TEXTO TÉCNICO PARA INTERPRETAÇÃO 12 – OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: alfabético, fônico e silábico.
Os métodos de alfabetização podem ser agrupados em dois tipos:
1 – métodos sintéticos
2 – métodos analíticos
Os métodos sintéticos são aqueles que partem de unidades menores – letras e fonemas – para as unidades maiores – sílabas, palavras e frases. Baseiam-se no ensino de elementos isolados, sem significado para a criança. Gradativamente, o professor leva a criança a reunir estes elementos para formar unidades maiores.
Exemplo de uso de método sintético.
- o professor apresenta a figura de um pato com a palavra PATO escrita ao lado e a letra P destacada.
- O professor parte do ensino da letra P;
- Ensina aos alunos várias outras letras (consoantes) além das vogais;
- Só depois de os alunos aprenderem algumas letras, o professor os conduz para a formação de sílabas e palavras usando as letras aprendidas: pa-to, ra-to, ga-to;
Os métodos analíticos são aqueles que partem de unidades maiores – textos, frases e palavras – para unidades menores – sílabas, fonemas e letras. Esses métodos levam o aluno a destacar, nas unidades maiores, que têm significado, as unidades menores que as formam. A própria palavra “analítico” significa “dividido em partes menores”.
Exemplo de uso de método analítico.
- o professor apresenta para os alunos uma frase completa ao lado de uma figura de um menino jogando bola: A bola é do menino.
- O professor destaca, da sentença, a palavra BOLA, dividindo-a:
1o. – em sílabas: bo – la
2o. – em fonemas: [bê] – [o] – [lê] – [a]
MÉTODOS SINTÉTICOS DE ALFABETIZAÇÃO.
Os métodos sintéticos de alfabetização mais conhecidos são:
- método alfabético
- método fônico
- método silábico
1. Método alfabético
Características:
Esse método baseia-se, como o nome indica, nas letras do alfabeto. Parte do ensino-aprendizagem, através da repetição, de cada uma das letras do alfabeto, combinado as consoantes com vogais para formar sílabas. O método alfabético é conhecido, tradicionalmente, como beabá e foi utilizado, no Brasil, até metade do século XX. Atualmente, esse método é raramente utilizado nas escolas das grandes cidades, mas ainda há professores que utilizam alguns dos seus procedimentos didáticos, mesclando-os em outros métodos.
Procedimentos didáticos:
- Apresentação e aprendizagem do nome de cada letra e suas formas (maiúsculas e minúsculas). A ordem seguida na introdução das letras é a do alfabeto.
- As letras são combinadas entre si, principalmente vogais e consoantes, formando sílabas que devem ser pronunciadas pelos alunos. Exemplo: b + a = ba b + e = be b + i = bi b + o = bo b + u = bu
- As sílabas são treinadas separadamente e, só depois, reunidas para formar palavras. Exemplo: ba + ba = babá be + ba = beba bo + ba = boba be + be = bebe be + be = bebé/bebê bo + bo = bôbo/bobó
- À medida que se vai avançando, no ensino de outras combinações de letras, vai-se ampliando a combinação de sílabas para formar novas palavras.
- O ensino da escrita é feito simultaneamente ao ensino da pronúncia das letras, acrescido dos sinais de acento circunflexo e agudo quando o som usado na palavra for fechado ou aberto.
Aspectos negativos do método:
O método alfabético enfatiza o reconhecimento dos sons representados pelas letras. E é nesta ênfase que surgem os maiores problemas, pois nem sempre as letras correspondem aos sons que pronunciamos. Exemplo: na palavra casa, escrevemos S, mas pronunciamos [z] – [káza].
Aspectos positivos do método:
Com a combinação das letras para formar sílabas e destas para formar as palavras, a criança vai aprendendo a combinar letras e sílabas para formar palavras que possuem significado, além de proporcionar a aprendizagem da escrita correta dessas palavras.
2. O MÉTODO FÔNICO
Características:
O método fônico parte do ensino dos sons isoladamente, reunindo-os, depois, em sílabas. As sílabas serão reunidas para formar palavras que serão reunidas para a formação de pequenas frases. Também ficou conhecido como o método da abelhinha, porque os sons e as letras são apresentados através de uma história cujo personagem principal é uma abelha. Neste método, o professor deve saber articular os sons do alfabeto em português de modo que, ao ensiná-los à criança, esta consiga reproduzi-los corretamente fazendo a correspondência entre o som e sua representação gráfica.
Procedimentos didáticos:
- Ensino isolado de cada um dos sons, iniciando-se pelas vogais. O ensino da escrita das letras é feito simultaneamente ao da maneira correta de pronunciá-la.
- A introdução das consoantes é feita após a aprendizagem das vogais, combinando-se, então, o som das consoantes com o som das vogais.
- As sílabas são introduzidas depois que os alunos são capazes de reconhecer as combinações das vogais com três ou quatro consoantes diferentes.
- As sílabas introduzidas são combinadas para formar palavras.
- As palavras formadas são utilizadas para formar pequenas frases.
