Skip to main content
Ensino FundamentalTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

Texto para interpretação 16 – O LOBO E O CORDEIRO (Nível Fundamental)

By 30 September 20119 Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 11 – O LOBO E O CORDEIRO (NÍVEL FUNDAMENTAL)

Estamos apresentado mais uma versão da fábula O LOBO E O CORDEIRO, desta vez escrita por Monteiro Lobato.

O LOBO E O CORDEIRO

Estava o cordeiro a beber num córrego, quando apareceu um lobo esfaimado, de horrendo aspecto.

– Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? – disse o monstro arreganhando os dentes. – Espere, que vou castigar tamanha má-criação!…

O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:

–  Como posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim?

Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta. Mas não deu o rabo a torcer.

– Além disso – inventou ele – sei que você andou falando mal de mim o ano passado.

– Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano?

Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:

– Se não foi você, foi seu irmão mais velho, o que dá no mesmo.

– Como poderia ser meu irmão mais velho, se sou filho único?

O lobo, furioso, vendo que com razões claras não vencia o pobrezinho, veio com uma razão de lobo faminto:

–  Pois se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô!

E – nhoque! – sangrou-o no pescoço.

Contra a força não há argumentos.

(Monteiro Lobato, Fábulas, São Paulo, Brasiliense)

_____________________________________________________________________________

1. O texto que você acabou de ler é:

a. (   ) uma crônica em que o autor trata de um assunto do dia-a-dia.

b. (   ) uma fábula, isto é, uma pequena história com ensinamento moral.

c. (   ) um conto de fadas.

2. Quais são os personagens do texto?

3.  O lobo e o cordeiro, sendo animais, são personagens do texto porque:

a. (   ) antigamente os animais falavam.

b. (   ) na história, eles agem, falam e raciocinam como se fossem pessoas.

c. (   ) o texto fala sobre eles.

4. O autor caracteriza o lobo como um animal:

a. (   ) carnívoro e que se alimenta de outros animais.

b. (   ) de aspecto horrível, cruel, ruim, e injusto.

c. (   ) muito faminto.

5. Como o autor carateriza o cordeiro?

6. As respostas e os argumentos que o cordeiro apresentou ao lobo:

a. (   ) eram sem fundamentos.

b. (   ) foram respostas com fundamento, válidas e justas.

c. (   ) eram respostas que o lobo não conseguia entender.

7. Observando as respostas que o cordeiro deu ao lobo, podemos perceber que ele tratou bem ao lobo. Que palavra aparece repetida nas respostas do cordeiro, provando esse bom tratamento?

8.  O lobo e o cordeiro foram ao mesmo córrego. Com que finalidade cada um se dirigiu para lá?

9. O autor quis sugerir no final da história, quando o cordeirinho foi devorado pelo lobo, que:

a. (   ) a força sempre vence a razão.

b. (   ) nem sempre quem tem razão vence uma disputa.

c. (   ) podemos explorar os mais fracos.

10. Explique, com suas palavras, a moral da história ( a última linha do texto ).

____________________________________________________________

GABARITO

Questão

  1. b
  2. o lobo e o cordeiro
  3. b
  4. b
  5. como um animal inocente e medroso.
  6. b
  7. Ele usou a palavra “senhor” que demonstra referência e respeito
  8. Para matar a sede
  9. B
  10. Resposta pessoal. Deve conter explicações coerentes sobre o fato de que quem não quer ser convencido, não existem razões que o convençam.

9 Comments

  • wanderson nunes says:

    Gostei muito! Mande-me comentários iguais a esses. Obrigado!

  • PAULO says:

    Excelente!

  • Rodrigo Agrelloa says:

    Muito bom! Boa ferramenta em aula!

  • zilma says:

    Muito bom esse texto. Adorei!

  • Eu gostei muito do texto.

  • Nene says:

    Adorei!!!!!!!!!!

  • heloisa says:

    Eu gostei.

  • Juliana says:

    Fiquei muito confusa com a resposta da questão 9. Pensei ser a letra a, pois achei o autor muito pontual na última frase : “Contra a força não há argumentos.” embora eu concorde com a letra b eu achei mais coerente a resposta da letra a, segundo a opinião do autor. Alguém por favor poderia me explicar porque a resposta é a letra b? Obrigada

    • Olá, Juliana! Obrigada pela visita ao nosso site. Quanto à sua dúvida sobre a resposta da questão 9 do texto “O lobo e o cordeiro”, temos a esclarecer que, no caso da situação, todos os argumentos usados pelo cordeiro para se defender das acusações do lobo apontavam para dizer que o cordeiro não havia feito nada contra o lobo.
      Mas como o lobo queria comer o cordeiro, resolveu pôr em prática sua intenção, mesmo que não tivesse razões aceitáveis e reais, a não ser a sua fome, isto é, partiu para a violência.
      A alternativa “A” não é correta porque afirma que “a força sempre vence a razão”, o que não é verdade. Às vezes a razão vence a força. Mas quando alguém quer fazer o mal, não há argumentos sensatos, racionais, que o impeçam.
      É essa a lição que Monteiro Lobato quis transmitir.

Leave a Reply