Skip to main content
ATIVIDADES/EXERCÍCIOSEnsino FundamentalTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 10 (Ens.Fund.) – O DIPLOMA

By 9 March 201111 Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 5 – NÍVEL FUNDAMENTAL

O texto abaixo utiliza uma linguagem fácil e natural, como natural e fácil é a gente amar a mãe, desde o primeiro momento da vida. Divirta-se e aprenda com Carlos Drummond de Andrade.

O DIPLOMA

–       Olha o diploma da mamãe! Quem tem sua mamãe, ofereça este diploma a ela! Ofereça um diploma à sua mamãe!

O rapaz aproximou-se da banca onde se exibiam os diplomas. Pediu licença para pegar um deles, enquanto o vendedor continuava gritando a mercadoria sentimental.

Mirou e remirou o papel com atenção.

–       Onde é que bota o retrato?

–       Que retrato? – perguntou o camelô.

–       O meu, para oferecer à minha mãe.

–       Ah, compreendo, o cavalheiro quer dar um retratinho a ela. Muito bem, coloque sua bonita estampa nas costas do diploma, está vendo?

Timidamente, o rapaz formulou a objeção:

– Mas, se ela enquadrar o diploma e pendurar na parede, o retrato fica escondido nas costas.

– Perfeitamente, nesse caso, ela pode pendurar o quadro de costas e o amigo fica aparecendo.

– Isso não. Eu queria botar meu retrato na frente do diploma, junto disso tudo que está aí escrito.

– Não tem problema, cola aqui neste canto, fica mais interessante.

O rapaz tirou um embrulhinho do bolso, tirou do embrulhinho sua fotografia em tamanho postal, aplicou-a sobre o diploma, no lugar indicado pelo vendedor. Reconheceu aborrecido:

–       Cabe não.

–       Cabe sim. Com licença, cavalheiro. Olhe como ficou bonito. O senhor não gosta do retrato aqui neste canto?

–       Ele precisa de mais espaço… Se não, vai cobrir as letras da escrita…

–       Ora, só umas letrinhas. Vai levar?

–       Bem… eu levo. Corto o peito do meu retrato, assim ele cabe sem ofender as palavras. E como eu faço para mandar para Inajaroba?

–       Onde fica isso, meu chapa?

–       Sergipe, então não sabe?

–       Até este momento não sabia, mas não tem problema. Enrola, bota no Correio, vai de avião.

–       Chega todo esbandalhado.

–       Então, passa ali na papelaria e pede para botar enchimento, fazer um embrulho bem legal.

–       Mais um favorzinho, moço – e o rapaz baixou a voz e a cabeça.

–       Vai dizendo, vai dizendo.

–      Pode ler para mim o que está escrito aí? Eu não gostaria que minha mãe recebesse o diploma sem eu saber o que estou mandando dizer nele…

–       Com todo prazer – e leu com ênfase, para o rapaz e para o grupo em redor, a declaração de amor de um filho à sua mamãe, em forma de diploma.

(Carlos Drummond de Andrade, Caminhos de João Brandão. Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora, 1970)

__________________________________________________________

Após a leitura atenta do texto, responda às questões:

1. Em que local aconteceu o diálogo do texto? Justifique sua resposta.

a. (   ) Num estabelecimento comercial.

b. (   ) à beira de uma calçada de rua.

c. (   ) dentro de uma escola.

2. Quais as personagens que atuam no texto?

3. O rapaz demonstrou boas maneiras, ao se aproximar da banca? (   ) sim    (   ) não         Justifique sua resposta.

4. Por que a mercadoria é chamada de sentimental?

5. Qual a primeira e principal preocupação do provável comprador?

6. No início do diálogo, o camelô emprega tratamento cerimonioso: cavalheiro. Mais adiante, porém, trata o possível comprador por “meu chapa”. A que você atribui essa mudança?

7. No trecho: “O rapaz tirou um embrulhinho do bolso, tirou do embrulhinho sua fotografia de tamanho postal…”. Por causa da presença das palavras em destaque, o contexto dessa pequena passagem parece sugerir que o comprador pertencia à:

a. (   ) alta sociedade

b. (   ) classe media

c. (   ) classe pobre e mais humilde.

