TEXTO TÉCNICO PARA INTERPRETAÇÃO 02 – O SISTEMA LINGUÍSTICO
A LÍNGUA
Afinal, o que é uma língua? Tentaremos responder a esta pergunta com as explicações a seguir.
Cada vez que falamos, fazemos uso de um conjunto de sinais sonoros através dos quais transmitimos uma mensagem. Todo ato de comunicação implica em:
a) alguém que transmite a mensagem – EMISSOR
b) alguém que recebe a mensagem – RECEPTOR
c) um conjunto de sinais que cria mensagens significativas – CÓDIGO
É claro que, para que a comunicação se efetue, emissor e receptor devem utilizar o mesmo código de sinais. Vamos tomar como exemplo dois homens que estejam se comunicando por telégrafo. Os sons que estão ouvindo e transmitindo não são apenas ruídos, mas carregam um sentido. A transmissão e a compreensão da mensagem se dão pela atribuição de um significado a cada um dos sons. O mesmo ocorre com o código a que chamamos língua.
Quando falamos, emitimos conjuntos de sons aos quais associamos um significado. Por exemplo, quando pronunciamos o conjunto de sons: [kê + a + zê + a], associamos a ele a ideia, o significado de lugar onde as pessoas moram: casa. A esta associação denominamos signo.
Os signos de uma língua obedecem a certas regras de combinação para ganharem significado. Algumas combinações são permitidas pela língua e outras não. Por exemplo, a frase:
Ele chegará mais tarde hoje.
pode ser combinada de outras formas. Veja: Hoje, ele chegará mais tarde. Ele, hoje, chegará mais tarde.
Entretanto, não poderíamos fazer uma combinação como: Chegará hoje tarde ele mais. Esta combinação não será possível, pois contraria regras de combinação da língua portuguesa e não produz significado. Assim sendo, a melhor definição de língua será:
Língua é um sistema de signos que se combinam a partir de determinadas regras.
É importante fazer notar que os nossos alunos, ao se iniciarem na escola, já falam uma língua.
Qualquer ser humano, em contato com o meio ambiente, aprende a falar uma língua. Em pouco tempo, a criança desenvolve o domínio de um sistema de sinais que lhe permite comunicar seus pensamentos, desejos, sentimentos e emoções. Um sistema que lhe permite interagir, no seu ambiente, com os seus semelhantes e satisfazer suas necessidades de sobrevivência. A criança entende as pessoas que a rodeiam e se faz entender por elas. Pode participar de diferentes situações de comunicação.
Ao aprender uma língua, a criança desenvolve a capacidade de associar sons a significados e, ainda, a de combinar os signos em unidades maiores. A criança aprende a falar de forma natural, sem passar por um ensino sistemático e sem que lhe seja exigido maior esforço.
Baseado no texto acima responda às questões:
1. Complete as seguintes afirmativas:
a) Código é um conjunto de __________________ que transmitem __________________
b) O signo linguístico é uma associação de ________________ e ____________________
c) Emissor e receptor devem conhecer o mesmo _________________________________
d) Os signos linguísticos se combinam através de ________________________________
2. Faça duas combinações diferentes das palavras das frases abaixo, de forma que não fique comprometida a mensagem original.
a) Os alunos saíram cedo.
b) Perdi o bonde e a esperança.
c) Eu faço versos como quem chora.
d) A minha alma partiu-se como um vaso vazio.
3. Como o ser humano aprende a falar?
4. Como se dá a interação do ser humano com as pessoas do seu meio?
5. Que capacidades a criança desenvolve ao aprender uma língua?
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Gabarito:
Questão 1.
a) sinais / mensagens.
b) sons e significados
c) código
d) regras
Questão 2
a) Cedo, os alunos saíram. Saíram cedo, os alunos.
b) Perdi a esperança e o bonde. O bonde e a esperança, perdi.
c) Como quem chora, eu faço versos. Versos, eu faço como quem chora.
d) Como um vaso vazio, a minha alma partiu-se. A minha alma, como um vaso vazio, partiu-se.
Questão 3. O ser humano aprende a falar em contacto com o seu meio ambiente.
Questão 4. A interação do ser humano com outras pessoas se dá através de um sistema linguístico que tem as funções de comunicar ideias, exprimir desejos, sentimentos e emoções.
Questão 5. Ao aprender uma língua, a criança desenvolve as capacidades de associar sons e significados e combinar signos em unidades maiores.