TEXTO TÉCNICO PARA INTERPRETAÇÃO 11 – QUAL O MELHOR MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO?
Todo professor que se dispõe a alfabetizar uma criança ou um adulto deve ter conhecimentos sobre os sons da língua e a sua organização, porque uma das suas funções básicas é auxiliar o aluno na sua passagem da língua falada para a língua escrita. Para tanto, é necessário que esse professor tenha conhecimentos básicos sobre Fonética e Fonologia.
Por isso, é necessário que os cursos superiores de Pedagogia tenham em seu currículo a disciplina Linguística, cujo conteúdo volta-se especificamente para a análise dos sons utilizados para a comunicação e os seus correspondentes gráficos. Sem esse conhecimento básico, o professor estará mal preparado para exercer sua atividade que é alfabetizar.
Feitas essas considerações surgem então as perguntas:
- qual o melhor método de alfabetização?
- como levar uma criança ao domínio da modalidade escrita?
- qual o método de alfabetização que proporciona aprendizagem melhor e mais rápida?
Estas e outras perguntas parecidas vêm à mente de qualquer alfabetizador. Afinal, é do professor a responsabilidade de escolher um caminho (método) que leve seus alunos a ler e escrever perfeita e rapidamente, não é verdade?
Se você fizer uma visita pela seção de linguagem de uma livraria, vai descobrir excesso de livros e cartilhas prontas e que prometem sucesso e rapidez no processo de alfabetização. É preciso, antes de mais nada, desconfiar destas “receitas infalíveis”.
Se nos perguntarmos qual o melhor método para se alfabetizar uma criança, a resposta é, à primeira vista, bastante simples: aquele que levar a criança a dominar a modalidade escrita da língua. Dissemos, à primeira vista, porque é necessário que se explique o que se entende por domínio da modalidade escrita. Somente a partir deste entendimento, poderemos dispor de um critério mais seguro para julgamento deste ou daquele método.
É bastante difícil afirmar-se que um determinado método de alfabetização é melhor ou pior do que outros. Todos apresentam pontos positivos e pontos negativos. Torna-se fundamental a capacidade de discernimento do professor no sentido de saber aproveitar o que cada método oferece de bom, rejeitando aquilo que apresentam de negativo. É preciso lembrar, ainda, que nenhum método preexiste à realidade da sua turma. Pelo contrário, deve adaptar-se às condições reais da turma e atender às suas necessidades.
Afirmamos que a questão do método está relacionada com o entendimento do que é domínio da língua escrita, isto é, dominar a modalidade escrita da língua é compreender e expressar mensagens através de símbolos gráficos.
Se dermos a palavra choveu para alguém ler, esta pessoa poderá perfeitamente saber quais as letras que compõem a palavra. Entretanto, se não puder nos dizer qual a ideia associada a esses símbolos gráficos, não terá havido leitura, pois não houve compreensão. Portanto, para haver leitura é necessário o reconhecimento e a decodificação dos símbolos gráficos, com a compreensão do seu significado. Assim, se a pessoa identifica os símbolos associando-os aos sons que representam, houve apenas reconhecimento, visualização. Para que haja leitura, é necessário que a pessoa faça associação do conjunto dos símbolos gráficos com o significado que esse conjunto representa: choveu – caiu água do céu. Ai, sim, terá feito a leitura.
_____________________________________________________________________
Após a leitura do texto, responda às questões:
- Escreva V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir, de acordo com o texto:
a. ( ) Todos os métodos de alfabetização apresentam aspectos negativos e positivos.
b. ( ) O professor pode usar qualquer método com qualquer turma.
c. ( ) O professor deve selecionar criteriosamente um método de alfabetização.
d. ( ) Um método de alfabetização deve atender à realidade da turma.
e. ( ) Dominar a modalidade escrita da língua é desenvolver a habilidade de codificar e decodificar símbolos gráficos.
f. ( ) Dominar a modalidade escrita da língua é adquirir a habilidade de ler e escrever com compreensão.
____________________________________________________________________________
Gabarito:
1 – a. (V) b. (F) c. (V) d. (V) e. (F) f. (V)