Skip to main content
ATIVIDADES/EXERCÍCIOSEnsino FundamentalTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 11 – HISTÓRIA DE BEM-TE-VI – Nível Fundamental

By 23 July 201114 Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 6 – HISTÓRIA DE BEM-TE-VI – Nível Fundamental (séries finais)

Na vida da cidade, o contato com a natureza tem sido anulado, embora o homem, para viver bem, não se deva separar do meio natural. O texto abaixo lembra esta situação, falando de um dos nossos companheiros da natureza que mais alegria traz às pessoas: o passarinho.

HISTÓRIA DE BEM-TE-VI

(Cecília Meireles)

Com estas florestas de arrranha-céus que vão crescendo, muita gente pensa que passarinho é coisa de jardim zoológico; e outros até acham que seja apenas antiguidade de museu. Certamente chegaremos lá; mas por enquanto ainda existem bairros afortunados onde haja uma casa, casa que tenha um quintal que tenha uma árvore.  Bom será que essa árvore seja a mangueira. Pois nesse vasto palácio verde podem morar muitos passarinhos.

Os velhos cronistas desta terra encantaram-se com canindés e araras, tuins e sabiás, maracanãs e “querejuás todos azuis de cor finíssima…”. Nós esquecemos tudo: quando um poeta fala num pássaro, o leitor pensa que é literatura…

Mas há um passarinho chamado bem-te-vi. Creio que ele está para acabar.

E é pena, pois com esse nome que tem – e que é a sua própria voz – devia estar em todas as repartições e outros lugares, numa elegante gaiola, para no momento oportuno anunciar a sua presença. Seria um sobressalto providencial e sob forma tão inocente e agradável que ninguém se aborrecia.

O que me leva a crer no desaparecimento do bem-te-vi são as mudanças que começo a observar na sua voz. O ano passado, aqui nas mangueiras dos meus simpáticos vizinhos, apareceu um bem-te-vi caprichoso, muito moderno, que se recusava a articular as três sílabas tradicionais do seu nome, limitando-se a gritar: “…te-vi! …te-vi!”, com a maior irreverência gramatical. Como dizem que as últimas gerações andam muito rebeldes e novidadeiras, achei natural que também os passarinhos estivessem contagiados pelo novo estilo humano.

Logo a seguir, o mesmo passarinho, ou seu filho ou seu irmão – como posso saber, com a folhagem cerrada da mangueira? – animou-se a uma audácia maior.

Não quis saber das duas sílabas, e começou a gritar daqui, dali, invisível e brincalhão: “…Vi! …Vi! …Vi!”, o que me pareceu divertido, nesta era do twist.

O tempo passou, o bem-te-vi deve ter viajado, talvez seja cosmonauta, talvez tenha voado com o seu team de futebol – que se há de pensar de bem-te-vis assim progressistas, que rompem com o canto da família e mudam os lemas dos seus brasões? Talvez tenha sido atacado por esses crioulos fortes que agora saem do mato de repente e disparam sem razão nenhuma no primeiro indivíduo que encontram.

Mas hoje ouvi um bem-te-vi cantar. E cantava asim; “Bem-bem-bem-bem… te-vi!” Pensei: ‘É uma nova escola poética que se eleva da mangueira!…” Depois, o passarinho mudou. E fez: “Bem-te-te-te … vi!” Tornei a refletir: “Deve estar estudando a sua cartilha… Estará soletrando…”. E o passarinho: “Bem-bem-bem … te-te-te … vi-vi-vi!”

Os ornitólogos devem  saber se isso é caso comum ou raro. Eu jamais tinha ouvido uma coisa assim! Mas as crianças, que sabem mais do que eu, e vão diretas aos assuntos, ouviram, pensaram e disseram: “Que engraçado! Um bem-te-vi gago!”

(É: talvez não seja mesmo exotismo, mas apenas gagueira…!)

__________________________________________________________

Vocabulário:

Ornitólogo – aquele que estuda as aves

Querejuá – nome de pássaro de plumas de cores vivas e variadas, comum na região litorânea da Bahia e Rio de Janeiro. Também conhecido como cotinga, catingá, crejoá, quereiná e quiruá.

