Skip to main content
ATIVIDADES/EXERCÍCIOSEnsino FundamentalTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 18 – GOVERNAR (Nível Fundamental)

By 9 October 201111 Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 13 – GOVERNAR   ( Nível Fundamental )

GOVERNAR

Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.

– Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.

– Com que dinheiro? – atalhou Januário.

– Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.

– E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.

– Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.

– Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.

– Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.

Foi deposto, e dissolvida a República.

(Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record)

___________________________________________________________

Após a leitura do texto, responda às questões:

  1. Quais são as personagens da narração?
  2. Quem é personagem principal, isto é, o protagonista da história?
  3. O que eles resolveram fazer?
  4. Por que o Presidente foi deposto?
  5. Assinale as características do presidente que o texto apresenta:

a. (   ) mandão

b. (   ) autoritário

c. (   ) democrático

d. (   ) justo

e. (   ) egoísta

6. Que outro título você daria ao texto?

7. Escreva sim ou não, de acordo com o texto:

a. (   ) As autoridades devem aproveitar-se de seus cargos para tirar benefícios próprios.

b. (   ) As autoridades devem agir para o bem de todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.

8. Justifique sua resposta à questão 7.

9. Se você fosse Prefeito da sua cidade, o que faria para beneficiar as pessoas que moram nela?

________________________________________________________

GABARITO

  1. Martim, Clóvis, Januário e mais dois garotos citados no texto. O texto passa a ideia de que o grupo de garotos é maior, mas não informa quantos.
  2. Martim
  3. Resolveram brincar de Governo
  4. Porque os meninos viram que ele só queria ser servido e não servir ao grupo; que ele se achava superior ao grupo e ainda exigia coisas ilegais como alguém pagar por suas despesas particulares (lanches) e fazer os seus deveres (tarefas escolares).
  5. A. (x) mandão   b. (x) autoritário    e. (x) egoísta
  6. Resposta individual. O titulo deve ter relação com o assunto do texto.
  7. A. Não       b. Sim
  8. A justificativa das duas alternativas ( a = não   / b = sim  ) deve apresentar argumentos que as sustentem, inclusive ilustradas com situações concretas.
  9. Resposta individual.

11 Comments

  • Joseane dos Anjos says:

    Adorei o texto, meus alunos sentem dificuldade de interpretação. Acredito que não é apenas uma dificuldade deles, isto é algo real em toda parte do Brasil, mas aqui onde moro ( região nordeste) o descaso da aprendizagem é grande.
    Usarei este texto em sala de aula com alunos de 7º ano, no intuito de melhorar o desenvolvimento interpretativo.

  • Julia Missioneiro says:

    Achei esse texto ótimo para estudar para a prova de interpretação de texto.Adorei!!!

  • Cleidia says:

    Adorei!!!! Muito obrigada!!!

  • lizandra silva says:

    O que seria de nós, professores e coordenadores, sem esse material! Ótimo! Amei!

  • manuela batista says:

    Amei a atividade!!!!!!

  • LUCIENE says:

    Quero textos de atualidades.

    • admin says:

      Luciene, os textos postados podem não ter sido escritos no século XXI, mas os temas abordados, estes sim, são bem atuais. Mesmo assim, faremos o possível para atendê-la.

  • maria aparecida says:

    Adorei a atividade, vou usá-la em sala de aula! Muito obrigada!

  • Rita Auxiliadora says:

    O texto de Drummond foi uma ótima opção para reflexão sobre a hierarquia vivida na escola, e como a democracia faz-se necessária para uma boa administração. Justamente agora que vamos vivenciar as eleições para diretores de escola!

  • jhon says:

    Valeu! É a minha prova, por isso tirei 10.

  • julia says:

    Foi meu trabalho!!!!!!

Leave a Reply