TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 17 – A SOLUÇÃO (Nível Médio)
O texto abaixo, escrito por Luis Fernando Veríssimo, baseia-se numa das mais lidas e comentadas fábulas de Esopo, “O lobo e o cordeiro”, da qual já temos publicado várias versões e traduções em língua portuguesa. O escritor utiliza a mensagem original da fábula para denunciar situações e posturas que agridem o meio ambiente. Leia também as traduções da fábula O Lobo e o Cordeiro, postadas neste site nos arquivos sobre Atividades/Literatura e Textos para Interpretação número 11
A SOLUÇÃO
O sr. Lobo encontrou o sr. Cordeiro numa reunião do Rotary e se queixou de que a fábrica do sr. Cordeiro estava poluindo o rio que passava pelas terras do sr. Lobo, matando os peixes, espantando os pássaros e, ainda por cima, cheirando mal.
O sr. Cordeiro argumentou que, em primeiro lugar, a fábrica não era sua, era de seu pai, e, em segundo lugar não podia fechá-la, pois isto agravaria o problema do desemprego na região, e o sr. Lobo certamente não ia querer bandos de desempregados nas suas terras, pescando seu peixe, matando seus pássaros para assar e comer e ainda por cima cheirando mal.
– Instale equipamento antipoluente, insistiu o sr. Lobo.
– Ora, meu caro, retrucou o sr. Cordeiro, isso custa dinheiro, e para onde iria meu lucro? Você certamente não é contra o lucro, sr. Lobo! disse o cordeiro, preocupado, examinando o sr. Lobo atrás de algum sinal de socialismo latente.
– Não, não! disse o sr. Lobo. Mas isto não pode continuar. É uma agressão à Natureza e, o que é mais grave, à minha Natureza. Se fosse à Natureza do vizinho…
– E se eu não parar? perguntou o sr. Cordeiro.
– Então, respondeu o sr. lobo, mastigando um salgadinho com seus caninos reluzentes, eu serei obrigado a devorá-lo, meu caro.
Ao que o sr. Cordeiro retrucou que havia uma solução:
– Por que o senhor não entra de sócio na fábrica Cordeiro e Filho?
– Ótimo, disse o sr. Lobo.
E desse dia em diante não houve mais poluição no rio que passava pelas terras do sr. lobo. Ou pelo menos, o sr. Lobo nunca mais se queixou.
(Luis Fernando Veríssimo. Santinho. Porto Alegre, L&PM.)
Vocabulário:
Rotary – organização filantrópica internacional espalhada em mais de 150 países. Fundada nos Estados Unidos em 1905, seus associados, inicialmente se reuniam em suas próprias casas, num sistema de rotatividade, derivando daí o nome de Rotary.
Socialismo – doutrina que visa melhorar o bem comum pela transformação da sociedade.
Latente – oculto, disfarçado
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1. Lendo o texto podemos concluir que:
a. ( ) O lobo age simplesmente como um animal selvagem.
b. ( ) O cordeiro é apenas um animal doméstico.
c. ( ) O lobo e o cordeiro agem, falam e raciocinam como se fossem pessoas. Ambos são animais personalizados na história.
2. Argumentar é defender uma ideia, baseando-se em fatos e provas. Que argumentos apresentou o sr. Cordeiro ao sr. Lobo para não fechar a fábrica que estava poluindo o rio?
3. O texto baseia-se na fábula “O lobo e o cordeiro” de Esopo, que tem um final diferente desta. Liste as igualdades e diferenças existentes entre as narrativas. Você terá que ler também as traduções da fábula escrita por Esopo postada neste site.
4. Este texto nos sugere que:
a. ( ) os fracos sempre têm uma saída contra os poderosos.
b. ( ) o homem sempre procura seus interesses
c. ( ) os mais fortes acabam tirando vantagens e levando a melhor sobre os mais fracos
5. O texto nos remete a problemas que se agravam nas grandes cidades. Cite um deles que está presente na narrativa.
6. Toda fábula encerra uma lição ou ensinamento moral, onde os escritores a concluem com uma pequena frase ou “moral da história”. No texto, Luis Fernando Veríssimo não faz o encerramento desta história com esta pequena frase. Escreva você, então, uma pequena frase que traduza a lição ou moral desta história.
