ATIVIDADE/EXERCÍCIO DE LITERATURA 1 PERÍODO LITERÁRIO: Trovadorismo – Nível: Médio e Superior Para responder aos exercícios de compreensão de texto é preciso:
- ler atentamente o texto completo;
- ler atentamente cada uma das alternativas, comparando o que elas afirmam com as afirmações do texto;
- selecionar a alternativa correta;
- mesmo que você tenha absoluta certeza de que a alternativa escolhida é a correta, não deixe de ler as outras, pois sempre há a possibilidade de que outra alternativa se aproxime mais do conteúdo do texto.
TEXTO 1
1 “A viragem da vida social e política, iniciada no século XII, corresponde a uma viragem na vida cultural. É nesta época que verdadeiramente se inicia o renascimento geral da cultura, que virá a dar os seus melhores frutos na grande Renascença do século XVI.
2. Na arte, à austeridade maciça e guerreira do estilo romântico sucede a riqueza, diversidade e graça do estilo gótico, cujo progresso técnico se relaciona com um artesanato hábil e organizado, e com uma burguesia mais ambiciosa, animada de uma crescente alegria de viver. As expressões características do feudalismo guerreiro na literatura foram os cantares épicos, como os Niebelungos, as sagas nórdicas e as canções de gesta francesas. No século XIII, as canções de gesta francesas, das quais a mais célebre é a “Chanson de Roland”, estão já entradas em declínio. Mas, na Península Ibérica, devido, possivelmente, à persistência da mentalidade guerreira por ação das lutas contra os árabes, o gosto da literatura heróica prolonga-se até mais tarde, como veremos.
3. Em contraste com o sentimento gregário, hierárquico e bárbaro das canções de gesta, e com os seus temas sanguinolentos, o lirismo oriundo de Provença é marcadamente individualista, suprime as distâncias sociais com o salvo-conduto do amor, transpõe a ideia de vassalagem ao plano de submissão do amante e canta o que há de delicado, sutil e suave na mulher e na Primavera.
4. O florescimento e a propagação do lirismo provençal correspondem ao desenvolvimento da vida da corte, que se concentra em torno de reis e dos grandes magnatas senhoriais.
5. As canções épicas, relegadas para as populações rurais, sucede nas cortes o romance cortês em prosa, que da França do Norte irradia para toda a Europa. Originado possivelmente nas lendas nacionais e nos motivos folclóricos dos celtas ingleses, desde cedo, um dos ciclos de romances desta época – o ciclo bretão – reflete o ambiente e os interesses da vida da corte, de que a Távola Redonda do Rei Artur é, afinal, uma idealização.
6. O ciclo novelístico bretão adaptou-se, ao longo do tempo, a diversos gostos e influências religiosas que orientaram seus herois para a busca do Santo Graal, símbolo da Graça Divina, e contrapuseram aos herois amorosos, como Tristão e Lançarote, outros ascéticos, como Galaaz e Perceval.”
(SARAIVA, A.J. e LOPES, O. – História da Literatura Portuguesa. 5ª Edição, Porto Editora, Porto)
Vocabulário: Viragem – mudança de rumo
__________________________________________________
Marque a única alternativa correta no conjunto das cinco apresentadas.
No texto acima o autor afirma que:
1. a. ( ) a austeridade do estilo romântico é fruto do progresso técnico da época, aliado a um artesanato hábil e organizado.
b. ( ) ao estilo gótico sucedeu o estilo romântico.
c. ( ) já no século XII encontramos germens da grande Renascença do século XVI.
d. ( ) a burguesia é ambiciosa e animada de uma crescente alegria de viver.
e. ( ) nenhuma das alternativa é correta.
2. a. ( ) os Niebelungos, as sagas nórdicas e as canções de gesta francesas opõem-se ao feudalismo guerreiro.
b. ( ) “Chanson de Roland” é uma célebre canção de gesta francesa.
c. ( ) as canções de gesta francesas surgiram no século XIII.
d. ( ) é típico dos povos ibéricos uma mentalidade guerreira.
e. ( ) nenhuma das alternativas é correta.
3. a. ( ) nas canções de gesta, o sentimento gregário, hierárquico e bárbaro entra em contraste com seus temas sanguinolentos.
b. ( ) apesar de seu marcado individualismo, o lirismo provençal não suprime as distâncias sociais.
c. ( ) mesmo depois da propagação do lirismo provençal e do desenvolvimento da vida da corte, os reis e grandes senhores continuaram a ser públicos para as canções épicas.
d. ( ) o lirismo provençal transpondo a vassalagem para um plano sentimental e cantando a delicadeza da mulher e da primavera, opõe-se às canções de gesta.
e. ( ) nenhuma das alternativas é correta.
4. a. ( ) o ciclo novelístico bretão, cristianizando-se, transforma o caráter de seus herois, de amorosos, em ascéticos.
b. ( ) o romance cortês teve imediata e considerável aceitação por parte das populações rurais.
c. ( ) nas origens do ciclo bretão encontram-se lendas nacionais portuguesas.
d. ( ) dentre os herois do ciclo novelístico bretão, Tristão opõe-se a Lançarote, assim como Galaaz a Perceval.
e. ( ) nenhuma das alternativas é correta.
5. a. ( ) é de oposição a relação existente entre austeridade e estilo romântico, assim como se opõem delicadeza e estilo gótico.
b. ( ) nada existe, na Idade Média, que faça prever o grande Renascimento do século XVI.
c. ( ) a mentalidade guerreira na Península Ibérica desaparece quando entra em declínio o gosto pelas canções de gesta francesas.
d. ( ) o ciclo novelístico bretão, por ter um público principalmente palaciano manteve-se imune às influências religiosas.
e. ( ) nenhuma das alternativas é correta.
_____________________________________________
GABARITO 1. C 2. B 3. D 4. A 5. E
Adorei o seu post. É importante que continue mantendo a boa qualidade de seu conteúdo, pois isso é complicado, no momento, na net. Às vezes visito aqui para me atualizar. Ótimo trabalho!