8. Por que o rapaz baixou a voz e a cabeça ao pedir um último favorzinho ao camelô?

9. Identifique no texto a palavra ou expressão que significa:

a. argumentou, demonstrou um inconveniente através de um argumento:

b. estragado, amassado, esfrangalhado:

10. Na frase: “Quem tem sua mamãe, ofereça este diploma a ela.” A palavra em destaque é um pronome demonstrativo e o camelô a usou porque o diploma estava:

a. (   ) com o falante

b. (   ) com os ouvintes

c. (   ) longe do falante e dos ouvintes.

11. Na frase: “Eu queria botar meu retrato na frente do diploma, junto disso tudo que está escrito.” as palavras em destaque foram usadas pelo comprador porque o diploma estava com:

a. (   ) o falante

b. (   ) com o ouvinte

c. (   ) longe do falante e do ouvinte

12. Na frase: “Então, passa ali na papelaria…” a palavra em destaque é um advérbio e foi usada pelo camelô porque:

a. (   ) a papelaria estava perto do falante.

b. (   ) a papelaria estava perto do ouvinte

c. (   ) a papelaria estava longe do falante e do ouvinte.

____________________________________________________________________________

GABARITO

  1. Letra B. Justificativa: As bancas geralmente são instaladas nas calçadas das ruas de maior movimento e o texto se refere a um camelô que falava alto oferecendo sua mercadoria.
  2. Um camelô e um rapaz do povo.
  3. Sim. Antes de pegar um dos diplomas, pediu licença.
  4. Porque o camelô vendia a manifestação de amor dos filhos pelas mães.
  5. A de colocar na frente do diploma um retrato seu.
  6. O vendedor empregou o tratamento cerimonioso para destacar o cliente. Depois que o cliente disse que levava a mercadoria tudo se simplificou. É o que transparece, em seguida, com o emprego da linguagem coloquial.
  7. Letra C
  8. Porque, ao pedir que o camelô lesse o que estava escrito no diploma, estava confessando ser analfabeto e isto era constrangedor para ele, diante dos outros que estavam presentes.
  9. a) formulou objeção         b) esbandalhado

10. Letra A

11. Letra B

12. Letra C

11 Comments

  • Ana Elisa says:

    Um texto de Carlos Drummond de fácil entendimento, achei ótimo.

  • isabela says:

    Tenho 9 anos, e achei muito bom para estudar para a prova de português, quando é interpretação…
    …Agradeço, a quem teve essa ideia, de fazer um site com muitas interpretações, com as respostas, isso é muito bom para os estudantes e para os professores.
    Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • rosimeire says:

    Parabéns pela iniciativa. Sou professora de português e adorei o sitio.

  • JOELMIR SOARES DA SILVA says:

    Parabéns pela iniciativa de ajudar a nós professores com este auxílio mais que incrível que é essa gama de textos maravilhosos enriquecendo cada vez mais o nosso material de sala de aula. Obrigado! Tenho usufruído bastante. Valeu! se quiserem enviar mais sugestões pro meu e-mail, fiquem a vontade.

  • (IBAITI/PR) Os textos foram muito bem escolhidos, e as atividades são ótimas. Facilita muito a vida do professor. Parabéns e obrigada.

  • Lourdes Bastos says:

    Adorei os textos. São valiosos para enriquecer as nossas aulas de Português. Continue nos auxiliando. Obrigada

  • ALBA VARELA says:

    (SALVADOR/BA) Obrigada. Minhas aulas estão mais ricas. Parabéns!!!

  • Giovany 7ªV02 says:

    Caiu na minha prova, eu vi as resposta hoje depois da prova quando cheguei na escola e consegui acertá-las e as outras questões tenho certeza que acertei pois é matéria! Obrigado por postar o texto e as resposta, me confirmou o que eu estava com dúvidas!
    VLW

  • Rosa Maria Santana Marchewicz says:

    (Ponta Porã/Mato Grosso do Sul) Adorei esses texto e as atividades. É uma forma de trabalhar vários temas com os alunos. Estou trabalhando com eles. Obrigada!

  • carolina says:

    Caiu esse texto no meu teste!

  • Celeste says:

    Ótimo texto.

Leave a Reply