Aspectos negativos do método:
- O método fônico apresenta alguns problemas relacionados à identificação do som com a letra. Por exemplo: a vogal e pode ser pronunciada aberta [ ε = é ] ou fechada [ e = ê ] e na maioria das palavras a grafia utilizada é a mesma. Não há nenhum sinal externo que indique qual o som deve ser dado. Veja-se as palavras: sede (necessidade de beber água, o som do primeiro “e” é fechado) e sede (lugar principal, o som do primeiro “e” é aberto). Outro problema enfrentado é a identificação do mesmo som representado por letras diferentes. Exemplo: o som [ x ] pode aparecer representado por ch ou x: chave – xícara
- Há dificuldades de se levar o aluno a articular a pronúncia das consoantes, isoladamente, sem o apoio de uma vogal. Por exemplo, se queremos pronunciar o som oclusivo [ p ], só o conseguimos com o apoio de uma vogal [ ê ].
- Explora, durante muito tempo, unidades que não têm significado para o aluno.
Aspectos positivos do método:
- as crianças aprendem rapidamente a pronúncia e a grafia correta de palavras simples, isto é, as compostas apenas por uma consoante e uma vogal nas sílabas que a formam.
3. O MÉTODO SILÁBICO
Características:
No método silábico, a unidade escolhida como ponto de partida é a sílaba. A utilização da sílaba como unidade está baseada no princípio de que as consoantes não podem ser articuladas sem o apoio da vogal. Este método é um dos mais usados, pela sua facilidade de aplicação.
Procedimentos didáticos:
- O primeiro passo é a apresentação das vogais: som e representação gráfica. Nesse estágio deve ser ensinado algumas palavras que são compostas apenas de vogais tais como: ai, ui, oi, ei, aí, eu.
- Em seguida, professor deve começar a apresentar a primeira consoante ( b ) acoplada às vogais: ba, be, bi, bo, bu.
- Quando as crianças já aprenderam a relacionar o som às letras das consoantes + vogais, o professor passará a apresentação de uma palavra ou frase (apoiada em ilustração ou figura) da qual destacará uma sílaba a ser utilizada para o ensino. Exemplo: O boi baba.
- Nessa fase, o professor deverá criar frases composta de palavras formadas com as sílabas a ser estudadas e que tenham significado. Entra aqui a criatividade do professor.
- A partir da apresentação das próximas consoantes ( c ) acopladas às vogais, vai se abrindo mais espaço para a formação de novas palavras: boca, cabo, bica, cubo, bico, etc.
- Cada palavra a ser aprendida deve ser acompanhada de sua figura ou ilustração.
- A apresentação das letras maiúsculas e minúsculas, tanto as de imprensa como as cursivas, deve acontecer simultaneamente ao ensino da escrita. Vale lembrar que a criança deve ser treinada para escrever as letras de modo cursivo e não deve acostumar-se apenas a escrever as letras de imprensa, pois isso lhe será cobrado ao longo da sua vida adulta, além do que a escrita de modo cursivo será a sua identidade pessoal.
- A introdução das famílias silábicas formadas por três letras tais como cha, pra, tra, lha, nha, será a última etapa e só deve ser feito quando o professor perceber que os alunos dominam a leitura das palavras formadas por sílabas simples ( C + V ).
Aspectos negativos do método:
- Explora inicialmente, unidades que não apresentam significado.
- Adia a leitura e escrita de interesse real ao aluno.
Aspectos positivos do método:
- Facilidade de aplicação porque é baseado nas famílias silábicas.
- Proporciona ao aluno o aprendizado rápido da grafia e da leitura de palavras com significado através da junção das sílabas aprendidas.
Agora responda:
- Quais são os tipos de métodos de alfabetização?
2. Complete as frases:
a) Os métodos sintéticos partem das _________________ para o todo.
b) Os métodos analíticos partem do __________________ para as partes.
- Cite um aspecto positivo e um negativo do:
a) método alfabético
b) método fônico
c) método silábico
- Escreva, nos parênteses, V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas:
a. ( ) O método alfabético ainda é muito utilizado.
b. ( ) Todos os métodos sintéticos apresentam, inicialmente, o problema de explorarem unidades
sem significado.
c. ( ) O método silábico é um dos mais usados pelos professores.
d. ( ) O método alfabético e o método fônico apresentam problemas semelhantes.
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Gabarito:
- sintéticos e analíticos.
- A) partes b) todo
- A) Positivo: a combinação das letras e sílabas proporciona à criança a aprendizagem da formação e escrita correta de novas palavras.
Negativo: como o método enfatiza a correspondência entre o som e a letra que o representa, surgem dificuldades na aprendizagem das palavras cujo som utilizado na sua formação tem duas representações gráficas como s (com som de z) na palavra casa [kaza]
B) Negativo: relacionamento de um som que possui duas ou mais representações gráficas.
Positivo: aprendizagem rápida da pronúncia correta e grafia das palavras.
C) Negativo: explora, inicialmente, unidades que não tem significado.
Positivo: facilidade de aplicação.
4. a. ( F ) b. ( V ) c. ( V ) d. ( V )