Skip to main content
ATIVIDADES/EXERCÍCIOSEnsino MédioTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 12 – TOCANDO EM FRENTE (Nível Médio)

By 24 July 201120 Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 7 – TOCANDO EM FRENTE (Nível Médio)

TOCANDO EM FRENTE

(Almir Sater / Renato Teixeira)

Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor para poder pulsar
É preciso paz para poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
Estrada eu vou
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

____________________________________________________

Após ler atentamente o texto, responda às questões:

1. Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:

a. (   ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.

b. (   ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.

c. (   ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.

d. (   ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.

e. (   ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.

2. Marque as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto:

a. (   ) Viver é uma aprendizagem, fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.

b. (   ) Ser feliz é o destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.

c. (   ) A consciência do significado da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa mais fortes, mais felizes.

d. (   ) O poeta tem hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.

e. (   ) Para podermos saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que é possível compormos a nossa história com serenidade.

Assinale a única alternativa correta:

3. Há várias comparações no texto que nos leva a concluir que o poeta fala:

a. (   ) da boiada

b. (   ) do boiadeiro

c. (   ) do sabor das frutas

d. (   ) dos dias vividos

e. (   ) do dom da felicidade de cada um de nós

4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que se considera um homem:

a. (   ) orgulhoso

b. (   ) sem cultura

c. (   ) experiente

d. (   ) humilde

e. (   ) sem rumo definido.

Responda com suas palavras:

5. Como era a vida do poeta no passado? Comprove sua resposta com versos da poesia.

__________________________________________________________

Gabarito

Questão 1. Alternativas a, c, e

Questão 2. a. (V)       b. (F)       c. (V)      d.(F)        e.(V)

Questão 3. Alternativa (e)

Questão 4. Alternativa (d)

Questão 5. A vida do poeta era agitada e sofrida, demonstrado nos versos 1 e 2

20 Comments

  • Maria Conceição da Silva Félix says:

    Interessante! Provavelmente chama mais a atenção do aluno do que um texto comum, convencional.

  • angela says:

    Muito bom! Estamos precisando disso !

  • Profª Ana Maria says:

    Excelente para trabalhar com os alunos do EJA. As músicas podem ser trabalhadas no laboratório de informática, com os seus clipes.

  • Prof. Nilda R de souza says:

    Muito bom! É isto que precisamos para mudarmos a rotina de aulas cansativas.

  • valdir de oliveira says:

    Boa tarde, meu nome é Valdir e estou desempregado e estudando para concurso publico, e sobre compreensao de texto vim a encontrar o seu material e vou pegá-lo para estudos. Gostei muito dos seus artigos.
    atenciosamente;
    Valdir.

  • Luciana Silva says:

    Adorei a forma lúdica e criativa para lidar com nossos alunos enfadonhos e ociosos.
    Amei!

  • judecy says:

    Adorei seu trabalho. Parabéns!

  • debora says:

    Nossa! Caraca, veio! Esse foi o gabarito da minha prova adivinhem qual foi minha nota: 100! kkkkk

  • Antony says:

    Adorei tudo, mas deveria postar um texto diferente por semana. bjsss

  • Helena says:

    (Graça/CE) Excelente, muito do meu gosto!!!!!!!!

  • elenice ferreira says:

    Super interessante, gostei muito!

  • bruna says:

    Nossa! Muito legal! Tinha que entregar um trabalho igualzinho para escola e encontrei aqui. Muito obrigada!

  • Jailson Leandro says:

    Você não imagina o quanto seu trabalho tem nos ajudado. Obrigado!!!

  • Anonimo says:

    Ajudou muito!

  • Tiago Martins says:

    Na questão 3 não concordo com a resposta. E quem puder explicar, por favor, o faça, pois minha resposta seria a alternativa D.

  • lara says:

    Muito bom! Vou confiar em vocês.

  • Clarencio says:

    Colei na prova da Zilda. Valeu aí por desponibilizar essa beleza de cola.

    • Olá, Clarêncio! Receba meus pêsames. Você acaba de ser roubado. E o pior de tudo isso, é que o meliante é você mesmo. Quem cola com a intenção de ganhar pontos em uma prova ou trabalho, está roubando de si mesmo tempo precioso que poderia ser utilizado para adquirir mais conhecimento, que certamente serão necessários na vida futura. E só para esclarecer: este site disponibiliza as respostas para que o próprio estudante avalie seu desempenho, no caso, de interpretação de texto. Se você olhar as respostas antes de responder às questões, como saberá que consegue interpretar bem um texto? É uma pena!

Leave a Reply