Skip to main content
Atividades de redaçãoRedação

ATIVIDADE DE REDAÇÃO 1 – Nível Médio

By 25 August 201125 Comments

ATIVIDADE DE REDAÇÃO 1 – Nível Médio
O texto abaixo foi produzido por um candidato em prova de vestibular. A linguagem usada pelo estudante está inadequada ao padrão culto da língua. Foram cometidos erros de ortografia e de concordância; uso de gírias; ausência ou emprego incorreto de sinais de pontuação. Além disso, duas informações estão incorretas (procure no 1º parágrafo) e outras afirmativas feitas ao longo da redação não têm fundamento, isto é, os argumentos não têm consistência, pois são produtos de uma visão simplista e distorcida da realidade.
Seu trabalho será:

1ª opção:
. reescrever todo o texto corrigindo os erros cometidos
. substituir as duas informações erradas pelas corretas
. identificar uma das afirmações sobre o assunto do tema que carece de fundamento
. rebater a afirmação identificada com argumentos plausíveis, defendendo o seu ponto de vista.

2ª opção:
. Fazer outra redação a respeito do mesmo tema.

TEMA: “São frequentes os comentários sobre a falta de hábito de leitura dos jovens. Como você vê este problema? Que fatores estarão dificultando o encontro dos jovens com os livros?”

Redassão, um ato de excrever.

Como eu vejo este problema? Eu não vejo. Num tá com nada quem andou espa-lhando por aí que nós não temos o hábito de leitura. A gente não tem hábito por causa que ninguém escreve pros jovens. Uma vez em 1977 eu entrei numa livraria  e só tinha livro pra adulto e pra criança. Aí eu pedi um livro para mim e o vendedor trouxe um, dum cara chamado Robson Cruzeiro que morava numa ilha deserta e teve um caso com um índio. Aí eu disse pro vendedor: escuta meu irmão, isso não tem nada a ver, eu moro na Barata Ribeiro e não tem índio em Copacabana.

Acho que os jovens e os livros transaram um encontro errado: os jovens foram prum lado e os livros pro outro. Mas os adultos é que devem responder a essa pergunta. Se vocês, caras, que são adultos não sabem, se soubessem não tavam perguntando, que dirá eu que nunca li nem um livro de cheque. Aliás, tô achando esse tema muito devagar. Livro num tá com nada. Meu avô me disse que o mundo era muito melhor quando não havia livros. Os astecas nunca leram um livro fizeram uma civilização porreta. Os incas também nunca entraram numa livraria. Deviam mais era pegar esses caras que se metem a escrever livros e jogar na lavoura. Se por cada página de livro fosse plantado um pé de tomate tava resolvido o problema da fome. Depois que todo mundo acabasse de comer aí então a gente ia fazer a digestão lendo um livrinho que pode ser, deixa ver se me lembro de algum? Ah, sim, podia ser o Livro de Ouro da minha avó.

Acho também que a falta de hábito de leitura é por causa que ler não é fácil. Ler é uma transa muito complicada. Tanto é, que no Brasil tem mais de 50 milhões de pessoas que não sabem ler. A gente tinha que mudar esse alfabeto. Fazer umas letras e umas palavras que o analfabeto também pudesse entender. Esse alfabeto é muito careta, antigão e quadrado. O mundo mudou muito nestas últimas décadas só o alfabeto continua o mesmo. Eu não agento mais. A televisão que começou muito depois do livro tá mandando ver. Há dez anos que a gente já tem tevê a cores. O livro continua em preto e branco. A gente abre, é aquela coisa monótona, as páginas brancas e as letrinhas pretas. Só a capa é que é bonita. Por isso eu só gosto de ler capa de livro. Acho que os jovens iam ler mais se os livros só tivessem capa.

_________________________________________________________

Gabarito:

1a. opção. Questão 1 e 2

Redação, um ato de escrever.

