Skip to main content
Ensino FundamentalTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 51 – CHUÍ COMANDA O TRÁFEGO (Nível Fundamental)

By 4 May 2013No Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 51 – CHUÍ COMANDA O TRÁFEGO (Nível Fundamental)

CHUÍ COMANDA O TRÁFEGO

Aníbal Machado

1.          Num domingo, à hora cinzenta em que terminam as festas e todos voltam meio decepcionados para casa, rugiam de impaciência os automóveis ante o sinal vermelho. Alguns farolavam  de longe, pedindo passagem. Mas o vermelho não cedia ao verde. E, com a força de seu símbolo, paralisava o tráfego.

2.          Os terríveis moleques da Praça perceberam a confusão. Chuí, o principal deles, resolve intervir. Vai para o meio do asfalto, começa a acenar aos motoristas.

3.          Que passassem! Livre estava o trânsito para a direita.

4.           – Podem vir! Não estou brincando! É verdade…

5.          Hesitaram alguns a princípio. Depois romperam. Outros os seguiram.

6.          Chuí, imponente, estende os braços para a rua principal. Os motoristas enfim acreditam nele. E a imensa massa de veículos – cadilaques, oldsmobiles, buíques, fordes e chevrolés – desfilam ao comando único do pequeno maltrapilho.

7.          Em enérgico movimento, Chuí ordena aos carros que parem. Gira o corpo, estica o braço, e manda que sigam pela esquerda os da rua principal. No que é obedecido.

8.          Passageiros e motoritas atiram moedas. Mas o improvisado inspetor, cônscio de suas responsabilidades, sabe que não pode abaixar-se para apanhá-las sem risco para o trânsito.

9.          A noite descera depressa e os combustores não se acendiam.

10.          Mais rubro na escuridão, o sinal vermelho tendo perdido a função de proibir, só confiavam os motorisrtas no braço infalível de Chuí.

11.          Quando, gritando de longe, a mãe do garoto o ameaçava com uma coça, aparece, uniformizado, um inspetor de verdade. Prende Chuí e o leva chorando para o Distrito.

12.          – Nós apanhamos as moedas para você, gritam-lhe os companheiros.

13.          Não eram as moedas que ele queria, oh! não era isso! O que Chuí queria era voltar ao tráfego, continuar submetendo aqueles carros enormes, poderosos, ao seu comando único, ao aceno do seu bracinho…

 

Vocabulário:

Farolavam – piscavam os faróis

Cônscio – consciente

Combustores – postes para iluminaçnao pública

Coça – surra

________________________________________________________________________________________

Marque com um x o sinônimo das palavras ou expressões grifadas:

1. Em: “Um domingo à hora cinzenta em que terminam as festas…” (par. 1) a expressão grifada significa:

a. (   ) pela madrugada               b. (   ) ao amanhecer

c. (   ) ao anoitecer                     d. (   ) durante a tarde

2. Em: “Mas o vermelho não cedia ao verde.”(par. 1) a palavra grifada significa:

a. (   ) respondia                    b. (   ) dava vez

c. (   ) prestava atenção       d. (   ) fazia sinal

3. Em: “Mas o improvisado inspetor…” (par. 8), a palavra grifada significa:

a. (   ) preparado com antecedência          b. (   ) marcado de repente

c. (   ) planejado com atenção                    d. (   ) arranjado às pressas

4. Em: “… para apanhá-las sem risco para o trânsito…” (par. 8), a expressão grifada pode ser substituída por:

a. (   ) sem medo                   b. (   ) sem perigo

c. (   ) sem importância      d. (   ) sem responsabilidade

Assinale a alternativa de acordo com o texto.

5. Do trecho: “… o vermelho não cedia. E, com a força do seu símbolo, paralisava o tráfego. “, podemos entender que:

a. (   ) os carros estavam parados diante do sinal luminoso porque a luz vermelha era intensa e atrapalhava a visão dos motoristas

b. (   ) o sinal luminoso havia enguiçado, indicando somente o vermelho, e por isso, os carros não podiam andar

c. (   ) os motoristas não entendiam o significado da luz vermelha e, por isso, permaneciam no mesmo lugar

d. (   ) os motoristas estavam cansados e, por isso, pararam diante do sinal luminoso, esperando a luz verde.

6. O fato de Chuí ter assumido o comando do tráfego indica que ele estava querendo:

a. (   ) chamar a atenção dos motoristas

b. (   ) ajudar os motoristas

c. (   ) divertir os passageiros dos carros

d. (   ) preocupar os motoristas

7. Em relação à atitude de Chuí, os motoristas demonstram dois comportamentos diferentes no que se refere ao início e ao decorrer da história. Esses comportamentos são, respectivamente:

a. (   ) confiança e tranquilidade            b. (   ) indecisão e indiferença

c. (   ) indecisão e confiança                   d. (   ) impaciência e aborrecimento

8. O trecho que mostra a seriedade com que Chuí executou o papel de guarda de trânsito é:

a. (   ) “Chuí, o principal deles, resolve intervir. Vai para o meio do asfalto, começa a acenar para os motoristas.”

b. (   ) “Mas o improvisado inspetor, cônscio de suas responsabilidades, sabe que não pode abaixar-se para apanhá-las sem risco para o trânsito.”

c. (   ) “… só confiavam os motoristas no braço infalível de Chuí.”

d. (   ) “… a imensa massa de veículo desfila ao comando único do pequeno maltrapilho.”

9. Chuí vai chorando para o Distrito porque:

a. (   ) não poderia continuar comandando o trânsito

b. (   ) não poderia apanhar as moedas

c. (   ) temia ser castigado pela mãe

d. (   ) sentia medo do inspetor

10. Ao final do incidente, Chuí demonstra ter ficado:

a. (   ) realizado              b. (   ) nervoso

c. (   ) frustrado               d. (   ) agradecido

11. Numere as frases segundo a ordem dos fatos no texto:

a. (   ) Chuí resolve intervir.

b. (   ) Os motoristas, agradecidos, atiram moedas.

c. (   ) O sinal luminoso está com defeito, os motoristas impacientam-se.

d. (   ) Os meninos percebem a confusão.

e. (   ) Os motoristas ficam indecisos em obedecer a Chuí.

f. (   ) Chuí comanda o tráfego com precisão.

g. (   ) A mãe, preocupada, ameaça castigá-lo.

h. (   ) Chuí chora de frustração.

i. (   ) Aparece um inspetor de verdade e leva Chuí para o Distrito.

 ________________________________________________________________________________

GABARITO

1. c   2. B     3. D      4. B       5. B      6. B       7. C       8. B        9. A       10. C     

11.  A ordem é esta:  a. (3)    b. (6)     c. (1)    d. (2)    e. (4)     f. (5)     g. (7)     h. (9)     i. (8)