ATIVIDADES DE LITERATURA – O LOBO E O CORDEIRO (fábula)
NÍVEL: Fundamental e Médio
O que é fábula? De acordo com La Fontaine são “histórias infantis, à primeira vista, mas sua infantilidade encobre verdades importantes”. As fábulas devem ser encaradas como algo que vai muito além do entretenimento infantil.
A fábula do Lobo e o Cordeiro denuncia a ação brutal dos tiranos. Quem não consegue identificar alguns tiranos deste século na pele do Lobo? Abaixo apresentamos a mesma história, em duas traduções:
1. Tradução de Antonio Inácio de Mesquita Neves, da fábula de Fedro (1884).
O LOBO E O CORDEIRO1 É fácil oprimir o inocente Por sede ardente impelidos O feroz Lobo e o Cordeiro Tinham vindo saciar-se Na corrente de um ribeiro: Água arriba aquele estava, Longe – abaixo este ficava. Súbito, as fauces inchando, O quadrúpede voraz Busca de rixa um pretexto E assim prorrompe falaz: – “Por que turvas revolvendo Est’água que estou bebendo?” Contesta o manso cordeiro: – “Como, ó Lobo, ser assim, Se a clara linfa que sorvo Corre de ti para mim?” Desta verdade a evidência, Susta do bruto a inclemência. – “Há seis meses murmuraste De mim”, replica o insofrido. – “Não pode ser, porque ainda Eu não havia nascido.” – “Que importa!? Se és inocente, Foi teu pai o maldizente2 E cerval, inexorável, Sem que a inocência lhe importe, Lacera-o, ‘té dar-lhe a morte. Nesta fábula o retrato Se exibe dos prepotentes Que com frívolos pretextos Oprimem os inocentes. Notas de esclarecimento: 1. Esta fábula nos remete ao governo de Tibério, imperador romano, durante o qual reinaram a injustiça, a violência e a crueldade. A desordem e a dissolução dos costumes eram tão grandes que nem a mais clara inocência era respeitada. Tibério condenava todo cidadão romano por ser rico e, assim, confiscava-lhe os bens em proveito próprio. Aos que não eram ricos, qualquer pretexto servia para prendê-los. 2. O costume de condenar os filhos por causa dos defeitos, erros, vícios e crimes dos pais é a maior das injustiças humanas. “Nada há mais iníquo do que fazer que alguém seja herdeiro do ódio paterno.”
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2. Tradução do Barão de Paranapiacaba, do original de La Fontaine.
O LOBO E O CORDEIRO Na límpida corrente de um ribeiro Mata a sede um cordeiro. Chega um lobo em jejum que a fome atiça, A farejar carniça. “Ousas turvar-me as águas, malcriado?” (Uiva o lobo irritado). “Rogo, senhor, a Vossa Majestade, E com toda a humildade, Que não se zangue com seu pobre servo; Pois, respeitoso, observo Que embaixo e no declive estou bebendo, E a água vem descendo.” “Turvas (retruca o bárbaro animal): Demais, falaste mal, Há seis meses, de mim.” “Não é verdade; Conto só três de idade; Não tinha inda nascido.” “Pois então Falou um teu irmão.” “Não o tenho”. “Foi um dos teus parentes, Que me têm entre dentes; E eu vingo-me de vós – cães e pastores, Que sois tão faladores.” Disse, e sobre o cordeiro se despenha E o conduz para a brenha, Onde o come do mato no recesso, Sem forma de processo Quando a razão do mais forte predomina Esta fábula ensina. |
Senhor Professor, os textos acima podem ser usados em qualquer turma do Ensino Fundamental (6a. a 9a. série) e Médio. Vai depender do nível da turma e do tipo de atividade usado. Como se trata de dois textos, sempre divida a turma em dois grandes grupos. Abaixo sugerimos algumas:
Atividade 1 – Leitura silenciosa. Esta é básica para todos os níveis e deve ser utilizada como introdução para as atividades seguintes.
Objetivo desta atividade:
- treino da leitura silenciosa
- entendimento da mensagem do texto
- ler textos de escritores brasileiros
- acostumar os alunos à leitura, como uma atividade prazerosa.
Tempo de execução previsto: 60 minutos
Execução da atividade:
a) divida a turma em dois grandes grupos e cada grande grupo, em pequenos grupos de 3 a 5 alunos. Defina qual o texto que cada grande grupo vai estudar. Lembre-se de que é a mesma história, mas contada com palavras diferentes por seus tradutores.
b) Distribua o texto para todos os alunos, que devem fazer uma leitura silenciosa. Não permita nenhum barulho ou conversa durante esse período. A leitura deve ser realmente silenciosa. Às vezes alguns alunos lêem baixinho e isto não é conveniente por dois motivos: atrapalha a concentração do colega ao lado e do próprio aluno que não consegue ler apenas com os olhos e a mente.
c) Após a leitura silenciosa, cada grupo deve ter em mãos um pequeno dicionário de português. O momento agora é de procura do significado das palavras que os alunos não conhecem. Cada membro do grupo deve identificar as palavras que não conhece e escrevê-las no caderno. Após isso, o grupo faz um levantamento das palavras e passa a procurá-las no dicionário. Naturalmente que esse levantamento é feito para que não se perca tempo procurando a mesma palavra várias vezes. Às vezes, um dos alunos sabe o significado e informa ao outro que não sabe, e se houver dúvidas, o dicionário deve ser consultado.
d) Ainda dentro do grupo, os alunos devem definir qual a lição que o texto ensina. Devem escolher um colega para apresentar ao grande grupo o que entenderam.
