INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – Nível: Ensino Médio
O texto abaixo está com os seus parágrafos numerados para facilitar a localização dos conceitos, palavras e expressões.
IMPORTÂNCIA DA NORMA CULTA
1. Diálogo difícil do professor de Português com os alunos é convencê-los a falar e a escrever conforme as normas da língua culta.
2. Para muitos representantes, esses padrões são uma imposição das classes dominantes e devem ser, como outras formas de opressão, abolidos, em benefício do povo brasileiro.
3. Existe em tal argumento uma convergência de elementos heterogêneos. Ressalve-se, de logo, que a língua, toda língua, é sempre uma propriedade coletiva, um bem socializado, um patrimônio nacional. Nenhuma classe é donatária exclusiva do idioma.
4. Mas a grande confusão está mesmo no entendimento deficiente do processo de comunicação. Vivendo em comunidade, todo falante é naturalmente entendido pelos parentes. Há, porém, outros estratos na vida social: a escola, a igreja, o clube, o trabalho que proporcionam momentos informais e formais. O falante civilizado não deve se expressar, em toda a parte, em todo momento, com a linguagem da tribo ou do clã. Seria uma inadequação a ser repelida pela sociedade como um comportamento inconveniente.
5. Ao usufruir o estudante, no manejo oral ou escrito, das modalidades cultas, não está o professor de Português impondo-lhe um código arbitrário, mas simplesmente habilitando-o a que, em qualquer situação, possa utilizar o extraordinário instrumento que é uma língua de civilização.
6. O conhecimento do idioma é então necessário como o de outras normas de convivência social.
7. Se não se aceitam as normas de educação, de higiene, de trânsito, etc…, o recurso é o retorno às selvas. Mas, ainda nesse caso extremo (porque o homem não vive isolado), sempre haverá alguma regra a ser seguida.
8. O acesso à língua culta, por ser esta uma certidão de cidadania, constitui-se numa aspiração legítima. Cumpre ao professor de Português assegurar aos seus alunos esse direito.
(Jairo Dias de Carvalho, Jornal dos Sports – 20/11/1992)
Responda às questões de acordo com o texto, assinalando apenas uma alternativa:
1. Segundo o texto, o conhecimento do idioma, em seus diferentes registros é:
a. ( ) privilégio das classes de maior poder econômico.
b. ( ) imposição tanto das classes dominantes quanto dos professores de Português.
c. ( ) domínio exclusivo dos detentores de “status” intelectual.
d. ( ) fator tão importante quanto quaisquer outras normas sociais.
e. ( ) necessidade menos relevante do que algumas regras de convivência social.
2. A resposta certa da questão 1 está evidenciada no parágrafo:
a. ( ) 1 e 2 b. ( ) 5 c. ( ) 6 d. ( ) 7 e. ( ) 8
3. O autor afirma, no 3º parágrafo, que existe uma “convergência de elementos heterogêneos”. Assinale a opção que apresenta equivalência semântica com essa expressão:
a. ( ) influência de elementos semelhantes para fins variados.
b. ( ) associação de alguns elementos para o mesmo fim.
c. ( ) mistura de diversos elementos para fins variados.
d. ( ) divisão de vários elementos para o mesmo fim.
e. ( ) concorrência de elementos diversos para o mesmo fim.
4. O texto aponta algumas razões relativas à dificuldade de diálogo entre o professor de Português e os alunos. Assinale a opção que identifica, na visão do autor, a razão fundamental para essa dificuldade:
a. ( ) Imposição das classes dominantes.
b. ( ) Carência econômica da população brasileira.
c. ( ) Falha no entendimento do processo de comunicação.
d. ( ) Fragilidade das normas de convivência social.
e. ( ) Pouca familiaridade dos alunos com os autores clássicos.
5. A resposta certa da questão 4 está evidenciada no parágrafo:
a. ( ) 1 e 2 b. ( ) 4 c. ( ) 5 d. ( ) 6 e 7 e. ( ) 8
6. Da leitura do texto, conclui-se que, na visão do autor, o conhecimento da norma culta da língua:
a. ( ) é um direito do cidadão
b. ( ) revela-se mais importante do que outros conhecimentos
c. ( ) contribui para a ascensão social do indivíduo.
d. ( ) representa uma imposição das classes dominantes.
7. A resposta certa da questão 6 está evidenciada no parágrafo:
a. ( ) 1 e 2 b. ( ) 3 c. ( ) 4 d. ( ) 6 e 7 e. ( ) 8
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GABARITO: 1. (d) 2. (c) 3. (e) 4. (c) 5. (b) 6. (a) 7. (e)
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Acabei de estudar este texto e responder as questões …