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Ensino FundamentalTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 47 – O ÚLTIMO A ENTRAR ( Nível Fundamental)

By 1 May 2013No Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 47 – Nível Fundamental

O ÚLTIMO A ENTRAR

          Só são permitidos seis em pé; como é que já haviam entrado sete naquele ônibus de fim de linha em West Hampstead? É que o trocador não tinha visto.

          O chofer viu, no momento de dar partida:

          – Tem um sobrando aí atrás.

       E não deu partida. O trocador contou os passageiro em pé: é verdade, estava sobrando um. Qual? Naturalmente o que entrara por último.

          – Quem é que entrou por último?

          O diabo é que haviam entrado todos praticamente ao mesmo tempo.

          – Um dos senhores tem que descer.

          Cada um olhou para os demais, esperando que alguém se voluntariasse. Ninguém se mexeu.

           – Como é? Alguém tem de sair.

           O chofer veio de lá, em auxílio do colega. Fez uma preleção sobre o cumprimento da lei, ninguém se comoveu.

           – Vamos chamar um guarda – sugeriu ao trocador.

           Saíram do ônibus, cada um para o seu lado, à procura de um guarda.

          Um velhinho, alheio ao impasse, entrou muito lépido no ônibus, aumentando para oito o numero de passageiros em pé. Em pouco voltava o chofer, acompanhado de um guarda. O guarda foi logo impondo respeito:

          – Salte o último a entrar.

          O bom velhinho não vacilou: com autoridade não se brinca. Sem querer saber por que, do jeito que entrou, tornou a sair. O chofer, secundando com um olhar vitorioso a decisiva atuação do guarda, foi se aboletar de novo ao volante. Não sem uma última olhada pelo espelhinho sobre os passageiros em pé: um dois, três, quatro, cinco, seis, ué, que história é essa? Continuavam sendo sete?

          – Ainda tem um sobrando.

          E veio de lá, disposto a conferir. Não tinha dúvida: voltaram a ser sete.

          – Um vai ter que sair.

          Os passageiros continuaram firmes – cada um plenamente de acordo, desde que fosse outro a sair. Um deles, já irritado, e por estar mais perto da porta, cometeu a imprudência de deixar o ônibus para buscar de novo o guarda, que já ia longe. Os outros sugeriram ao chofer:

          – Aproveita agora. Só tem seis, toca o ônibus.

       Faltava o trocador, que ainda não havia voltado. O chofer convocou às pressas outro trocador nas imediações, que a companhia costumava deixar de plantão no fim da linha:

          – Entra aí e vamos embora, que já estou atrasado.

         O novo trocador assumiu o posto, e quando o ônibus já ia arrancando, deu com o velhinho ali firme junto ao poste:

         – E o senhor?

         – Esperando ônibus.

         – Então entre.

         O velhinho entrou, o ônibus partiu.

(SABINO, Fernando. A inglesa deslumbrada. 3a. Edição. Rio de Janeiro, Editora Sabiá, 1969)

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Com base no texto, responda às questões:

1. A situação descrita passa-se dentro de quê e onde?

a. (   ) avião,  em um aeroporto francês

b. (   ) metrô, na cidade de São Paulo

c. (   ) ônibus, em uma estação rodoviária na Inglaterra

d. (   ) transatlântico, num cais de porto na Itália.

2. Havia uma determinação sobre a quantidade de passageiros que podiam viajar em pé e alguém percebeu que havia excesso. Quantos podiam viajar em pé e quem percebeu o excesso? ________________

3. Mesmo ouvindo a ordem de descer, nenhum dos sete passageiros em pé, se mexeu, pois:

a. (   ) todos entraram juntos no ônibus

b. (   ) o guarda ainda não havia chegado

c. (   ) o chofer não tinha feito sua preleção

d. (   ) cada um esperava que o outro saísse

4. Como ninguém resolvesse desembarcar, surgiu a ideia de chamar um guarda. Quem teve essa ideia? __

5. Quando o guarda ordenou que descesse o último a entrar, foi logo atendido. Isso resolveu o problema?

(   )sim    (   ) não     Por quê?____________________________________

6. Quando o ônibus finalmente partiu, estava de acordo com a determinação legal?   (   ) sim   (   ) não    Por quê?

7. Qual teria sido a intenção do autor ao narrar essa história?

a. (   ) Demonstrar que sempre há alguém desrespeitando as leis.

b. (   ) Os ônibus sempre trafegam com excesso de passageiros.

c. (   ) Na Inglaterra, as leis são respeitadas por todos.

d. (   ) Os idosos têm sempre prioridade e por isso é permitido não cumprir a lei.

8. Marque a frase cuja palavra “linha” tem o mesmo significado da usada no texto: “… haviam entrado sete naquele ônibus de fim de linha…” (par. 1).

a. (   ) O ônibus ficou parado ali no fim da linha.

b. (   ) Pode confiar nele, pois é pessoa de linha.

c. (   ) Quero que plantem essas árvores em linha.

d. (   ) A linha era muito grossa, por isso não entrava no buraco da agulha.

9. Preencha as lacunas com as palavras comprimento ou cumprimento, de acordo com o sentido a ser empregado:

a. “Seu” guarda, o _______________ da linha é enorme.

b. E a empresa exige o _________________ do horário?

c. É só atrasar ou adiantar que vem bronca deste _________________

d. E os passageiros? Sabem que estão sujeitos ao _____________ da lei?

e. Se não sabem, com o senhor lá, vai haver o ________________imediato.

f. E não vai me comover o _____________ da fila. Lei é lei.

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GABARITO:

  1. c
  2. Só seis pessoas podiam viajar em pé e quem percebeu o excesso foi o motorista do ônibus.
  3. D
  4. O trocador
  5. Não. Porque o número de passageiros em pé ainda excedia ao número permitido.
  6. Não. Porque o novo trocador convidou o velhinho para embarcar, havendo de novo sete passageiros em pé.
  7. A
  8. A
  9. a) comprimento     b) cumprimento      c) comprimento      d) cumprimento     e) cumprimento       f) comprimento