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Ensino FundamentalTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 20 – O BILHETE (Nível Fundamental)

By 22 October 20118 Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 15 – O BILHETE (Nível Fundamental)

A história de Artur Azevedo passa-se no Rio de Janeiro, no século XIX, quando o dinheiro brasileiro era o real (sim, nosso dinheiro, em épocas passadas já tinha sido real, que no plural dizia-se réis). Usava-se, na época, a palavra conto para designar milhão (de réis). Assim, um prêmio da loteria de cem contos de réis era equivalente a cem milhões de réis.

O BILHETE

Reginaldo tinha aversão ao jogo; nem mesmo a loteria o tentava.

Entretanto, uma tarde meteu-se num bonde do Catete, para recolher-se a casa, e no Largo do Machado, onde se apeou, pois morava naquelas imediações, foi perseguido por um garoto que à viva força lhe queria impingir um bilhete de loteria, – uma grande loteria de cem contos de réis, cuja extração estava anunciada para o dia seguinte.

Reginaldo resistiu, caminhando apressado sem dar resposta ao garoto, que o acompanahva insistindo; mas de repente lhe acudiu a ideia de que aquele maltrapilho poderia ser a fortuna disfarçada. Era preciso agarrá-la pelos cabelos! Comprou o bilhete e foi para casa onde o esperavam os tristes feijões quotidianos.

Ele bem sabia que, se dissesse a Nhanhã que havia feito essa despesa extra-orçamentária, não teria a sua aprovação; mas – que querem, – o pobre rapaz era um desses maridos submissos, que não ficam em paz com a cosnciência quando nõ contam por miúdo às caras-metades tudo quanto lhes sucede.

Ao saber da compra do bilhete, Nhanhã pôs as mãos na cabeça:

– Quando eu digo que tu não tens a menor parcela de bom-senso…! Aí está! Dez mil réis deitados fora, e tanta coisa falta nesta casa!…

E seguiu-se, durante meia hora, a relação dos objetos que poderiam ser comprados com aqueles dez mil-réis perdidos.

Depois disso, Nhanhã pediu para ver o bilhete.

Reginaldo, sem proferir uma palavra, tirou-o do bolso e entregou-lho.

– Número 345! exclamou ela. Um número tão baixo numa loteria de cinquenta mil números! Isto é o que se chama vontade de gastar dinheiro à toa! Algum dia viste, nessas grandes loterias, ser premiado um número de três algarismos?

Reginaldo confessou que nem sequer olhara o número. Como o garoto se lhe afigurou a fortuna disfarçada, ele aceitou o bilhete que lhe fora oferecido, entendendo que não devia argumentar com a fortuna.

– 345! Pois isto lá é número que se compre!

– Agora não há remédio.

– Como não há remédio? Põe o chapéu e volta imediatament ao Largo do Machado; o garoto ainda lá deve estar. Dá-lhe o bilhete e ele que te dê o dinheiro.

– Perdoa, Nhanhã, mas isso não faço eu: comprei! Nem o garoto desfaria a compra!

– Ao menos vai trocar o bilhete por outro, que tenha, pelo menos, quatro algarismos! Se tiver cinco, melhor!

– Faço-te a vontade: mas olha que sempre ouvi dizer que bilhete de loteria não se trocam…

– Faze o que eu disse e não resmungues! Tu és o rei dos caiporas, e eu tenho muita sorte!

Reginaldo não disse mais nada: pôs o chapéu, saiu de casa, foi ao Largo do Machado, e voltou com outro bilhete.

Desta vez o número tinha cinco algarismos: 38.788, Nhanhã devia ficar satisfeita.

Não ficou:

– Devias escolher um número mais variado: o 8 fica aqui três vezes… Mas, enfim, 38.788 sempre inspira mais confiança que 345…

Pois, senhores, no dia seguinte o nº 38.788 saiu branco, e o nº 345 foi premiado com a sorte grande.

Imagine-se o desespero de Nhanhã:

– Então, eu não disse que és o rei dos caiporas?

– Perdoa, Nhanhã, mas desta vez não fui o rei: tu é que foste a rainha…

– Cala-te! Se não fosses um songamonga, não me terias feito a vontade! Ter-me-ias roncado grosso!

– Ora essa!

– Um marido não se deve deixar dominar assim pela mulher!

– Olha que eu pego na palavra…

– Trocar um bilhete de loteria! Que absurdo…

– Absurdo aconselhado por ti…

– Mas tu já não estás em idade de receber conselhos!

– Bom; de hoje em diante baterei com o pé e roncarei grosso todas as vezes que me contrariares! Esta casa vai cheirar a homem!…

– A boas horas vêm esses protestos de energia!

E exclamando com os punhos cerrados e os olhos voltados para o teto: “Cem contos de réis!”, Nhanhã deixou-se cair sentada numa cadeira, e desatou a chorar.

(Artur Azevedo. Histórias Brejeiras. Rio de Janeiro, Edições de Ouro, 1966)

Use sempre um dicionário da língua portuguesa quando tiver dúvidas sobre o sigificado das palavras.

Agora, responda às questões abaixo.

A. No texto aparece o adjetivo cerrados, que não pode ser confundido com serrados. Preencha as lacunas das frases com cerrado(s, a, as) ou serrado(s, a, as) adequado.

