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Ensino TécnicoTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO TÉCNICO PARA INTERPRETAÇÃO 2 – O Sistema Linguístico. A língua.

By 12 July 2012No Comments

TEXTO TÉCNICO PARA INTERPRETAÇÃO 02 – O SISTEMA LINGUÍSTICO

A LÍNGUA

Afinal, o que é uma língua? Tentaremos responder a esta pergunta com as explicações a seguir.

Cada vez que falamos, fazemos uso de um conjunto de sinais sonoros através dos quais transmitimos uma mensagem. Todo ato de comunicação implica em:

a)     alguém que transmite a mensagem – EMISSOR

b)     alguém que recebe a mensagem – RECEPTOR

c)     um conjunto de sinais que cria mensagens significativas – CÓDIGO

É claro que, para que a comunicação se efetue, emissor e receptor devem utilizar o mesmo código de sinais. Vamos tomar como exemplo dois homens que estejam se comunicando por telégrafo. Os sons que estão ouvindo e transmitindo não são apenas ruídos, mas carregam um sentido. A transmissão e a compreensão da mensagem se dão pela atribuição de um significado a cada um dos sons. O mesmo ocorre com o código a que chamamos língua.

Quando falamos, emitimos conjuntos de sons aos quais associamos um significado. Por exemplo, quando pronunciamos o conjunto de sons: [kê + a + zê + a], associamos a ele a ideia, o significado de lugar onde as pessoas moram: casa. A esta associação denominamos signo.

Os signos de uma língua obedecem a certas regras de combinação para ganharem significado. Algumas combinações são permitidas pela língua e outras não. Por exemplo, a frase:

Ele chegará mais tarde hoje.

pode ser combinada de outras formas. Veja: Hoje, ele chegará mais tarde. Ele, hoje, chegará mais tarde.

Entretanto, não poderíamos fazer uma combinação como: Chegará hoje tarde ele mais. Esta combinação não será possível, pois contraria regras de combinação da língua portuguesa e não produz significado. Assim sendo, a melhor definição de língua será:

Língua é um sistema de signos que se combinam a partir de determinadas regras.

É importante fazer notar que os nossos alunos, ao se iniciarem na escola, já falam uma língua.

Qualquer ser humano, em contato com o meio ambiente, aprende a falar uma língua. Em pouco tempo, a criança desenvolve o domínio de um sistema de sinais que lhe permite comunicar seus pensamentos, desejos, sentimentos e emoções. Um sistema que lhe permite interagir, no seu ambiente, com os seus semelhantes e satisfazer suas necessidades de sobrevivência. A criança entende as pessoas que a rodeiam e se faz entender por elas. Pode participar de diferentes situações de comunicação.

Ao aprender uma língua, a criança desenvolve a capacidade de associar sons a significados e, ainda, a de combinar os signos em unidades maiores. A criança aprende a falar de forma natural, sem passar por um ensino sistemático e sem que lhe seja exigido maior esforço.

Baseado no texto acima responda às questões:

1. Complete as seguintes afirmativas:

a) Código é um conjunto de __________________ que transmitem __________________

b) O signo linguístico é uma associação de ________________ e ____________________

c) Emissor e receptor devem conhecer o mesmo _________________________________

d) Os signos linguísticos se combinam através de ________________________________

2. Faça duas combinações diferentes das palavras das frases abaixo, de forma que não fique comprometida a mensagem original.

a) Os alunos saíram cedo.

b) Perdi o bonde e a esperança.

c) Eu faço versos como quem chora.

d) A minha alma partiu-se como um vaso vazio.

3. Como o ser humano aprende a falar?

4. Como se dá a interação do ser humano com as pessoas do seu meio?

5. Que capacidades a criança desenvolve ao aprender uma língua?

____________________________________________________________

Gabarito:

Questão 1.

a)     sinais / mensagens.

b)     sons e significados

c)     código

d)     regras

Questão 2

a) Cedo, os alunos saíram.                                   Saíram cedo, os alunos.

b) Perdi a esperança e o bonde.                           O bonde e a esperança, perdi.

c) Como quem chora, eu faço versos.                   Versos, eu faço como quem chora.

d) Como um vaso vazio, a minha alma partiu-se.    A minha alma, como um vaso vazio, partiu-se.

Questão 3. O ser humano aprende a falar em contacto com o seu meio ambiente.

Questão 4. A interação do ser humano com outras pessoas se dá através de um sistema linguístico que tem as funções de comunicar ideias, exprimir desejos, sentimentos e emoções.

Questão 5. Ao aprender uma língua, a criança desenvolve as capacidades de associar sons e significados e combinar signos em unidades maiores.

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