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ATIVIDADES/EXERCÍCIOSEnsino MédioTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 22 – A SOLUÇÃO (Nível Médio)

By 14 November 201126 Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 17 – A SOLUÇÃO (Nível Médio)

O texto abaixo, escrito por Luis Fernando Veríssimo, baseia-se numa das mais lidas e comentadas fábulas de Esopo, “O lobo e o cordeiro”, da qual já temos publicado várias versões e traduções em língua portuguesa. O escritor utiliza a mensagem original da fábula para denunciar situações e posturas que agridem o meio ambiente. Leia também as traduções da fábula O Lobo e o Cordeiro, postadas neste site nos arquivos sobre Atividades/Literatura e Textos para Interpretação número 11

A SOLUÇÃO

O sr. Lobo encontrou o sr. Cordeiro numa reunião do Rotary e se queixou de que a fábrica do sr. Cordeiro estava poluindo o rio que passava pelas terras do sr. Lobo, matando os peixes, espantando os pássaros e, ainda por cima, cheirando mal.

O sr. Cordeiro argumentou que, em primeiro  lugar, a fábrica não era sua, era de seu pai, e, em segundo lugar não podia fechá-la, pois isto agravaria o problema do desemprego na região, e o sr. Lobo certamente não ia querer bandos de desempregados nas suas terras, pescando seu peixe, matando seus pássaros para assar e comer e ainda por cima cheirando mal.

– Instale equipamento antipoluente, insistiu o sr. Lobo.

– Ora, meu caro, retrucou o sr. Cordeiro, isso custa dinheiro, e para onde iria meu lucro? Você certamente não é contra o lucro, sr. Lobo! disse o cordeiro, preocupado, examinando o sr. Lobo atrás de algum sinal de socialismo latente.

– Não, não! disse o sr. Lobo. Mas isto não pode continuar. É uma agressão à Natureza e, o que é mais grave, à minha Natureza. Se fosse à Natureza do vizinho…

– E se eu não parar? perguntou o sr. Cordeiro.

– Então, respondeu o sr. lobo, mastigando um salgadinho com seus caninos reluzentes, eu serei obrigado a devorá-lo, meu caro.

Ao que o sr. Cordeiro retrucou que havia uma solução:

– Por que o senhor não entra de sócio na fábrica Cordeiro e Filho?

–  Ótimo, disse o sr. Lobo.

E desse dia em diante não houve mais poluição no rio que passava pelas terras do sr. lobo. Ou pelo menos, o sr. Lobo nunca mais se queixou.

(Luis Fernando Veríssimo. Santinho. Porto Alegre, L&PM.)

Vocabulário:

Rotary – organização filantrópica internacional espalhada em mais de 150 países. Fundada nos Estados Unidos em 1905, seus associados, inicialmente se reuniam em suas próprias casas, num sistema de rotatividade, derivando daí o nome de Rotary.

Socialismo – doutrina que visa melhorar o bem comum pela transformação da sociedade.

Latente – oculto, disfarçado

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1. Lendo o texto podemos concluir que:

a. (   ) O lobo age simplesmente como um animal selvagem.

b. (   ) O cordeiro é apenas um animal doméstico.

c. (   ) O lobo e o cordeiro agem, falam e raciocinam como se fossem pessoas. Ambos são animais personalizados na história.

2. Argumentar é defender uma ideia, baseando-se em fatos e provas. Que argumentos apresentou o sr. Cordeiro ao sr. Lobo para não fechar a fábrica que estava poluindo o rio?

3. O texto baseia-se na fábula “O lobo e o cordeiro” de Esopo, que tem um final diferente desta. Liste as igualdades e diferenças existentes entre as narrativas. Você terá que ler também as traduções da fábula escrita por Esopo postada neste site.

4. Este texto nos sugere que:

a. (   ) os fracos sempre têm uma saída contra os poderosos.

b. (   ) o homem sempre procura seus interesses

c. (   ) os mais fortes acabam tirando vantagens e levando a melhor sobre os mais fracos

5. O texto nos remete a problemas que se agravam nas grandes cidades. Cite um deles que está presente na narrativa.

6. Toda fábula encerra uma lição ou ensinamento moral, onde os escritores a concluem com uma pequena frase ou “moral da história”. No texto, Luis Fernando Veríssimo não faz o encerramento desta história com esta pequena frase. Escreva você, então, uma pequena frase que traduza a lição ou moral desta história.

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GABARITO

Questão 1:   Alternativa C

Questão 2:

1 – que a fábrica não era sua, era de seu pai

2 – não poderia fechá-la porque agravaria o problema do desemprego na região

3 – os desempregados iriam invadir as terras do sr. Lobo e consumir os peixes, os pássaros e ainda iam cheirar mal

Questão 3:

Na fábula de Esopo Na história de Veríssimo
1. o lobo e o cordeiro não são amigos e se encontram por acaso no riacho;

2 . o lobo acusa o cordeiro de poluir as águas do riacho onde ele costuma beber;

3. o cordeiro se defende com argumentos irrefutáveis (estava abaixo da correnteza do rio; não havia nascido ainda na época que o lobo o acusou de falar mal dele)

4. O lobo não se convence com os argumentos do cordeiro e o devora.

1. O lobo e o cordeiro são amigos e frequentam o mesmo lugar.

2. O lobo acusa o cordeiro de poluir as águas do rio que passa em suas terras, por causa da fábrica de propriedade do cordeiro;

3. O cordeiro se defende com argumentos fáceis de ser derrubados; ele era dono da fábrica sim, pois seria o herdeiro natural dos bens de seu pai, além do que o nome da fábrica era “Cordeiro e Filho”; o cordeiro argumentou que não poderia fechar a fábrica por causa do desemprego que causaria, mas na realidade ele pensou na perda de seus lucros quando disse que instalar um antipoluente custaria muito dinheiro e com isso não teria lucro.