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GABARITO
Questão 1: Alternativa C
Questão 2:
1 – que a fábrica não era sua, era de seu pai
2 – não poderia fechá-la porque agravaria o problema do desemprego na região
3 – os desempregados iriam invadir as terras do sr. Lobo e consumir os peixes, os pássaros e ainda iam cheirar mal
Questão 3:
Na fábula de Esopo | Na história de Veríssimo |
1. o lobo e o cordeiro não são amigos e se encontram por acaso no riacho;
2 . o lobo acusa o cordeiro de poluir as águas do riacho onde ele costuma beber; 3. o cordeiro se defende com argumentos irrefutáveis (estava abaixo da correnteza do rio; não havia nascido ainda na época que o lobo o acusou de falar mal dele) 4. O lobo não se convence com os argumentos do cordeiro e o devora. |
1. O lobo e o cordeiro são amigos e frequentam o mesmo lugar.
2. O lobo acusa o cordeiro de poluir as águas do rio que passa em suas terras, por causa da fábrica de propriedade do cordeiro; 3. O cordeiro se defende com argumentos fáceis de ser derrubados; ele era dono da fábrica sim, pois seria o herdeiro natural dos bens de seu pai, além do que o nome da fábrica era “Cordeiro e Filho”; o cordeiro argumentou que não poderia fechar a fábrica por causa do desemprego que causaria, mas na realidade ele pensou na perda de seus lucros quando disse que instalar um antipoluente custaria muito dinheiro e com isso não teria lucro. 4. O lobo ameaça devorar o cordeiro se a situação não for corrigida. 5. O cordeiro dá uma solução para o impasse: convida o lobo para ser sócio com ele na fábrica. 6. O lobo aceita a oferta e daí em diante não houve mais queixas a respeito da poluição causada pela fábrica. 7. Deduz-se que o lobo estava mesmo interessado na participação dos lucros que a fábrica lhe traria e não no combate à poluição do meio ambiente. |
Questão 4. Alternativa B
Questão 5. A poluição do meio ambiente pelas fábricas.
Questão 6. Resposta pessoal.
Perfeito…Copiei!!! Obrigada por compartilhar!!
(Salvador/BAHIA) OBRIGADA PELA COOPERAÇÃO. DEUS O ILUMINE. ALBA
Obrigada! Respondi toda as questões do meu trabalho. kkkkkk!!!!!! O prof. vai me dar um 10!
Cara, isso me ajudou bastante! VALEU!!
Sou professora de Língua Portuguesa, estou agradecida por fontes primordiais e facilitadoras para o meu trabalho diário. Muito obrigada!
Para mim a moral da história é a seguinte: tudo se resolve na base de um diálogo!!!
Raissa, você chutou mas a sua bola passou raspando a trave! Concordo com você que tudo se resolve na base do diálogo, mas nesse caso aqui, o diálogo não resolveu o problema principal.
Para mim a moral da história é a seguinte: a únião faz à força.
Será mesmo? Creio que o foco da narração é outro.
Perfeito! Do jeitinho que eu queria! Ajudou bastante, obrigado!!!!!!!!
Gostei muito. Se quiser mandar mais é só mandar para meu e-mail. Eu sou de (SP) São Paulo.
Amei de paixão esse texto. Antes de dormir leio ele todos os dias. O site está de parabéns!
Achei maravilhoso esses exercícios! Fiquei muito feliz por ter me ajudado.
A Moral da História é que:
A ganância cega o homem.
Ou ainda:
O homem sempre coloca os seus interesses pessoais a frente do bem estar coletivo.
ou:
O homem é o lobo do proprio homem.
ou:
A vantagem propria encobre a denuncia latente.
Fui convidada por uma amiga para compartilhar com este site e saiba que adorei e na medida do possível sempre estarei aqui. Sou professora de português e inglês PEB II (6º ao 8º ano) Ensino Médio e EJA (ensino para jovens e adultos). Só tenho que agradecer.
P.S. Adoro trabalhar com esse escritor
Abraços
Muito bom esse texto! Gostei da forma como o autor mostra que muitas pessoas são egoístas e que certas vezes fingem estar preocupadas com os outros para tirar uma casquinha da situação!
É muito bom! Eu colei tudinho, obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(Ribeirão Preto/SP) Obrigada! Seu site é muito bom. Eu o conheci hoje, mas voltarei mais vezes…
(Cascavel/PR) Adorei, já trabalhei com esta fábula com meus alunos e eles gostaram. Peguei agora o da coruja e a águia. São bem elaboradas suas questões. Parabéns!
Adorei esses textos. Estou trabalhando com eles. Obrigada! São excelentes!
Muito obrigado! Ajudou-me bastante no texto que eu tinha que fazer no caderno de meia pauta.
Eu gostaria de saber como o texto todo ficaria em discurso direto.
Olá, Stefanni! Obrigada pela visita ao nosso site. Quanto à sua pergunta a respeito do texto, em como ele ficaria em discurso direto, aqui vai a resposta: basta que você transforme as informações existentes no texto sobre o que cada personagem disse e transformá-la em uma frase do diálogo entre os personagens. Observe que algumas dessas falas já estão em diálogo e outras não. Para que todo o texto fique em discurso direto, você vai transformá-lo em um texto de peça teatral, onde as falas dos personagens já aparecem como elas serão ditas. Tome como exemplo, o arquivo TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 15 – A Consulta (Nível Fundamental).
Nossa, amei!!! Me ajudou bastante no meu trabalho!!!!
Sou educador e digo que será bastante proveitoso trabalhar com essa ferramenta nas minhas séries…Vocês estão de parabéns!
Sou educadora e gosto muito desses textos. Obrigada!