ATIVIDADE 2 – Leitura em voz alta. Esta atividade necessita de preparação prévia por parte dos alunos e do professor.
Objetivo desta atividade:
- Treino da pronúncia correta das palavras em português.
- Treino da emissão correta das frases, de acordo com a pontuação existente.
- Ajuda aos alunos com dificuldade de falar em público.
Tempo de execução: 60 minutos. O tempo previsto para as fases 1 e 2 não estão computadas neste tempo de 60 minutos.
Execução da atividade:
FASE 1 – O professor, em dia anterior, deve ler os textos em voz alta, para a turma, fazendo todas as inflexões de voz que os textos indicam, de acordo com a pontuação existente no texto. Isto servirá de modelo aos alunos que farão esta leitura posteriormente.
FASE 2 – Divida a turma em dois grupos e defina qual o texto que cada grupo irá estudar. Cada membro do grupo terá uma missão específica: treinar a leitura em voz alta do texto que lhe foi destinado.
Esses alunos devem reunir-se para praticar a leitura, juntos, de preferência fora do horário das aulas. O professor pode indicar isso como tarefa para casa, pois eles deverão fazer esta leitura, posteriormente, diante da turma e do professor. O grupo também pode pedir orientação de outras pessoas como os pais e amigos, nesse período de treino.
FASE 3 – Em dia previamente determinado, o professor deve sortear um membro de cada grupo, o qual fará a leitura do texto, diante da turma, como foi especificado.
FASE 4 – Ao final, os membros do grupo oposto (que funcionarão como avaliadores) deverão fazer uma avaliação da apresentação feita, tendo como parâmetro de critério os objetivos 1 e 2 da atividade.
Observação: O sorteio do aluno que vai representar cada grupo é preferível, pois assim, cada aluno deverá se preparar bem, pois não sabe quem será o sorteado. O objetivo é que os alunos alcancem os objetivos 1 e 2 desta atividade.
ATIVIDADE 3 – Estudo de poética: poesia, versificação, ritmo, metrificação, estrofe, som, rima.
Observação: esta atividade deve ser precedida da explicação teórica dos elementos poéticos. Indicamos como base de leitura e pesquisa a obra de:
. HÊNIO TAVARES. Teoria Literária. Villa Rica Editora Reunidas Ltda. – Belo Horizonte, 1991.
. EVANILDO BECHARA. Moderna Gramática Portuguesa. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 2009.
Objetivos desta atividade:
1 – identificação dos elementos que compõem a parte material da poesia; tipos de verso, sílaba poética, metrificação usada, tipos de estrofe, etc.
ATIVIDADE 4 – Estudo de Sintaxe: ordem direta e inversa das frases. Identificação dos termos da oração para colocação das palavras na ordem direta.
Objetivos da atividade:
1 – identificar no texto, as frases que aparecem na ordem inversa dos termos da oração;
2 – identificar as orações e seus termos e colocá-las na ordem direta;
3 – fazer uma interpretação do texto, indiretamente, a partir da análise sintática das orações que o compõem.
Esta é uma atividade que pode ser iniciada em sala de aula e continuada como tarefa para casa.
ATIVIDADE 5 – Redação. Escrever a história, contada em versos, em prosa.
Objetivo da atividade:
1 – treinar a expressão escrita em prosa, a partir de um texto escrito em versos.
Observação: esta atividade deve ser realizada depois da atividade 1 e 4.
ATIVIDADE 6 – Debate e reflexão
Esta atividade deve ser precedida das Atividades 1 e 4. Como se trata de um debate, o professor deve iniciá-lo com perguntas provocadoras tais como:
- O mais forte deve prevalecer sobre o mais fraco?
- É justo que se condene os membros de uma família por causa do erro, vício ou crime de apenas um membro dela?
Objetivo da atividade:
- explorar o significado e o ensinamento da história nas áreas social, política e de relacionamento entre as pessoas, com a identificação dos personagens da fábula com as pessoas conhecidas pelos alunos.
- Identificar as ações do Lobo, tais como: acusação com argumentos falsos; condenação dos filhos em virtude dos erros dos pais.
- Identificar que tipo de pessoas, grupos de pessoas, ou cidadãos sofrem essa situação na escola, na cidade ou em nosso país.
- O que cada aluno deve fazer para não se transformar num Lobo como o da fábula.
Parabéns pelo bom conteúdo!
(São Paulo/SP) Olha, que maravilha de material! Parabéns!
(Juiz de Fora/MG) Conheci seu site hoje, e já digo que você está realizando um ótimo trabalho. Parabéns!
(Almas – TO) Descobri seu site e desde então o mesmo me tem sido muito útil, está fazendo um ótimo trabalho. Parabéns e obrigada!
SEU SITE É MARAVILHOSO, PARABÉNS MESMO !
Muito bom seu trabalho, parabéns!