ATIVIDADE/EXERCÍCIO – SINTAXE 3
Assunto: Predicação verbal/transitividade verbal
1. Leia com atenção as frases abaixo para assinalar a resposta correta.
1. O ser que é ser transforma tudo em flores.
2. Fica sereno, num sorriso justo.
3. Enquanto tudo em derredor oscila.
4. Quando rimos, rimos com o corpo.
Quanto à predicação dos verbos em destaque podemos dizer que:
a. ( ) os verbos transformar e ficar são transitivos.
b. ( ) os verbos ser, ficar e rir são de ligação.
c. ( ) os verbos oscilar e rir são intransitivos.
d. ( ) transformar e rir são bi-transitivos ou transitivos diretos e indiretos.
2. Identifique a predicação dos verbos destacados nas frases, de acordo com a classificação abaixo:
a. Intransitivo b. Transitivo direto c. Transitivo indireto d. Bi-transitivo e. De ligação
I. ( ) O animal obedece a seus instintos.
II. ( ) Os metais são úteis.
III. ( ) As crianças gritavam.
IV. ( ) Chamei um técnico.
V. ( ) Daremos o prêmio ao vencedor.
VI. ( ) Abri a caixa com cuidado.
VII. ( ) O egoísmo cerra o coração.
VIII. ( ) O paraquedas não abriu.
IX. ( ) O eco repercutiu ao longe.
X. ( ) Passavam mulheres e crianças em direção ao rio.
XI. ( ) Dentro das gaiolas, macaquinhos salientes provocavam risos.
XII. ( ) Poucos resistem à pressão da publicidade comercial.
XIII. ( ) As orquídeas gostam de ambientes úmidos e quentes.
XIV. ( ) Crianças morenas de olhos sonhadores brincavam na calçada.
XV. ( ) O desfile das escolas de samba foi um espetáculo deslumbrante.
XVI. ( ) A televisão deve às crianças programações mais ricas e educativas.
XVII. ( ) No centro da praça, um fabuloso baobá atraiu nossa atenção.
3. No período: “Ivone andava depressa, parecia preocupada e não respondia às minhas perguntas” os verbos em destaque são, pela ordem:
a. ( ) transitivo direto – de ligação – transitivo indireto
b. ( ) intransitivo – de ligação – transitivo indireto
c. ( ) de ligação – intransitivo – bi-transitivo
4. Identifique a única alternativa cuja classificação da transitividade do verbo está incorreta:
a. ( ) Ela participou de uma série de festivais. ( transitivo indireto )
b. ( ) Neide apresentou-me a seus pais. ( bi-transitivo )
c. ( ) A costureira pagou a conta? ( transitivo direto )
d. ( ) Pagou a conta à costureira? ( bi-transitivo)
e. ( ) As feras rugiam em suas jaulas. ( transitivo indireto )
f. ( ) Estrondavam trovões a cada instante. ( intransitivo )
g. ( ) Meus prognósticos estariam certos? ( de ligação )
_____________________________________________________________________________________
GABARITO
1. alternativa C
2. I. (c) II. (e) III. (a) IV. (b) V. (d) VI. (b) VII. (b) VIII. (a) IX. (a) X. (a)
XI. (b) XII. (c) XIII. (c) XIV. (a) XV. (e) XVI. (d) XVII. (b)
3. alternativa B
4. alternativa E
O verbo estariam, não é verbo de ligação… ser, estar, permanecer e etc…
Olá, Márcio! Respondendo ao seu comentário, pedimos que leia o Roteiro de Estudos 5, que se encontra no arquivo Noções de Sintaxe 5: Verbos transitivos, intransitivos e de ligação. Cremos que ele esclarecerá melhor o assunto.
Oi, Conceição. Também acho que o verbo estariam é VL, pois tem um predicativo após: certos. Outra coisa, na oração E, “As feras rugiam em suas jaulas’, não é verbo transitivo indireto e sim intransitivo, pois ’em suas jaulas’ será lugar, portanto adjunto adverbial de lugar. Veja a pergunta que fazemos: onde? Percebeu?
Oi, Gláucia! Temos que prestar atenção ao que é pedido na questão: marcar a única resposta incorreta. E a única classificação incorreta é a desta oração. Portanto, é essa que deve ser marcada.
Eu queria saber o que é Bi-transitivo.
Laura, o verbo bi-transitivo é aquele que precisa de dois complementos para ser entendido o seu sentido. Exemplo: Eu dei um presente para minha mãe.
Quando dizemos: eu dei… vem logo a pergunta: dei o quê? resposta: um presente. Mas aí surge outra pergunta: eu dei um presente para quem? Resposta: para minha mãe.
Se usarmos apenas a frase “eu dei” não vamos conseguir transmitir a mensagem completa. O verbo dar precisa de dois complementos para o seu sentido ficar completo: 1. um presente; 2. para minha mãe
Por isso ele é considerado bi-transitivo, isto é, precisa de dois complementos para o seu sentido ficar completo.
