Skip to main content
Questões Classificadas/Literatura

Questões Classificadas 33 – Literatura/Barroco/Pe. Antonio Vieira

By 28 April 2014No Comments

DISCIPLINA: Português/Literatura
ÁREA: Barroco
ASSUNTO: Obra de Padre Antonio Vieira
SEGMENTO: 3°

NÍVEL DE DIFICULDADE: médio
GABARITO: alternativa C
_________________________________________________________________________

Leia o texto para responder à questão assinalando a única alternativa correta, de acordo com o texto.

          “Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres… O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão mas que levam, de que eu trato, são os outros – ladrões de maior calibre e de mais alta esfera… Os outros ladrões roubam um homem; estes, roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo de seu risco; estes, sem temor, nem perigo: os outros, se furtam, são enforcados; estes furtam e enforcam.”

                                                                               (Padre Antonio Vieira, Sermão do bom ladrão)


Em relação ao estilo empregado por Vieira neste trecho, pode-se afirmar que:

a. (   ) o autor recorre ao cultismo da linguagem com o intuito de convencer o ouvinte e por isso cria um jogo de imagens.

b. (   ) Vieira recorre ao preciosismo da linguagem, isto é, através de fatos corriqueiros, cotidianos, procura convencer o ouvinte.

c. (   ) Padre Vieira emprega, principalmente, o conceptismo, ou seja, o predomínio das ideias, da lógica, do raciocínio.

d. (   ) o pregador procura ensinar preceitos religiosos ao ouvinte, o que era prática comum entre os escritores gongóricos.

 

Leave a Reply