Twist – dança de origem americana, da década de 1960.

Team – palavra da língua inglesa traduzida em português como “time”, isto é, grupo esportivo.

___________________________________________________________

Após a leitura do texto, responda às questões abaixo:

A. Marque a alternativa que substitui a expressão que está em destaque nas frases:

1. Muita gente acha que passarinho seja apenas antiguidade de museu.

a.(   ) coisa que não existe mais             b.(   ) coisa inútil

c.(   ) coisa muita antiga                          d.(   ) coisa já esquecida

2. O canto do bem-te-vi seria um sobressalto providencial em todas as repartições.

a.(   ) um grande susto                            b.(   ) uma surpresa agradável

c.(   ) um aviso atrasado                         d.(   ) um acontecimento inesperado e agradável

3. Um bem-te-vi caprichoso se recusava articular seu nome completo.

a.(   ) dizer        b.(   ) pronunciar      c.(   ) cantar         d.(   ) explicar

4. O passarinho limita-se a gritar: “…te-vi!…”

a.(   ) começa a           b.(   ) contenta-se com             c.(   ) excede-se em           d.(   ) restringe-se a

5. O bem-te-vi gritava com a maior irreverência grammatical.

a.(   ) desrespeito       b.(   ) prudência        c.(   ) correção       d.(   ) despreocupação

6. O bem-te-vi devia estar em todas as repartições para no momento oportuno anunciar sua presença.

a.(   ) marcado       b.(   ) favorável      c.(   ) impróprio       d.(   ) previsto

7. Como dizem que as últimas gerações andam muito rebeldes e novidadeiras achei natural seu comportamento.

a.(   ) revoltadas     b.(   ) precipitadas      c.(   ) descuidadas     d.(   ) impacientes

B. Assinale a alternativa adequada para completar as frases seguintes, de acordo com o texto:

1. No texto, o fato é narrado sobretudo com:

a.(   ) ironia     b.(   ) tristeza      c.(   ) bom humor       d.(   ) saudosismo

2. No primeiro parágrafo do texto, diz-se que a relação entre o homem e a natureza será:

a.(   ) cada vez menos frequente               b.(   ) sempre importante

c.(   ) um privilégio para poucos               d.(   ) coisa esquecida e desnecessária

3. Em repartições públicas,  canto do bem-te-vi seria uma agradável surpresa porque:

a.(   ) alegraria os funcionários no trabalho

b.(   ) lembraria a natureza num local caracteristicamente urbano

c.(   ) distrairia funcionários e visitantes

d.(   ) despertaria a curiosidade das pessoas da cidade

4. O fato interessante que o texto mostra a respeito do passarinho é:

a.(   ) seu aparecimento no quintal dos vizinhos

b.(   ) sua viagem com um time de futebol

c.(   ) a mudança observada no seu canto

d.(   ) a mudança nas cores de suas penas

5. O canto “…te-vi! …te-vi!…” seria uma irreverência gramatical porque:

a.(   ) o verbo deve concordar com o sujeito

b.(   ) não se deve começar uma frase com pronome pessoal oblique

c.(   ) deve-se pronunciar corretamente as palavras

d.(   ) deve-se iniciar frases sempre com maiúsculas

C. Assinale mais de uma alterntiva de acordo com o texto:

6. O texto sugere várias causas para o comportamento do bem-te-vi, entre elas:

a.(   ) o bem-te-vi estava cansado

b.(   ) estava soletrando sua cartilha

c.(   ) estava brincando

d.(   ) o passarinho era gago

e.(   ) estava fazendo poesia nova

f.(   ) era um passarinho preguiçoso

D. Para você pensar e tirar suas conclusões.

1. O texto fala sobre a possiblidade de haver passarinhos nas repartiçoes públicas. É possível isso acontecer atualmente? (   ) sim    (   ) não       Por quê?

_______________________________________________________

GABARITO

Questão A.

1. C     2. D    3. B     4. D      5. A      6. B      7. A

Questão B.

