Skip to main content
Ensino FundamentalTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 62 – A DESCOBERTA ( Nível Fundamental )

By 15 July 2013No Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 62 – A DESCOBERTA (Nível Fundamental)

A DESCOBERTA

          Eu era magrinho.

       Magrinho, o menor do colégio. Tinha seis anos quando lá entrei, diretamente na segunda série primária. E porque era pequeno (e talvez também porque era filho de uma professora), os mais velhos debochavam de mim.

         Uma tarde, eu brincava no pátio, sozinho. Era hora do recreio; a meu redor, todos corriam, jogavam bola, mas eu, distraído, esgaravatava a terra com um graveto.

          De repente, achei uma moeda.

         Uma moeda de duzentos réis! Que sorte. E logo em seguida achei outra moeda. E outra, e mais outra! Imaginei que tinha descoberto um oculto tesouro, decerto ali enterrado pelos piratas em épocas remotas – quando as ondas do mar vinham quebrar no pátio do colégio. Eu agora cavava furiosamente, gritando, sem poder me conter: Um tesouro! Achei um tesouro!

        Não, não era um tesouro. Colocado atrás de mim, um garoto atirava habilidosamente as moedas que eu pensava estar encontrando. E de repente me dei conta: porque estavam todos a meu redor, rindo, rindo a valer. Fiquei furioso. E quando o garoto me pediu o dinheiro, não quis entregá-lo: era meu! Me arrancaram as moedas à força e foram embora, rindo. Fiquei sozinho no pátio, chorando.

          Mas eu realmente tinha encontrado um tesouro. Não as moedas: a história. Aquela, dos piratas… Minha imaginação fervilhava: um tesouro.

 

Moacir Scliar. Memórias de um aprendiz de escritor. São Paulo, Editora Nacional, 1984.

 __________________________________________________________________

Feita a leitura atenta do texto, resolva estas questões:

Marque a única alternativa que completa a frase:

1. O menino entrou  diretamente na segunda série primária porque…

a. (   ) tinha seis anos, era magrinho e o menor da escola.

b. (   ) a mãe era professora e lhe deu bons ensinamentos em casa.

c. (   ) filhos de professores são dispensados de frequentarem a primeira série.

d. (   ) isso era um incentivo dado a quem ia ser escritor.

2. O episódio das moedas acabou sendo um tesouro para o menino porque…

a. (   ) aprendeu a dar valor ao dinheiro, não o gastando à toa.

b. (   ) passou a agir com mais cuidado nos momentos importantes.

c. (   ) surgiu dele a ideia de escrever uma história de piratas.

3. Por dois motivos o menino não percebeu que as moedas eram postas no chão para que eles as achasse. Quais foram os dois motivos?

4. Por que o menino se negou a devolver as moedas mesmo já sabendo que não havia tesouro nenhum?

5. Ao final, o menino descobriu que havia encontrado outro tesouro. Qual?

 ____________________________________________________________________

Gabarito:

  1. alternativa B
  2. alternativa C
  3. a) estava distraído;  b) o outro garoto as atirava habilidosamente
  4. Porque as considerava frutos de seu esforço: ele cavoucou a terra e as achou.
  5. Descobriu que podia escrever histórias de piratas e muitas outras.

Leave a Reply