TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 13 – GOVERNAR ( Nível Fundamental )
GOVERNAR
Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
– Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.
– Com que dinheiro? – atalhou Januário.
– Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
– E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
– Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
– Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
– Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.
(Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record)
___________________________________________________________
Após a leitura do texto, responda às questões:
- Quais são as personagens da narração?
- Quem é personagem principal, isto é, o protagonista da história?
- O que eles resolveram fazer?
- Por que o Presidente foi deposto?
- Assinale as características do presidente que o texto apresenta:
a. ( ) mandão
b. ( ) autoritário
c. ( ) democrático
d. ( ) justo
e. ( ) egoísta
6. Que outro título você daria ao texto?
7. Escreva sim ou não, de acordo com o texto:
a. ( ) As autoridades devem aproveitar-se de seus cargos para tirar benefícios próprios.
b. ( ) As autoridades devem agir para o bem de todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.
8. Justifique sua resposta à questão 7.
9. Se você fosse Prefeito da sua cidade, o que faria para beneficiar as pessoas que moram nela?
________________________________________________________
GABARITO
- Martim, Clóvis, Januário e mais dois garotos citados no texto. O texto passa a ideia de que o grupo de garotos é maior, mas não informa quantos.
- Martim
- Resolveram brincar de Governo
- Porque os meninos viram que ele só queria ser servido e não servir ao grupo; que ele se achava superior ao grupo e ainda exigia coisas ilegais como alguém pagar por suas despesas particulares (lanches) e fazer os seus deveres (tarefas escolares).
- A. (x) mandão b. (x) autoritário e. (x) egoísta
- Resposta individual. O titulo deve ter relação com o assunto do texto.
- A. Não b. Sim
- A justificativa das duas alternativas ( a = não / b = sim ) deve apresentar argumentos que as sustentem, inclusive ilustradas com situações concretas.
- Resposta individual.
Adorei o texto, meus alunos sentem dificuldade de interpretação. Acredito que não é apenas uma dificuldade deles, isto é algo real em toda parte do Brasil, mas aqui onde moro ( região nordeste) o descaso da aprendizagem é grande.
Usarei este texto em sala de aula com alunos de 7º ano, no intuito de melhorar o desenvolvimento interpretativo.
Achei esse texto ótimo para estudar para a prova de interpretação de texto.Adorei!!!
Adorei!!!! Muito obrigada!!!
O que seria de nós, professores e coordenadores, sem esse material! Ótimo! Amei!
Amei a atividade!!!!!!
Quero textos de atualidades.
Luciene, os textos postados podem não ter sido escritos no século XXI, mas os temas abordados, estes sim, são bem atuais. Mesmo assim, faremos o possível para atendê-la.
Adorei a atividade, vou usá-la em sala de aula! Muito obrigada!
O texto de Drummond foi uma ótima opção para reflexão sobre a hierarquia vivida na escola, e como a democracia faz-se necessária para uma boa administração. Justamente agora que vamos vivenciar as eleições para diretores de escola!
Valeu! É a minha prova, por isso tirei 10.
Foi meu trabalho!!!!!!