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Ensino FundamentalTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 56 – CHAMA O “AURÉLIO” (Nível Fundamental)

By 20 May 2013No Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 56 – Chama o “Aurélio”  (Nível Fundamental)

Chama o “Aurélio”

          Certos casos da política, de tão inacreditáveis, acabam virando parte do anedotário. Ou vice-versa: algumas piadas traduzem tão bem determinadas características da cultura política que assumem ares de verdade.

          Em uma das hipóteses se encaixa a correspondência trocada, cerca de 20 anos atrás, entre o prefeito de Bom Sucesso (MG) e o então secretário estadual do Interior, Ovídeo de Abreu.

          Conta o deputado Elias Murad (PSDB-MG) que Abreu sempre gostou de falar difícil. Numa certa ocasião, o secretário recebeu a informação de que Bom Sucesso (MG) sofreria um tremor de terra capaz de quebrar copos e trincar pratos. Preocupado, expediu rapidamente um telegrama ao prefeito:

Movimento sísmico previsto essa região. Provável epicentro movimento telúrico sua cidade.

Obséquio tomar providências logísticas cabíveis.”

O secretário esperou ansioso pela resposta. Quatro dias depois chegava o telegrama do prefeito:

“Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável, cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade.”

(Folha de São Paulo, 24/Nov/1992)

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Responda às questões de acordo com o texto.

1. Para achar graça no texto, é fundamental conhecer o significado de certas palavras. Dê o significado de:

a) sísmico          b) telúrico                    c) epicentro

2. Em que pessoa gramatical é narrado o texto?

3. Tomando por base o ano em que o texto foi publicado, há quanto tempo ocorreu o fato relatado?

4. O narrador conta a história baseado no relato de quem?

5. Baseando-se exclusivamente no texto, responda se o fato narrado:

a. (   ) realmente aconteceu             b. (   ) trata-se de uma anedota.

Justifique sua resposta.

6. Falar difícil não significa falar bem. Que fato narrado no texto comprova essa afirmação?

7. Por que o fato narrado pode ser considerado uma anedota?

8. Pode-se afirmar que houve comunicação entre o secretário e o prefeito?

9. Por que razão o telegrama do secretário não foi entendido pelo prefeito?

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GABARITO

1.a) sísmico – relativo a tremor no interior da Terra; terremoto

   b) telúrico – relativo à Terra, ao solo.

   c) epicentro – ponto da superfície terrestre acima do local onde se origina um terremot

2. Na 3a pessoa gramatical ou do discurso.

3. Faça o cálculo tomando por base o ano atual. 

4. No relato do deputado Elias Murad (PSDB-MG)

5. Trata-se de uma anedota porque o texto indica que tal história envolvendo políticos não tem credibilidade (“de tão inacreditáveis”) por causa das características da nossa cultura política. (ver parágrafo 1 do texto)

6. O texto do telegrama mandado pelo secretário para o prefeito.

7. Por envolver uma mensagem que deveria ser entendida por autoridades do governo. Parte-se do princípio que os governantes devem ser pessoas que saibam se fazer entender e que entendam as mensagens dadas.

8. Não.

9. 1o. – o secretário usou de palavras pouco usadas pelas pessoas, mesmo aquelas com algum conhecimento mais específico sobre o assunto;

    2o. – o prefeito não sabia o significado de parte das palavras contidas no telegrama.

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