TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 5 – NÍVEL FUNDAMENTAL
O texto abaixo utiliza uma linguagem fácil e natural, como natural e fácil é a gente amar a mãe, desde o primeiro momento da vida. Divirta-se e aprenda com Carlos Drummond de Andrade.
O DIPLOMA
– Olha o diploma da mamãe! Quem tem sua mamãe, ofereça este diploma a ela! Ofereça um diploma à sua mamãe!
O rapaz aproximou-se da banca onde se exibiam os diplomas. Pediu licença para pegar um deles, enquanto o vendedor continuava gritando a mercadoria sentimental.
Mirou e remirou o papel com atenção.
– Onde é que bota o retrato?
– Que retrato? – perguntou o camelô.
– O meu, para oferecer à minha mãe.
– Ah, compreendo, o cavalheiro quer dar um retratinho a ela. Muito bem, coloque sua bonita estampa nas costas do diploma, está vendo?
Timidamente, o rapaz formulou a objeção:
– Mas, se ela enquadrar o diploma e pendurar na parede, o retrato fica escondido nas costas.
– Perfeitamente, nesse caso, ela pode pendurar o quadro de costas e o amigo fica aparecendo.
– Isso não. Eu queria botar meu retrato na frente do diploma, junto disso tudo que está aí escrito.
– Não tem problema, cola aqui neste canto, fica mais interessante.
O rapaz tirou um embrulhinho do bolso, tirou do embrulhinho sua fotografia em tamanho postal, aplicou-a sobre o diploma, no lugar indicado pelo vendedor. Reconheceu aborrecido:
– Cabe não.
– Cabe sim. Com licença, cavalheiro. Olhe como ficou bonito. O senhor não gosta do retrato aqui neste canto?
– Ele precisa de mais espaço… Se não, vai cobrir as letras da escrita…
– Ora, só umas letrinhas. Vai levar?
– Bem… eu levo. Corto o peito do meu retrato, assim ele cabe sem ofender as palavras. E como eu faço para mandar para Inajaroba?
– Onde fica isso, meu chapa?
– Sergipe, então não sabe?
– Até este momento não sabia, mas não tem problema. Enrola, bota no Correio, vai de avião.
– Chega todo esbandalhado.
– Então, passa ali na papelaria e pede para botar enchimento, fazer um embrulho bem legal.
– Mais um favorzinho, moço – e o rapaz baixou a voz e a cabeça.
– Vai dizendo, vai dizendo.
– Pode ler para mim o que está escrito aí? Eu não gostaria que minha mãe recebesse o diploma sem eu saber o que estou mandando dizer nele…
– Com todo prazer – e leu com ênfase, para o rapaz e para o grupo em redor, a declaração de amor de um filho à sua mamãe, em forma de diploma.
(Carlos Drummond de Andrade, Caminhos de João Brandão. Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora, 1970)
__________________________________________________________
Após a leitura atenta do texto, responda às questões:
1. Em que local aconteceu o diálogo do texto? Justifique sua resposta.
a. ( ) Num estabelecimento comercial.
b. ( ) à beira de uma calçada de rua.
c. ( ) dentro de uma escola.
2. Quais as personagens que atuam no texto?
3. O rapaz demonstrou boas maneiras, ao se aproximar da banca? ( ) sim ( ) não Justifique sua resposta.
4. Por que a mercadoria é chamada de sentimental?
5. Qual a primeira e principal preocupação do provável comprador?
6. No início do diálogo, o camelô emprega tratamento cerimonioso: cavalheiro. Mais adiante, porém, trata o possível comprador por “meu chapa”. A que você atribui essa mudança?
7. No trecho: “O rapaz tirou um embrulhinho do bolso, tirou do embrulhinho sua fotografia de tamanho postal…”. Por causa da presença das palavras em destaque, o contexto dessa pequena passagem parece sugerir que o comprador pertencia à:
a. ( ) alta sociedade
b. ( ) classe media
c. ( ) classe pobre e mais humilde.
8. Por que o rapaz baixou a voz e a cabeça ao pedir um último favorzinho ao camelô?
9. Identifique no texto a palavra ou expressão que significa:
a. argumentou, demonstrou um inconveniente através de um argumento:
b. estragado, amassado, esfrangalhado:
10. Na frase: “Quem tem sua mamãe, ofereça este diploma a ela.” A palavra em destaque é um pronome demonstrativo e o camelô a usou porque o diploma estava:
a. ( ) com o falante
b. ( ) com os ouvintes
c. ( ) longe do falante e dos ouvintes.
11. Na frase: “Eu queria botar meu retrato na frente do diploma, junto disso tudo que está aí escrito.” as palavras em destaque foram usadas pelo comprador porque o diploma estava com:
a. ( ) o falante
b. ( ) com o ouvinte
c. ( ) longe do falante e do ouvinte
12. Na frase: “Então, passa ali na papelaria…” a palavra em destaque é um advérbio e foi usada pelo camelô porque:
a. ( ) a papelaria estava perto do falante.
b. ( ) a papelaria estava perto do ouvinte
c. ( ) a papelaria estava longe do falante e do ouvinte.
____________________________________________________________________________
GABARITO
- Letra B. Justificativa: As bancas geralmente são instaladas nas calçadas das ruas de maior movimento e o texto se refere a um camelô que falava alto oferecendo sua mercadoria.
- Um camelô e um rapaz do povo.
- Sim. Antes de pegar um dos diplomas, pediu licença.
- Porque o camelô vendia a manifestação de amor dos filhos pelas mães.
- A de colocar na frente do diploma um retrato seu.
- O vendedor empregou o tratamento cerimonioso para destacar o cliente. Depois que o cliente disse que levava a mercadoria tudo se simplificou. É o que transparece, em seguida, com o emprego da linguagem coloquial.
- Letra C
- Porque, ao pedir que o camelô lesse o que estava escrito no diploma, estava confessando ser analfabeto e isto era constrangedor para ele, diante dos outros que estavam presentes.
- a) formulou objeção b) esbandalhado
10. Letra A
11. Letra B
12. Letra C
Um texto de Carlos Drummond de fácil entendimento, achei ótimo.
Tenho 9 anos, e achei muito bom para estudar para a prova de português, quando é interpretação…
…Agradeço, a quem teve essa ideia, de fazer um site com muitas interpretações, com as respostas, isso é muito bom para os estudantes e para os professores.
Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns pela iniciativa. Sou professora de português e adorei o sitio.
Parabéns pela iniciativa de ajudar a nós professores com este auxílio mais que incrível que é essa gama de textos maravilhosos enriquecendo cada vez mais o nosso material de sala de aula. Obrigado! Tenho usufruído bastante. Valeu! se quiserem enviar mais sugestões pro meu e-mail, fiquem a vontade.
(IBAITI/PR) Os textos foram muito bem escolhidos, e as atividades são ótimas. Facilita muito a vida do professor. Parabéns e obrigada.
Adorei os textos. São valiosos para enriquecer as nossas aulas de Português. Continue nos auxiliando. Obrigada
(SALVADOR/BA) Obrigada. Minhas aulas estão mais ricas. Parabéns!!!
Caiu na minha prova, eu vi as resposta hoje depois da prova quando cheguei na escola e consegui acertá-las e as outras questões tenho certeza que acertei pois é matéria! Obrigado por postar o texto e as resposta, me confirmou o que eu estava com dúvidas!
VLW
(Ponta Porã/Mato Grosso do Sul) Adorei esses texto e as atividades. É uma forma de trabalhar vários temas com os alunos. Estou trabalhando com eles. Obrigada!
Caiu esse texto no meu teste!
Ótimo texto.