Como eu vejo este problema? Eu não vejo. Não conhece nada de jovens quem andou espalhando por aí que nós não temos o hábito de leitura. Nós não temos o hábito de ler porque ninguém escreve para os jovens. Uma vez, em 1977, eu entrei numa livraria  e só tinha livro para adulto e para criança. Aí eu pedi um livro para mim e o vendedor trouxe um, que tinha um personagem chamado Robson Crusué que morava numa ilha deserta e conheceu um índio. Aí eu disse para o vendedor: “- Escuta, meu irmão, isso não tem nada a ver comigo! Eu moro na Barata Ribeiro e não tem índio em Copacabana.”

Acho que os jovens e os livros tiveram um encontro errado: os jovens foram para um lado e os livros para outro. Mas os adultos é que devem responder a essa pergunta. Se vocês, que são adultos não sabem, e se soubessem não estariam perguntando, que dirá eu que nunca li nem um livro de cheque. Aliás, estou achando esse tema muito devagar. Livro não é importante. Meu avô me disse que o mundo era muito melhor quando não haviam livros. Os astecas, que nunca leram um livro, fizeram uma civilização muito adiantada. Os incas também nunca entraram numa livraria. Deviam mais era pegar essas pessoas que se metem a escrever livros e levá-los para a lavoura. Se para cada página de livro fosse plantado um pé de tomate estava resolvido o problema da fome. Depois que todo mundo acabasse de comer, aí então iríamos fazer a digestão lendo um livrinho que pode ser, deixa ver se me lembro de algum? Ah, sim, podia ser o Livro de Ouro da minha avó.

Acho também que a falta de hábito de leitura é porque ler não é fácil. Ler é uma tarefa muito complicada. Tanto é, que no Brasil tem mais de 50 milhões de pessoas que não sabem ler. Alguém tinha que mudar esse alfabeto. Fazer umas letras e umas palavras que o analfabeto também pudesse entender. Esse alfabeto é muito careta, antigão e quadrado. O mundo mudou muito nestas últimas décadas, só o alfabeto continua o mesmo. Eu não aguento mais. A televisão que começou muito depois do livro é mais vista e aceita. Há dez anos que a gente já tem tevê a cores. O livro continua em preto e branco. A gente abre, é aquela coisa monótona, as páginas brancas e as letrinhas pretas. Só a capa é que é bonita. Por isso eu só gosto de ler capa de livro. Acho que os jovens iam ler mais se os livros só tivessem capa.

Questão 3. Afirmativas sem fundamentos:

a) A gente não tem hábito por causa que ninguém escreve pros jovens.

b) Meu avô me disse que o mundo era muito melhor quando não havia livros.

c) Deviam mais era pegar esses caras que se metem a escrever livros e jogar na lavoura. Se por cada página de livro fosse plantado um pé de tomate tava resolvido o problema da fome.

d) A falta de hábito de leitura é por causa que ler não é fácil. Ler é uma transa muito complicada.

e) A gente tinha que mudar esse alfabeto. Fazer umas letras e umas palavras que o analfabeto também pudesse entender

f) O livro continua em preto e branco. A gente abre, é aquela coisa monótona, as páginas brancas e as letrinhas pretas. Só a capa é que é bonita. Por isso eu só gosto de ler capa de livro. Acho que os jovens iam ler mais se os livros só tivessem capa.

Questão 4.

O aluno deverá rebater as afirmativas com argumentos centrados em fatos conhecidos e demonstrados de maneira clara e coerente.

– – – – – – – – – – — – – – – – – – – – – – – – – – – – –

2a. opção.

A redação deve partir de uma afirmação que concorde ou não concorde com a frase inicial do tema. A partir daí, deverão ser colocados os argumentos que apoiam a afirmativa dada. O fechamento deve indicar qual a solução que você encontra para a situação.

Observação: Você, aluno, deve procurar a ajuda de um professor de português ou de um amigo que possa lhe orientar na correção de sua redação.

25 Comments

Leave a Reply