TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 62 – A DESCOBERTA (Nível Fundamental)
A DESCOBERTA
Eu era magrinho.
Magrinho, o menor do colégio. Tinha seis anos quando lá entrei, diretamente na segunda série primária. E porque era pequeno (e talvez também porque era filho de uma professora), os mais velhos debochavam de mim.
Uma tarde, eu brincava no pátio, sozinho. Era hora do recreio; a meu redor, todos corriam, jogavam bola, mas eu, distraído, esgaravatava a terra com um graveto.
De repente, achei uma moeda.
Uma moeda de duzentos réis! Que sorte. E logo em seguida achei outra moeda. E outra, e mais outra! Imaginei que tinha descoberto um oculto tesouro, decerto ali enterrado pelos piratas em épocas remotas – quando as ondas do mar vinham quebrar no pátio do colégio. Eu agora cavava furiosamente, gritando, sem poder me conter: Um tesouro! Achei um tesouro!
Não, não era um tesouro. Colocado atrás de mim, um garoto atirava habilidosamente as moedas que eu pensava estar encontrando. E de repente me dei conta: porque estavam todos a meu redor, rindo, rindo a valer. Fiquei furioso. E quando o garoto me pediu o dinheiro, não quis entregá-lo: era meu! Me arrancaram as moedas à força e foram embora, rindo. Fiquei sozinho no pátio, chorando.
Mas eu realmente tinha encontrado um tesouro. Não as moedas: a história. Aquela, dos piratas… Minha imaginação fervilhava: um tesouro.
Moacir Scliar. Memórias de um aprendiz de escritor. São Paulo, Editora Nacional, 1984.
__________________________________________________________________
Feita a leitura atenta do texto, resolva estas questões:
Marque a única alternativa que completa a frase:
1. O menino entrou diretamente na segunda série primária porque…
a. ( ) tinha seis anos, era magrinho e o menor da escola.
b. ( ) a mãe era professora e lhe deu bons ensinamentos em casa.
c. ( ) filhos de professores são dispensados de frequentarem a primeira série.
d. ( ) isso era um incentivo dado a quem ia ser escritor.
2. O episódio das moedas acabou sendo um tesouro para o menino porque…
a. ( ) aprendeu a dar valor ao dinheiro, não o gastando à toa.
b. ( ) passou a agir com mais cuidado nos momentos importantes.
c. ( ) surgiu dele a ideia de escrever uma história de piratas.
3. Por dois motivos o menino não percebeu que as moedas eram postas no chão para que eles as achasse. Quais foram os dois motivos?
4. Por que o menino se negou a devolver as moedas mesmo já sabendo que não havia tesouro nenhum?
5. Ao final, o menino descobriu que havia encontrado outro tesouro. Qual?
____________________________________________________________________
Gabarito:
- alternativa B
- alternativa C
- a) estava distraído; b) o outro garoto as atirava habilidosamente
- Porque as considerava frutos de seu esforço: ele cavoucou a terra e as achou.
- Descobriu que podia escrever histórias de piratas e muitas outras.