4. O lobo ameaça devorar o cordeiro se a situação não for corrigida.

5. O cordeiro dá uma solução para o impasse: convida o lobo para ser sócio com ele na fábrica.

6. O lobo aceita a oferta e daí em diante não houve mais queixas a respeito da poluição causada pela fábrica.

7. Deduz-se que o lobo estava mesmo interessado na participação dos lucros que a fábrica lhe traria e não no combate à poluição do meio ambiente.

Questão 4.  Alternativa B

Questão 5. A poluição do meio ambiente pelas fábricas.

Questão 6. Resposta pessoal.

26 Comments

  • Cláudia says:

    Perfeito…Copiei!!! Obrigada por compartilhar!!

  • ALBA VARELA says:

    (Salvador/BAHIA) OBRIGADA PELA COOPERAÇÃO. DEUS O ILUMINE. ALBA

  • Rannynha says:

    Obrigada! Respondi toda as questões do meu trabalho. kkkkkk!!!!!! O prof. vai me dar um 10!

  • Joao Marcos says:

    Cara, isso me ajudou bastante! VALEU!!

  • VÂNIA RENÉE says:

    Sou professora de Língua Portuguesa, estou agradecida por fontes primordiais e facilitadoras para o meu trabalho diário. Muito obrigada!

  • raissa rayane says:

    Para mim a moral da história é a seguinte: tudo se resolve na base de um diálogo!!!

    • admin says:

      Raissa, você chutou mas a sua bola passou raspando a trave! Concordo com você que tudo se resolve na base do diálogo, mas nesse caso aqui, o diálogo não resolveu o problema principal.

  • raissa rayane says:

    Para mim a moral da história é a seguinte: a únião faz à força.

  • ibsã says:

    Perfeito! Do jeitinho que eu queria! Ajudou bastante, obrigado!!!!!!!!

  • daaaaaaaaaaa says:

    Gostei muito. Se quiser mandar mais é só mandar para meu e-mail. Eu sou de (SP) São Paulo.

  • Marcella says:

    Amei de paixão esse texto. Antes de dormir leio ele todos os dias. O site está de parabéns!

  • denise says:

    Achei maravilhoso esses exercícios! Fiquei muito feliz por ter me ajudado.

  • Reni says:

    A Moral da História é que:
    A ganância cega o homem.

    Ou ainda:
    O homem sempre coloca os seus interesses pessoais a frente do bem estar coletivo.

    ou:

    O homem é o lobo do proprio homem.

    ou:

    A vantagem propria encobre a denuncia latente.

  • Ana Maria says:

    Fui convidada por uma amiga para compartilhar com este site e saiba que adorei e na medida do possível sempre estarei aqui. Sou professora de português e inglês PEB II (6º ao 8º ano) Ensino Médio e EJA (ensino para jovens e adultos). Só tenho que agradecer.

    P.S. Adoro trabalhar com esse escritor
    Abraços

  • Larissa Lopes says:

    Muito bom esse texto! Gostei da forma como o autor mostra que muitas pessoas são egoístas e que certas vezes fingem estar preocupadas com os outros para tirar uma casquinha da situação!

  • vitor sertorio says:

    É muito bom! Eu colei tudinho, obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Heloísa says:

    (Ribeirão Preto/SP) Obrigada! Seu site é muito bom. Eu o conheci hoje, mas voltarei mais vezes…

  • jussara says:

    (Cascavel/PR) Adorei, já trabalhei com esta fábula com meus alunos e eles gostaram. Peguei agora o da coruja e a águia. São bem elaboradas suas questões. Parabéns!

  • Mª DO sOCORRO says:

    Adorei esses textos. Estou trabalhando com eles. Obrigada! São excelentes!

  • Allysson says:

    Muito obrigado! Ajudou-me bastante no texto que eu tinha que fazer no caderno de meia pauta.

  • stefanni says:

    Eu gostaria de saber como o texto todo ficaria em discurso direto.

    • admin says:

      Olá, Stefanni! Obrigada pela visita ao nosso site. Quanto à sua pergunta a respeito do texto, em como ele ficaria em discurso direto, aqui vai a resposta: basta que você transforme as informações existentes no texto sobre o que cada personagem disse e transformá-la em uma frase do diálogo entre os personagens. Observe que algumas dessas falas já estão em diálogo e outras não. Para que todo o texto fique em discurso direto, você vai transformá-lo em um texto de peça teatral, onde as falas dos personagens já aparecem como elas serão ditas. Tome como exemplo, o arquivo TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 15 – A Consulta (Nível Fundamental).

  • Amanndynhaa says:

    Nossa, amei!!! Me ajudou bastante no meu trabalho!!!!

  • silvanio says:

    Sou educador e digo que será bastante proveitoso trabalhar com essa ferramenta nas minhas séries…Vocês estão de parabéns!

  • EUNICE says:

    Sou educadora e gosto muito desses textos. Obrigada!

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