Os complementos são chamados de objeto direto e objeto indireto. Esses verbos também são conhecidos como verbos transitivos direto e indireto.
Esperamos ter respondido à sua pergunta.
É quando o complemento do verbo é direto e indireto.
É a junção de um objeto direto e um indireto.
Na 2. A frase V. (5) não é Transitivo direto e indireto? Ou, Bi-transitivo é a mesma coisa?
Olá, Ana! Obrigada pela visita ao nosso site. A resposta à sua pergunta é a mesma dada à Laura. Veja os comentários feitos a respeito do assunto nesta página.
Conceição Marinho, não se usa crase antes de pronomes possessivos!!!
Olá, Jefferson! Obrigada pela visita ao nosso site. Quanto à sua observação sobre o emprego da crase, leia o que diz Evanildo Bechara:
“A crase é facultativa nos seguintes casos: a) antes de pronome possessivo com substantivo feminino claro:
Exemplo: Dirigiu-se à minha casa ou Dirigiu-se a minha casa “
(Evanildo Bechara, Moderna Gramática Portuguesa. 37a. Edição, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 2009, pág. 310)
Isto quer dizer que se pode usar ou não a crase nessa situação. Não existe erro no emprego ou não da crase aí.
Conceição Marinho,
Na minha opinião na questão 3 há um problema, no qual os verbos “andava” e “parecia” são verbos de ligação, pois no primeiro caso é um verbo intransitivo isoladamente, porém é acompanhado de um adjunto adnominal, que torna-o um verbo de ligação e o segundo define o estado do sujeito. E o verbo “respondia” seria um verbo transitivo indireto.
Att
Prezado Anônimo, (que nome estranho!), obrigada pela visita ao nosso site. Quanto a sua observação temos a explicar que na frase: “Ivove andava depressa, parecia preocupada e não respondia às minhas perguntas”, o verbo andar é um verbo intransitivo e não de ligação, porque o verbo nesse caso exprime movimento, locomoção e não estado. “Depressa” é adjunto adverbial de modo e indica o modo como Ivone andava: depressa. Já o verbo parecer é de ligação e responder é transitivo indireto.
A 3 está errada pois o verbo andar é de ligação
(Ser,estar,permanecer,ficar,andar,virar,continuar
Olá, Sabrina! Leia a explicação dada ao Anônimo, pois a mesma responde à sua dúvida.
Nem sempre o verbo andar é de ligação. Na questão 3 “Ivone andava depressa” temos:o SUJEITO que é a Ivone, o VERBO que é andar, e o COMPLEMENTO que é depressa. Mas observando bem, o Verbo andar, aqui, expressa um movimento, o movimento de andar, ação: depressa! Isso é diferente de dizermos, por exemplo: “Sabrina andava triste”. Aqui o “andava” expressa um estado, este estado é: triste.
Andar só é verbo de ligação quando representa “Estado” e não Ação. Eu posso andar para casa, andar rápido, andar devagar. Mas eu também posso andar triste ultimamente. Só nesse sentido é considerado como verbo de ligação.
Para ser verbo de ligação é necessário ligar o sujeito à característica e no caso de “Ivone andava depressa”, o verbo andar por si basta, ele não exige complemento. Você pode excluir o adjunto adverbial e ainda assim a frase continuará tendo sentido, portanto o verbo andar é intransitivo.
Olá, Jordana! Obrigada pela visita ao nosso site e pelo reforço nas explicações sobre o verbo andar.
Olá!
O verbo andar é de ligação quando pode ser substituído pelo verbo ser, estar, por exemplo. Se a frase fosse “Ivone anda triste…” aí sim teríamos um verbo de ligação, porque Ivone não estaria, necessariamente andando, é um modo ou estado de como Ivone está. No caso da frase do exercício, o verbo “andar” NÃO É DE LIGAÇÃO. Entretanto, em algumas ocasiões ele pode ser considerado como tal, basta prestarmos atenção ao contexto da frase!
Ah, gente! É só tentar trocar o verbo andar por algum outro verbo de ligação que a pessoa vai perceber que ficou diferente do sentido original.
Eu gostaria de saber porque na última questão a resposta correta é a letra e. No caso, a resposta correta não seria a b? Porque em: As feras rugiam em suas jaulas. ( transitivo indireto ) esta certo, “em” não é preposição???? Quando é preposição vai ser Verbo Transivo Indireto? Não é isso? Me ajudem, por favor.
Oi, Stefany! Temos que prestar atenção ao que é pedido na questão: marcar a única resposta incorreta. E a única classificação incorreta é a desta oração. Portanto, é essa que deve ser marcada.Pedimos que leia o Roteiro de Estudos 5, que se encontra no arquivo Noções de Sintaxe 5: Verbos transitivos, intransitivos e de ligação. Cremos que ele esclarecerá melhor o assunto.
