ROTEIRO N° 29
1 – TEMA: Noções de Morfologia: interjeição
2 – PRÉ-REQUISITO:
- Ler com compreensão.
3 – META: Ao final do estudo, você deverá ser capaz de:
- interpretar textos
- identificar e classificar as interjeições
- entender o uso da interjeição e sua importância nas frases
4 – ATIVIDADES DE ESTUDO: Ler com entendimento é pré-requisito para se aprender qualquer coisa através da leitura. Por isso, leia o texto do anexo A para treinar sua interpretação. Embora a leitura dos anexos em si seja também interpretação de texto, ela é voltada para uma finalidade mais específica que é a aprendizagem dos conceitos gramaticais. O texto do Anexo A é mais genérico e serve de treinamento para a compreensão geral da língua. Portanto, faça o seguinte:
a) Tenha um dicionário de Português ao seu alcance, para consultá-lo sobre as palavras que você desconhece o significado;
b) Procure um lugar sossegado para ler os textos e fazer os exercícios;
c) Leia primeiro o texto; faça em seguida os exercícios; compare suas respostas com o gabarito e veja o que errou; retorne ao texto para verificar o porquê do erro.
ANEXO A – TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO
ANEDOTINHA
Ia ter festa no céu. Quando o urubu avisou o sapo, ele abriu o bocão e disse:
– ÔÔÔBAAA!!!
O urubu disse:
– Vai ter muita comida.
E o sapo:
– ÔÔÔBAAA!!!
O urubu continuou:
– Vai ser uma curtição: música, bebida, dança.
Aí o sapo escancarou mais ainda a boca:
– ÔÔÔÔÔÔÔBBBBAAAAAAA!!!
– É, mas só vai entrar quem tem boca pequena.
E o sapo respondeu, fazendo biquinho:
– Coitadinho do jacaré!
(Ziraldo, “Mais anedotinhas do bichinho da maçã,”
São Paulo – Edições Melhoramentos)
1. Que personagens estão dialogando na história?
a. ( ) o sapo e o jacaré
b. ( ) o urubu e o sapo
c. ( ) o urubu e o jacaré
d. ( ) o urubu, o sapo e o jacaré
2. Que boa notícia o urubu trouxe para o sapo?
3. O sapo foi abrindo cada vez mais a boca, mostrando contentamento. Que recurso o autor do texto usou para indicar que o sapo abriu cada vez mais a boca?
4. Em que momento o sapo ficou mais entusiasmado?
5. Para entrar na festa havia uma regra. Qual era?
6. Escreva a frase com a qual o sapo disfarçou a sua decepção.
____________________________________________________
GABARITO
- letra b
- Ia ter uma festa no céu com muita comida, bebida e dança.
- Repetiu, em maiúsculas, as letras da palavra ÔBA.
- Quando ouviu que ia ter música, bebida e dança.
- Ter a boca pequena.
- “- Coitadinho do jacaré!”
ANEXO B – INTERJEIÇÃO
Até aqui, estudamos nove classes gramaticais das palavras em Português. Algumas bastantes longas como o verbo, por exemplo. Mas não fique apreensivo. Esta última classe é de fácil reconhecimento no texto.
O texto do Anexo A apresenta uma palavra (ÔBA) que expressa a emoção do sapo. Podemos concluir que interjeição é uma espécie de grito com que traduzimos, de modo vivo, nossas emoções. Num texto escrito, essa emoção pode ser traduzida por uma ou mais palavras, sempre acompanhadas do sinal gráfico da exclamação (!).
As palavras usadas para expressar uma emoção podem ser usadas em várias situações emotivas, isto é, podem expressar sentimentos variados e até opostos. O que vai definir a sua classificação será o contexto e a entoação dada à palavra.
Classificamos as interjeições segundo o sentimento ou emoção que expressam. Entre as mais usadas, podemos enumerar:
- de alegria ou satisfação: ah! oba! opa! Que bom!
- de animação: avante! Coragem! Eia! Força! Vamos!
- de aplauso: bis! Bravo! Viva! Parabéns! Muito bem!
- de desejo ou ansiedade: oxalá! Tomara!
- de dor: ai! Ui!
- de espanto ou surpresa: ah! xi! ih! Oh! Ué! Uai! Caramba! Opa! Nossa! Vixe!
Meu Deus! Céus! Credo!
- de impaciência: arre! Irra! puxa! (cuidado para não confundir com o verbo puxar!) droga! Xi! Essa não! Raios!
- de chamamento ou apelo: alô! Olá! Psiu! Psit! Ei!
- de imposição de silêncio: psiu! Silêncio! Calado!
- de reprovação ou desacordo: Ora, francamente! Fora!
- de terror ou medo: ui! Cruzes! Credo!
- de advertência: cuidado! Atenção! Calma! Devagar! Alto! Basta!
- de concordância: claro! Certo! Sim! Sem dúvida!
- de piedade ou lamento: Pobre de mim! Coitado! Que pena!
- de saudação: oi! Olá! Tchau!
Além das interjeições expressas por uma só palavra, há outras formadas de duas ou mais palavras. São as locuções interjectivas.
Exemplos: Ai de mim! Ora, bolas! Raios te partam! Valha-me Deus! Alto lá! Cruz, credo!
Agora, faça os exercícios a seguir:
1. Empregue a interjeição adequada, de acordo com o sentido das frases:
a) _______ Não buzine agora, porque estamos próximos a um hospital.
b) _______ Você também participará da campanha de lançamento deste novo produto
c) Proíbo-te de falar assim. ________ Não ouvirei mais nada!
d) ________ Este é o pagamento extra do mês passado?
e) ________ A casa parecia realmente mal-assombrada.
f) ________ Que encanto de garota você está namorando!
g) ________, Raquel! Por que você não nos avisou de sua chegada?
h) ________ Isso já estava previsto. Nós sabíamos que eles não venceriam o jogo.
i) ___________ Há muitos bandidos por aí.
j) ___________ Que mala pesada!
2. Passe um traço em baixo das interjeições e locuções interjectivas existentes nas frases e dê a classificação emocional que cada uma expressa:
a) Nossa! Quantos exercícios de casa eu fiz hoje!
b) Viva! Você foi o feliz ganhador da loto!
c) Vamos! A festa começa daqui a alguns minutos!
d) Raios! Você não vai me acompanhar?
3. Há interjeições que podem expressar sentidos diversos. Identifique essa variação de sentido nas frases a seguir expressada pela interjeição Oh!
a) Oh! Que gol fantástico Romário fez neste jogo!
b) Oh! Que dor de cabeça!
c) Oh! Você por aqui, tão cedo?
d) Oh! Que notícia sensacional você nos trouxe.
____________________________________________
Gabarito
- a) Psiu! Silêncio!
b) Parabéns!
c) Basta!
d) Caramba! Nossa! Vixe!
e) Cruzes! Credo!
f) Nossa!
g) Uai! Opa!
h) Que pena!
i) Cuidado!
j) Vixe! Caramba! Nossa! Xi!
2. a) Nossa! Quantos exercícios de casa eu fiz hoje! espanto ou surpresa
b) Viva! Você foi o feliz ganhador da loto! alegria ou aplauso
c) Vamos! A festa começa daqui a alguns minutos! Animação
d) Raios! Você não vai me acompanhar? Impaciência
3. a) alegria
b) dor
c) espanto ou surpresa
d) alegria, satisfação