiza de Oliveira says:

    Imensa alegria por reencontrar esta fábula!
    Estava no meu livro de escola, nos anos 50. Perguntei para várias pessoas como recuperá-la e não conseguia.
    Não sabia que era do Millor Fernandes. Grande Millor Fernandes!
    Grande internet, que me trouxe esta joia de volta!
    Gênio quem pinçou este texto para colocar no blog.
    Muitíssimo obrigada!!!

  • Darlene de Fátima Borges says:

    Boa tarde,
    Não entendi porque a resposta da questão 7 é A… Pra mim seria B, “cada pessoa vê as coisas conforme o seu estado e seu ponto de vista”, cada animal via a chuva de acordo com a sua realidade e seu habitat…. Alguém poderia me ajudar?

    • Boa tarde, Darlene. Desculpe-nos por só agora responder ao seu questionamento.
      A resposta correta é a “A” porque: 1) há um fato material ocorrendo – “água caindo enforma de chuva”; 2) cada animal externou o que concluiu ser a “causa” da chuva; 3) o conhecimento que cada animal tinha, se devia às ações que eles viam quando caía chuva; 4) sabe-se, entretanto, que nenhuma das causas externadas é a verdadeira; 5) o escritor quis demonstrar que as pessoas, muitas vezes, julgam ou externam suas opiniões baseadas no que vêem e não na origem real do fato.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.

  • marianoo says:

    Your site is very interesting, i have bookmarked it.

Leave a Reply