Skip to main content
Ensino FundamentalTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 21 – O VILARES (Nível Fundamental)

By 30 October 201131 Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 16 – O VILARES (Nível Fundamental)

Quem já não teve um colega ou conheceu alguém como o Vilares do texto abaixo? Ou será que você também se parece com ele? Leia o texto e faça sua comparação.
O VILARES

Havia, no colégio, três companheiros desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente. Parecia ter nascido para senhor do mundo. No recreio queria dirigir as brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava brigando e desmanchava o brinquedo. Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem ele talvez não existisse o mundo. Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde não era chamado, implicando com um e com outro, mandando sempre. (…)
Não tinha um amigo. A meninada do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se revoltaram e deram-lhe uma sova. Foi um escândalo no colégio. O vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu também. Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
– É necessário mudar esse feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro. Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.
E, continuando:
– Você gosta de mandar. Mas é preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá que sofrer na vida.
(VIRIATO CORREA. Cazuza. São Paulo, Editora Nacional)

Após a leitura do texto responda às questões:

1. Assinale a alternativa que combina com o texto.
a. (   ) O texto é sério, porque relata um acontecimento desagradável.
b. (   ) É formativo porque, através do diretor do colégio, mostra como se deve corrigir um comportamento reprovável.
c. (   ) É um texto cômico, engraçado.

2. Quais são as personagens do texto?

3. Assinale a alternativa correta:
a. (   ) O narrador não é personagem do texto.
b. (   ) O narrador é personagem do texto, porque ele se inclui entre as pessoas que participam da história.
c. (   ) Não existe narrador nesta história.

4. Quem é o protagonista, isto é, o personagem principal da história?

5. O autor descreve o Vilares informando algumas características dele. Transcreva a parte do texto em que o narrador descreve os aspectos físicos do Vilares.

6. Identifique, de acordo com o texto, entre as características psicológicas dadas abaixo, as que se encaixam no personagem Vilares.
Humilde – briguento – metido – tolerante – sabichão – insuportável – cordial – bondoso – autoritário – implicante – simpático – antipático – desagradável – egoísta – quieto

7. No texto, o diretor usou três frases para caracterizar o autoritarismo do Vilares. Assinale-as:
a. (   ) “… é uma espécie de galo de terreiro.”
b. (   ) “Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa”.
c. (   ) “Quer sempre impor a sua vontade.”
d. (   ) “… quer mandar em toda a gente.”
e. (   ) “… ninguém gosta de ser mandado.”

8. Que outro título você daria ao texto?

9. Assinale as alternativas que resumem as mensagens do texto:
a. (   ) A convivência com uma pessoa autoritária é desagradável.
b. (   ) A meninada da escola costuma mover guerra surda.
c. (   ) Os diretores são autoritários em suas repreensões.
d. (   ) As pessoas têm um forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas autoritárias e mandonas.

10. Faça uma pequena redação  que tenha o mesmo assunto do texto que você acabou de ler.

________________________________________________________

GABARITO

Questão 1. Alternativa b

Questão 2. Um menino de nome Vilares e dois companheiros seus; o velho Lobato, que era o diretor da escola; o vigilante; os alunos do curso primário; o narrador da história.

Questão 3. Alternativa b

Questão 4. O menino Vilares.

Questão 5. “Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente.”

Questão 6.  Briguento, metido, sabichão, insuportável, autoritário, implicante, antipático, desagradável, egoísta.

Questão 7. Alternativas a, c, d

Questão 8. Resposta individual, porém deverá ter conexão com o assunto do texto.

Questão 9. Alternativas a, d

Questão 10. O tema da história em questão é autoritarismo. A redação deve explorar esse assunto que pode ser feita através de um relato vivido ou conhecido pelo aluno, ou ainda expressar a sua opinião a respeito. O aluno deverá mostrar sua redação para alguém que possa ajudá-lo a melhorar suas ideias e corrigir erros gramaticais cometidos.

31 Comments

  • Julliana says:

    Parabéns pelo site.

    😀

  • Maria Helena Peixoto says:

    Muito bom encontrar textos assim aqui na web, parabéns e obrigada pela oportunidade de compartilhar com o texto que será muito últil para mim.

  • Monier says:

    (TUBARÃO/SANTA CATARINA) Parabéns pelas postagens. Toda semana têm novidades e material com conteúdo, o que hoje não é fácil encontrar. Gostaria de saber se vocês tem previsão de quando irão postar roteiros para produção de texto. Mais uma vez, parabéns!

