TEXTO TÉCNICO PARA INTERPRETAÇÃO 7 –
A CONSCIENTIZAÇÃO DA NATUREZA DA LINGUAGEM
São importantes, no período preparatório para a alfabetização, atividades que levem a criança a perceber a existência da linguagem e suas características, isto é, que lhe permitam o desenvolvimento das habilidades linguísticas.
As escritas alfabéticas representam cada som da palavra por uma letra. Assim, escrevemos a palavra bola com quatro letras, cada letra correspondendo a uma unidade sonora. No entanto, as crianças, inicialmente, não conseguem perceber esta representação gráfica. Para a criança que se inicia no aprendizado da leitura e da escrita é difícil perceber a divisão da palavra em sons. Só com o desenvolvimento mental, a criança torna-se capaz de perceber que as letras são desenhos que representam partes da palavra, os sons.
Estudos têm revelado que o significado da palavra é mais saliente para a criança do que a sua composição sonora. Antes de perceber o som como unidade, a criança percebe a palavra inteira e, depois, a composição da palavra em sílabas. É possível comprovar esta característica da compreensão linguística da criança através de um teste simples. Peça a uma criança, ainda não alfabetizada, que escreva uma série de palavras de número de sílabas distintos (monossílabos, dissílabos, trissílabos). É bastante provável que a criança represente cada uma das palavras por apenas um símbolo. Em estágios mais avançados, a criança representará cada uma das sílabas da palavra por uma letra. A representação de cada som da palavra por uma letra é o último estágio que a criança atinge.
O professor deve aproveitar o período preparatório para, além de treinar as habilidades perceptuais e motoras da criança, desenvolver a sua percepção da língua escrita, através de atividades que tenham significado para a criança e que despertem o gosto para a leitura e a escrita.
O professor, ao ler textos que sejam de interesse da criança, deve encorajá-la a também ler esses mesmos textos, pois ao manusear o livro, mesmo que não saiba decodificar o que está escrito, a criança cria a sua própria história. Esta pseudo leitura ajuda a criança a perceber as características da linguagem dos textos escritos e também a desenvolver um estilo de linguagem mais de acordo com a língua escrita. A familiaridade com textos reais facilita a compreensão da leitura e ajuda na tarefa de redação, em estágios posteriores.
A leitura de histórias e de outros textos deve ser uma prática constante antes e durante o processo de alfabetização.
Desenvolvimento da consciência dos sons
Para que a criança se desenvolva na leitura e na escrita, é necessário que desenvolva a consciência da segmentação sonora das palavras. Abaixo, listamos algumas atividades que podem estimular a percepção dos aspectos sonoros:
- Contar uma história e solicitar que os alunos digam as palavras de que mais gostaram. Escrever a primeira palavra escolhida, no quadro. Chamar a atenção para a sílaba inicial ou final da palavra. Pedir que as crianças digam outras palavras que comecem ou terminem com aquele mesmo som. Escrever, no quadro, as palavras que os alunos forem dizendo. Identificar as letras da sílaba relacionadas com o som em estudo.
- Leitura de histórias rimadas e de poesias. Chamar a atenção das crianças para as palavras parecidas.
- Jogos de descobrir palavras que comecem ou terminem com sons semelhantes.
O trabalho com as semelhanças de sons pode ser acompanhado de atividades de escrita. Ao planejar as atividades que serão desenvolvidas com os alunos, o professor deve sempre partir da realidade deles. Devido às suas características psicológicas, a criança precisa ter os conhecimentos organizados de tal forma que ela possa partir do concreto para o abstrato, do conhecido para o desconhecido. Assim, se o professor vai utilizar desenhos para que a criança dê os nomes, deve certificar-se de que ela conhece as figuras. As figuras desconhecidas só devem ser apresentadas em momento oportuno, para enriquecimento de experiências.
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Exercícios
1. Escreva V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas, de acordo com o texto lido:
a. ( ) É necessário levar a criança a perceber a natureza da linguagem.
b. ( ) A criança consegue, inicialmente, segmentar as palavras em sons.
c. ( ) O professor deve desenvolver, no aprendiz, a percepção dos sons.
d. ( ) A capacidade de relacionar som e letra é natural na criança.
e. ( ) As habilidades de percepção linguísticas devem ser desenvolvidas ao lado das habilidades psicomotoras.
f. ( ) As atividades de leitura e de escrita devem ser significativas para a criança.
g. ( ) O som é uma unidade natural e facilmente percebida pela criança.
h. ( ) É necessário incentivar a criança à leitura.
2. Complete as lacunas de acordo com o texto:
a. A pseudo leitura ajuda a criança a tomar consciência das ______________ dos textos __________
b. Os exercícios com sons semelhantes levam a criança a perceber os aspectos _______________ da palavra.
c. O professor deve, inicialmente, trabalhar com letras __________________ de imprensa.
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Gabarito
Questão 1 – a. (V) b. (F) c. (V) d. (F) e. (V) f. (V) g.(F) h. (V)
Questão 2 – a: características / escritos b: sonoros c: maiúsculas