Fácil, meu irmão!
Alguém pode me explicar por que na questão 4, a resposta é a alternativa “E” não as outras?
Oi, Yasmin! Se você prestou atenção ao que é pedido na questão ( única alternativa incorreta ) verá que somente esta é a que se enquadra na exigência. Entretanto para identificá-la é preciso que você domine o conhecimento sobre transitividade dos verbos em português. Caso você tenha dificuldade nesse assunto, recomendamos que leia o Roteiro de Estudos 5, que se encontra no arquivo Noções de Sintaxe 5: verbos transitivos, intransitivos e de ligação. Cremos que ele esclarecerá melhor o assunto.
Olá Conceição Marinho! Na 4° questão a letra (b) pede apenas o complemento indireto “à quem”, na letra (e) tudo bem, pois é intransitivo. Na (f) é transitivo direto… Por isso, a questão pede para marcamos a incorreta e há 3 alternativas.
Olá, Paulo Vítor! Obrigada pela visita ao nosso site. Quanto à sua observação a respeito da questão 4, letra “b”, do Exercício 3 – Sintaxe: Predicação Verbal, temos a esclarecer que na oração “Neide apresentou-me a seus pais”, existe sim, dois complementos para o verbo “apresentar”. Quem apresenta, apresenta alguém ou alguma coisa a alguém. Veja: Neide apresentou quem? Resposta: me (pronome pessoal do caso oblíquo representando “eu” na frase) que é objeto direto. Neyde apresentou (eu) a quem? Resposta: a seus pais, que é objeto indireto. Portanto, o verbo é bi-transitivo, isto é, necessita de dois complementos para ter seu sentido completo.
A única classificação de transitividade verbal incorreta é a da oração “e”. O verbo é intransitivo. Se você retirar da frase a expressão “em suas jaulas”, ainda assim, a frase continuará tendo sentido. “Em suas jaulas” é apenas um adjunto adverbial de lugar.
Olá. Obrigada Conceição. Os exercícios são muito bons e suas explicações também.
Olá Conceição!!! Na questão 4, letra f, no meu entendimento, seria uma opção também a ser marcada de acordo com o que se pede na questão, pois “ESTRONDAVAM trovões a cada instante.” Se eu deixar apenas o verbo “estrondavam” a oração irá pedir um complemento, portanto nesse contexto “estrondavam” não pode ser Intransitivo. Gostaria de uma explicação sua, por favor. Obrigado
Olá, Sócrates! Obrigado pela visita ao nosso site. Quanto à sua observação a respeito da Questão 4, letra “F”, da Atividade/Exercício 3 – Sintaxe: predicação verbal ou transitividade verbal temos a esclarecer o seguinte: o verbo estrondar não requer um complemento para o seu sentido ser completo. O que ele requer é quem faz a ação que ele indica. Quando se faz a pergunta ao verbo: quem estrondava? a resposta obtida indica o sujeito ou aquele que executa a ação do verbo. Nesse caso, os trovões.
A transitividade dos verbos é um assunto que diz respeito ao complemento verbal (objeto direto e indireto).
Esperamos ter conseguido esclarecer a dúvida.
Esclareceu sim, Conceição. Muito obrigado. Aliás, esse site é excelente, parabéns.
Como diferenciar trasitivo direto e indireto e tambem transitivos e intransitivos?
Olá, Gabriel! Você pode acessar o material de estudo NOÇÕES DE SINTAXE: ROTEIRO 05, que explica minuciosamente como identificar verbos transitivos e intransitivos, assim como os diretos e indiretos.
Conceição Marinho.
Muito obrigada, o seu site me ajudou muito, continue dando “aulas”. Vou indicar seu site para a minha turma inteira.❤️Bjs.
Tchau
Olá, eu não entendi muito bem por que na questão 10 o verbo é intransitivo. Afinal, para ter sentido completo, temos que saber quem passa.
Olá, Juliana! Se você está se referindo à frase “Passavam mulheres e crianças em direção ao rio” (questão 2, letra X) temos a esclarecer o seguinte: quando você faz a pergunta “quem passava?” você está procurando saber quem executa a ação do verbo, no caso, passar. A resposta vem em seguida: mulheres e crianças. Ora, quem faz ou executa a ação do verbo sempre será chamado de SUJEITO (em sintaxe). Nessa frase quem executa a ação de passar em direção ao rio, são mulheres e crianças. Por isso exercem a função de sujeito. Mas a sua pergunta é: por que o verbo passar é intransitivo? Respondo: porque os verbos intransitivos não precisam de complemento para ter sentido completo. Quem passa, no sentido de ir, apenas passa, vai. Mas alguém pode dizer: Mas eu posso passar correndo, triste, ou alegre. Isso será apenas um adjunto adverbial de modo; não faz falta ao sentido do verbo. Portanto o verbo passar, nessa frase é intransitivo.
Parabéns pelo site.