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Ensino FundamentalTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 33 – CEIÇÃO (Nível Fundamental)

By 21 November 2012No Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 33 – CEIÇÃO (Nível Fundamental)

CEIÇÃO

A escada tem vinte e oito degraus. E liga as tirânicas necessidades da mesa de D. Marfisa ao comércio ambulante e rumoroso que lhe passa pela frente do sobrado. Ao longo dessa escada, circulam pra baixo e pra cima, incansavelmente, duas pernas finas e esfoladas. São as pernas de Maria da Conceição – a Ceição.

Agora, a carrocinha do verdureiro pára defronte à casa de D. Marfisa. E, Dona Marfisa comanda:

–       Ceição, dá um pulinho lá e pergunta o que é que ele tem de bom, hoje.

Conceição vai e volta:

–       Tem abobra, chuchu, couve, repolho, agrião…

–       Pergunta pra ele se tem alface.

Ceição vai e volta:

–       Mandou dizer que tem.

–       Pergunta pra ele se a alface é nova.

Ceição vai e volta:

–       Mandou dizer que é.

–       Pergunta pra ele quanto é o pé.

Ceição vai e volta:

–       Mandou dizer que é cinquenta…

–       Pergunta pra ele se não acha caro.

Ceição vai e volta:

–       Mandou dizer que não, que é até barato.

–       Então, pede dois pés.

Ceição vai e volta:

–       Taí, madrinha.

D. Marfisa apanha os pés de alface, olha-os, examina-os.

– Bem. Agora, dá um pulinho lá e pergunta pra ele se tem troco pra uma nota de duzentos.

Ceição vai e volta:

–       Mandou dizer que tem.

–       Pergunta pra ele se não é melhor assentar no caderno.

Ceição vai e volta:

–       Mandou dizer que, se a senhora quiser, ele assenta.

– Diz pra ele que não. Leva o dinheiro e paga já. Não quero mais saber de caderno.

Ceição vai e volta:

–       Mandou dizer que é pra senhora conferir o troco.

D. Marfisa confere:

– Tá certo. Mas esta nota parece que é falsa. Dá um pulinho lá e diz pra ele que me mande outra.

Ceição vai e volta. Volta e geme:

–       Taí, madrinha.

Então as duas pernas dobram, vergam – os ossos de Ceição quase se desmancham no assoalho asseadíssimo do sobrado da madrinha.

Ontem, D. Marfisa estava dizendo para a cozinheira:

–       Como tu vês, Josefa, eu poupo o mais possível essa negrinha…

(Athos Damasceno, Persianas Verdes. Editora Globo, Porto Alegre, 1967)

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Feita a leitura atenta do texto, responda às questões a seguir.

1. Pelas indicações do texto, entendemos que três pessoas vivem no sobrado. Quais são?

2. Depois da chegada do verdureiro até o fim da transação, a menina desceu e subiu a escada do sobrado:

a. (   ) vinte e duas vezes       b. (   ) oito vezes          c. (   ) dez vezes                d. (   ) trinta e três vezes

3. D. Marfisa poderia ter diminuído muito o trabalho de Ceição se desse mais de uma ordem de cada vez. Por que não o fez?

4. Mesmo recebendo as ordens uma a uma, Ceição poderia por conta própria reduzir seu trabalho. Que deveria fazer para que isso acontecesse?

5. D. Marfisa tinha Ceição sob sua responsabilidade talvez como agregada que recebesse da madrinha, em troca do trabalho, sua manutenção (casa, comida e roupa) e educação. Na sua opinião, D. Marfisa estava demonstrando qualquer interesse pela formação da menina? Por que?

6. Com o texto, o autor quis demonstrar que:

a. (   ) certas pessoas não percebem o quanto estão explorando os seus subalternos.

b. (   ) existem pessoas incapazes de cumprir mais de uma ordem de cada vez.

c. (   ) as pessoas caridosas acolhem os filhos alheios e os cercam de cuidados.

d. (   ) até uma simples compra exige certos cuidados para que não haja exploração.

7. Identifique a frase cuja palavra “nota” tem o mesmo significado na frase a seguir:

“… pergunta pra ele se  tem troco para uma nota de duzentos.”

a. (   ) Tanto trabalho para receber apenas esta nota de gorjeta!

b. (   ) Fiquei mais aliviado quando vi a nota que tirei em Português.

c. (   ) O Frederico ficou boquiaberto quando o garçom lhe apresentou a nota.

d. (   ) O esforço foi grande, mas ainda há uma nota desafinada no piano.

8. Ceição anunciou incorretamente uma das verduras vendidas pelo verdureiro. Identifique-a e escreva-a corretamente.

9. Identifique e substitua a expressão existente nas frases que equivale à palavra “asseadíssimo(a)”:

a. No sobrado da madrinha, o assoalho era muito limpo.

b. Gertrudes era uma empregada prestativa e muito limpa.

c. As ruas da cidade, por serem muito limpas, refletem a boa educação do povo.

d. Dava gosto ver os filhos da Eulália. Sempre muito limpos.

e. Se você quer o sanitário da escola muito limpo, dê o exemplo e não o suje.

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Gabarito:

  1. D. Marfisa, Ceição e Josefa.
  2. Alternativa c
  3. Porque não tinha ideia do esforço que era subir e descer a escada, seguidas vezes, em espaço de tempo tão pequeno.
  4. Deveria antecipar-se às ordens, pedindo o maior número de informações ao verdureiro como: verduras existentes para venda, preço.
  5. Resposta pessoal.
  6. Alternativa a.
  7. Alternativa a.
  8. Ceição falou “abobra” e o correto é “abóbora”.
  9. a. No sobrado da madrinha, o assoalho era asseadíssimo.

b. Gertrudes era uma empregada prestativa e asseadíssima.

c. As ruas da cidade, por serem asseadíssimas, refletem a boa educação do povo.

d. Dava gosto ver os filhos da Eulália. Sempre asseadíssimos.

e. Se você quer o sanitário da escola asseadíssimo, dê o exemplo e não o suje.

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