  • joão vitor says:

    É muito legal, gostei demais!

  • luana says:

    Legal!

  • Luciano says:

    (Vitória/ES) Obrigado por compartilhar esse interessante material.

  • Lindalva says:

    Simplesmente maravilhoso, pois às vezes procuramos algo compatível com assuntos trabalhados em sala e não achamos. Hoje, por acaso, fuçando, encontrei! Obrigada mesmo.

  • Ana says:

    Muito bom, gostei muito. Ajuda pais e professores que procuram material na internet de qualidade.

  • Janaina Hortencio says:

    (Várzea Grande/MATO GROSSO) Parabéns, um texto muito sugestivo! Está sendo ótimo trabalhar com o texto. Obrigada.

  • Maria Luzia says:

    Parabéns, estou amando estudar junto com todos, conteúdo de fácil entendimento.

  • Marcella says:

    Ótimo! Gostei muito das histórias. O site, em geral, é perfeito. Entro todos os dias e pego um texto para ler. É maravilhoso e ajuda muito no meu desempenho escolar. Já fiz até indicação para minha professora e todos os textos colocados na prova são desse site.
    AMEI!!!

  • linéia says:

    Parabéns pelo site!!!

  • juliana says:

    Bom dia! Gostei muito desse texto. Pretendo usá-lo com meus alunos do 5 ano, na sala de aula. Parabéns!

  • elizete says:

    Adorei o texto. Serviu-me muito, pois trouxe uma questão que estou vivenciando com os meus alunos. Não tive outra alternativa a não ser copiar. Obrigada!

  • penha says:

    Parabéns pelo site!!! Brilhante! Adorei todas as atividades.

  • Helena says:

    (Graça/CE) Adorei conhecer este site, porque traz sempre algo interessante para trabalhar com os alunos da Escola Maria do Amparo Sousa.

  • andrea says:

    Gostaria de receber textos para alunos de 9 série. Estou estudando com meu filho para as provas. Obrigado!

    • admin says:

      Olá, Andrea! Obrigada pela visita ao nosso site. Visite-nos sempre e usufrua do material postado. É gratuito. O único pagamento que você pode nos dar é divulgando-o entre seus amigos. Quanto ao seu pedido, informamos que não é possível atendê-la através de e-mail. Os textos para interpretação e outros materiais de estudo já se encontram a sua disposição neste site. É só escolher e imprimi-los. A classificação dos textos para interpretação é apenas uma orientação para quem vai usá-los e só se referem ao nível (fundamental ou médio) sem indicar a série porque esse tipo de exercício depende muito do conhecimento e desenvolvimento pessoal do aluno. Às vezes um texto pode ser incompreensível ou não, para quem está cursando uma série de nível médio ou fundamental.

  • vaine do carmo says:

    Gostaria de receber texto para 8 e 9 ano. Obrigada!

  • franciele says:

    Gostei muito. Esse site me ajudou muito.

  • DIOGO says:

    Foi uma sorte! Deu as mesma perguntas, colei tudo!

  • VL says:

    Sorte pakas! Achei todas as resposta, colei tudo! Valeu! Vou ganhar pontos.

    • Olá, Vítor! Receba nossos pêsames. Você acaba de ser roubado. E o pior de tudo isso é que o meliante é você mesmo. Quem cola com a intenção de ganhar pontos em uma prova ou trabalho está roubando de si mesmo tempo precioso que poderia ser utilizado para adquirir mais conhecimento que certamente serão necessários na vida futura. É uma pena!

  • Ryan says:

    Adorei o site.

  • ketlyn says:

    Me ajudou muito porque tinha respostas e eram as mesmas questões do livro da escola, das atividades que eram para fazer em casa! Me dei bem!

  • jonata says:

    Muito bom!

  • livia says:

    Adorei! Espero que tenha ajudado outras pessoas também.

  • Edina says:

    Quero um exemplo da questão 10.

    • Edina, não podemos fazer a redação para você. É você que tem que fazê-la, certo? Até porque a redação pedida é a expressão do pensamento de cada um de nós a respeito do assunto solicitado. Tente fazê-la. É errando que se aprende.

  • luiz otavio says:

    Muito bom!

  • Bonifacio Armindo Mtb says:

    Gostei tanto!

Leave a Reply