TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 5 – Nível Médio
O cômico visa o riso, o divertimento e a crítica. Dá-nos uma visão da realidade que exprime através do jogo de palavras, da ilogicidade, da imitação, da zombaria, do exagero.
O texto a seguir, está recheado desse jogo de palavras e expressões que provocam o riso e a curiosidade, levando-nos a tentar descobrir as características do “tipo” descrito no texto.
TIPOS INESQUECÍVEIS
Era elegante como um manequim de vitrine e ocupado como telefone de bicheiro. Embora mentiroso como bula de remédio, mais enganador que boletim meteorológico e vagaroso como uma obra da prefeitura, era minucioso como um vendedor de imóveis e tão perigoso quanto um pastel de botequim. De inteligência era tão quadrado quanto a frente de um carro inglês e sua ignorância era transparente como fatia de presunto em sanduíches. Sob o ponto de vista moral, era mais sujo que qualquer rua do Rio e mais desmoralizado que o cruzeiro. Sentindo-se tão inútil quanto um deputado honesto e mais abandonado que o plano para erradicar a seca, resolveu pôr fim à vida de maneira tão rápida quanto o governo aumenta os impostos. Hoje é apenas uma saudade funda como o time do Olaria e seu nome está mais esquecido que promessa de vereador em época eleitoral.
(MAX NUNES, “Tipos Inesquecíveis”. In: Uma pulga na camisola: o máximo de Max Nunes.
Seleção e organização Ruy Castro. São Paulo, Companhia das Letras, 1996)
Vocabulário:
Minucioso – meticuloso, detalhista
Cruzeiro – antiga moeda brasileira
Erradicar – eliminar
___________________________________________
Após a leitura atenta do texto, responda às questões:
A. O autor utilizou um tipo de figura de linguagem muito usada popularmente pelos falantes de Língua Portuguesa. Qual é?
B. Explique o porquê das comparacões abaixo em relação ao personagem descrito no texto:
1. era elegante como um manequim de vitrine –
2. ocupado como telefone de bicheiro –
3. mais enganador que boletim meteorológico –
4. tão vagaroso como obra da Prefeitura –
5. tão perigoso quanto um pastel de botequim –
6. sua ignorância era transparente como fatia de presunto em sanduíche –
7. era mais sujo que qualquer rua do Rio –
8. tão inútil quanto um deputado honesto –
9. mais abandonado que plano para erradicar a seca –
10. seu nome está mais esquecido que promessa de vereador em época eleitoral –
C. Com base nas comparações utilizadas pelo autor, redija uma descrição física, social e moral do persongem, usando o padrão culto da lingua.
________________________________________________________________________
Gabarito
Questão A.
Foi usado a figura de linguagem chamada comparação que é diferente da metáfora na sua estrutura. A comparação utiliza a fórmula: tão ….. quanto/como; mais … que. A metáfora é também uma comparação, só que baseia-se numa associação de ideias implícitas e não usa a fórmula acima mencionada.
Questão B
1. era elegante como um manequim de vitrine – um manequim de vitrine está sempre vestido com as melhores, mais bonitas e mais caras roupas de uma loja. O personagem devia vestir-se assim: como um manequim de vitrine.
2. ocupado como telefone de bicheiro – bicheiro são pessoas que se ocupam com o jogo do bicho, considerado crime no Brasil. Os jogadores, para fazer seus jogos, usam o telefone e assim não são pegos pela polícia.
3. mais enganador que boletim meteorológico – Em geral, os boletins meteorológicos informam uma previsão do tempo que pode acontecer ou não. Como não há uma certeza de que vai chover ou não, por exemplo, as pessoas não confiam muito nessas previsões.
4. tão vagaroso como obra da Prefeitura – Construção pública, em geral demora a ser concluída, por isso a comparação.
5. tão perigoso quanto um pastel de botequim – Alimentos vendidos em lanchonetes ou bares com pouca ou nenhuma higiene na cozinha, estão sujeitos a contaminação por fungos ou bactérias que causam enfermidades. Por isso podem ser tão perigosos.
6. sua ignorância era transparente como fatia de presunto em sanduíche – Os sanduíches de presunto e queijo, em geral, são feitos com fatias muito finas, o que ensejam a ideia de transparência, isto é, que se pode ver através delas.
7. era mais sujo que qualquer rua do Rio – esta é uma referência à sujeira espalhada pelas ruas do Rio de Janeiro. Encerra uma crítica indireta ao poder público e aos seus moradores.
8. tão inútil quanto um deputado honesto – também é uma crítica indireta às Câmaras e Assembleias Legislativas formadas por políticos corruptos e desonestos, onde quem não participa das falcatruas (os honestos) não consegue fazer nada.
9. mais abandonado que plano para erradicar a seca – a comparacão encerra uma crítica aos planos para acabar com a seca no Nordeste, pois, esses planos apesar de teram sido planejados nunca foram colocados em prática.
10. seu nome está mais esquecido que promessa de vereador em época eleitoral – outra crítica aos candidatos que, ao se elegerem, não cumprem com as promessas feitas aos seus eleitores.
Questão C.
Sua redação deve traduzir a ideia expressa pelas comparações, sem contudo haver o uso do linguajar corriqueiro ou popular. Abaixo damos um exemplo de como sua redação pode ser feita.
Usava roupas bonitas e caras o que lhe dava um porte elegante. Era muito ocupado e por isso não se conseguia falar com ele. Não era uma pessoa em que se pudesse confiar. Embora não fosse apressado nas suas decisões e ações, analisava as situações em todos os seus aspectos e por isso era considerado um homem perigoso. Não era muito inteligente e a sua falta de conhecimento era notória. Era conhecido pelas suas ações desonestas e antiéticas e por isso as pessoas a sua volta não confiavam nele. Concluindo que sua vida estava sem rumo e sem objetivo, resolveu suicidar-se de maneira bem rápida. Hoje, poucos são os que sentem a sua falta e ninguém lembra mais o seu nome.
Muito bom texto e atividades que eu os utilizo por inteiro…