1. C      2. A   3. B     4. C      5. B

Questão C .

Alternativas B, D, E

Questão D.

Resposta pessoal.  Por lei brasileira é proibido ter em domicílio doméstico ou ter enjaulado animais silvestres. Se a lei proíbe tê-los em casa, nas repartições públicas é ainda mais impossível de tê-los. Lembrando também que o habitat natural dos animais silvestres é a mata, onde devem ficar livres para ir e vir. Aliás, o direito de ir e vir dos brasileiros é também aplicado aos animais silvestres que vivem no Brasil.

14 Comments

  • Paula says:

    Boa noite!
    Adorei as publicações. Realmente é a língua portuguesa sem complicação!!
    Parabéns! Muito bom!

  • Rita says:

    Ótimo. Sou Professora Eventual. Não posso seguir os livros tradicionais de gramática, pois entro em várias salas. Seu site me ajudou a preparar exercícios. Muito obrigada.

  • LITA says:

    (Posse/GO) Parabéns, sou coordenadora iniciante e estou pesquisando sugestões de aulas e amei essa.
    Abraço e sucesso.

  • ROSEMEIRE says:

    Boa Tarde!
    Amei! Parabéns! Sou Professora Eventual e dou aulas à noite para o Ensino Médio! Vocês me ajudaram muito! Muito obrigada.

  • Prof. Moni says:

    (TUBARÃO/SANTA CATARINA) Parabéns pelo site! O material publicado é muito bom. Espero que esse site continue com tanta qualidade. Parabéns!

  • Márcio Mariano says:

    Sou professor de Língua Portuguesa e achei muito bom o site. O material é muito bom, bem destribuído e rico. Parabéns mesmo.

  • Joseane dos Anjos says:

    A sua publicação é muito relevante para os profissionais da área educativa. Sou professora de Língua Portuguesa e descobri no seu site exercícios de fácil interpretação para os alunos, além de facilitar o trabalho do professor.
    Parabéns, continue com seu trabalho virtual, pois assim você está contribuindo com a dissiminação de temáticas importantes para o contexto educacional

  • ada canto says:

    Olá, boa noite!!! Sou professora eventual e estava fazendo algumas pesquisas e o assunto me chamou atenção. O material é muito bom! Muito obrigado.

  • Boa tarde! Sou funcionario da uft. Gostei muito!

  • brenda says:

    É demais, muito legal, fascinante, muito fácil de aprender interpretar textos…

  • Apolonia says:

    Boa noite, professora! Eu estava a pesquisar matérias de Língua Portuguesa, para inovar minhas aulas! Parabéns pelo exercícios, adorei! Fácil interpretação para nossos alunos, tão preguiçosos de raciocínio. Poderia, por gentileza, enviar-me, exercícios que comtemplem a leitura, gramática, interpretação e produção de texto, para os sexto e oitavo anos? Sou novata na área de português, e estou me batendo um pouco nas questões de avaliação, com exercícios que contenham textos fáceis e contemplem os quatro elementos textuais. Obrigada pela atenção. Abraços

  • Apolonia says:

    Boa noite, professora! Eu estava a pesquisar matérias de Língua Portuguesa, para inovar minhas aulas! Parabéns pelo exercícios, adorei! Fácil interpretação para nossos alunos, tão preguiçosos de raciocínio. Poderia, por gentileza, enviar-me, exercícios que comtemplem a leitura, gramática, interpretação e produção de texto, para os sexto e oitavo anos? Sou novata na área de português, e estou me batendo um pouco nas questões de avaliação, com exercícios que contenham textos fáceis e contemplem os quatro elementos textuais. Obrigada pela atenção. Abraços

  • Wellington says:

    kk! Valeu! Minha professora passou e deixou o link do site. Agora tenho as respostas! kkkkkkkk

    • admin says:

      Wellington, agora que você já sabe onde encontrar material de português para estudar, aproveite para aprender bem nossa língua e não fazer feio nos concursos que você vai enfrentar vida afora: vestibular, concursos públicos para emprego, competição para ganhar prêmios, etc.

Leave a Reply