1. Esses madeireiros fazem tanto barulho que é preciso deixar portas e janelas ______________

2. O pior não é isso. Ontem contei cem árvores __________________

3. Mesmo com os olhos _______________ vejo a destruição.

4. É mesmo. Até meu coracão parece que foi ________________

5. E quem dirá depois que aqui havia uma floresta __________________ e altaneira?

6. É isso. Floresta ________________ existirá apenas em fotografia.

B. Explique o sentido das expressões abaixo de acordo com o texto:

1 – por as mãos na cabeça

2 – saiu branco

3 – roncar grosso

4 – bater com o pé

C. No texto, a palavra conto significa determinado valor monetário. Qual o significado dessa palavra em cada uma das frases abaixo?

  1. Genival das Cruzes perdeu dez mil reais porque acreditou na conversa de dois desconhecidos que lhe aplicaram o conto do bilhete premiado.

2. Já está nas livrarias o mais recente livro de Ludovico Pinheiro, intitulado “Contos Inesquecíveis”.

D. Artur de Azevedo começa o texto informando que Reginaldo tinha aversão ao jogo. Como se explica, então, a compra do bilhete?

E. Reginaldo já esperava que Nhanhã desaprovasse o gasto de dez-mil réis, pois:

a. (   ) o bilhete era de número muito baixo.

b. (   ) o dinheiro destinava-se a outras despesas.

c. (   ) a mulher sempre reprovava os atos do marido.

d. (   ) o marido queria desafiar a mulher.

F. Quando Nhanhã mandou que trocasse o bilhete, Reginaldo esboçou certa resistência. Por quê?

G. Quando soube do resultado da extração da loteria, Nhanhã culpou o marido pelo insucesso. Na sua opinião o marido teve culpa? Justifique sua resposta.

H. Baseado no texto dê características de:

1. Nhanhã

2. Reginaldo

I. As constantes discussões do casal ocorriam, sem dúvida, por culpa de ambos os cônjuges. Na sua opinião, qual deles é mais culpado? Justique com argumentos coerentes.

________________________________________________________________

GABARITO

Questão A.

1. Esses madeireiros fazem tanto barulho que é preciso deixar portas e janelas cerradas.

2. O pior não é isso. Ontem contei cem árvores serradas.

3. Mesmo com os olhos cerrados vejo a destruição.

4. É mesmo. Até meu coracão parece que foi serrado.

5. E quem dirá depois que aqui havia uma floresta cerrada e altaneira?

6. É isso. Floresta cerrada existirá apenas em fotografia.

Questão B.

1 – por as mãos na cabeça: ficar desesperado, sem saber o que fazer diante de algo que aconteceu

2 – saiu branco: diz-se de um bilhete que não foi premiado

3 – roncar grosso: fazer valer os seus direitos e prerrogativas de líder

4 – bater com o pé: decidir sem levar em consideração as outras opiniões.

Questão C.

  1. Enganar alguém para vender um falso bilhete premiado.
  2. Pequenas histórias literárias reais ou fictícias escritas por escritores ou pessoas que se dedicam à literatura.

Questão D.

Por causa da insistência do garoto, ele achou que era um ente sobrenatural que estava lhe oferecendo a oportunidade de ficar rico, ou de ganhar uma quantia em dinheiro bastante alta.

Questão E. Alternativa C

Questão F.

Por causa da sua convicção de que o bilhete era premiado mesmo.

Questão G. Resposta individual.

Questão H.

  1. autoritária, grosseira no trato com o marido, pessoa que não assume seus erros e defeitos
  2. submisso, leal, educado, obediente

Questão I.

Resposta individual

8 Comments

  • Fernando says:

    Gostaria de saber se nunca pensou em elaborar uma gramática com esse belo material que você conseguiu selecionar?

    • admin says:

      Fernando, deixamos para os pesquisadores da língua portuguesa esse trabalho. Nosso objetivo é ajudar pessoas que querem aprender um pouco mais
      sobre nossa língua e não tem tempo para frequentar uma escola tradicional e, principalmente, não tem dinheiro para comprar livros. Por isso, a ideia do site
      que é uma ferramenta onde qualquer um pode usar sem gastar muito dinheiro e que está se tornando popular.

  • Cristiane says:

    Os textos que estão disponíveis no site, são simplesmente maravilhos e tem sido uma mão na roda para aulas de reforço.
    Obrigada e, por favor, continuem com este trabalho lindo!

  • Maria Helena Peixoto says:

    Parabéns pessoal. Realmente esses textos encontrados aqui, são ótimos e nos ajuda bastante. Bom trabalhar esses textos com os jovens de ensino fundamental.
    Muito obrigada pela oportunidade de usufruir deste belo trabalho.

  • ELIETE ROSA BRITO says:

    ESTES TEXTOS SÃO ÓTIMOS.

  • Anameri Coura Lessa says:

    Realmente, o trabalho de vocês é excelente. É uma mão na roda para quem quase não tem tempo de pesquisar e já encontra o material de vocês. Parabéns!

  • maria da glória says:

    A página com todo o seu conteúdo tem me ajudado muito nas aulas da EJA, no ensino fundamental. Muito obrigada.

  • thallisson says:

    Muito bom! Eu não tinha tempo para responder. Entrei neste site e consegui rapidinho. Foi uma mão na roda. Obrigado, continue assim.

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