Skip to main content
Ensino TécnicoTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO TÉCNICO PARA INTERPRETAÇÃO 6 – Pré-requisitos para alfabetização

By 25 July 20123 Comments

TEXTO TÉCNICO PARA INTERPRETAÇÃO 6 – Pré-requisitos para a alfabetização.

Pré-requisitos para a alfabetização

Quando é que uma criança está pronta para começar o aprendizado da leitura e da escrita? Qual o melhor momento para iniciar a alfabetização. Estas são perguntas que um alfabetizador deve responder, se quiser alcançar bons resultados na sua tarefa.

É muito comum ouvirmos dizer que, por volta dos seis ou sete anos, a criança está pronta para começar a aprender a leitura e a escrita de uma língua. É preciso, contudo, termos cuidado com esta afirmação. Estar pronta, preparada para a alfabetização, não é apenas atingir uma determinada idade. A alfabetização exige um amadurecimento geral da criança, sob diferentes aspectos. Assim, afirmar que uma criança está preparada para se iniciar na alfabetização equivale a dizer que ela possui um conjunto de habilidades motoras, psíquicas e sociais que lhe permitirão responder adequadamente aos diversos comportamentos que lhe serão exigidos durante o processo de alfabetização.

É preciso sempre nos lembrarmos de que as atividades gráficas (leitura e escrita) não são atividades naturais, mas, pelo contrário, são atividades culturais desenvolvidas nas sociedades letradas. Assim, implicam o domínio de novas habilidades que não são completamente naturais ao ser humano. As crianças que tiveram a oportunidade de cursar o período preparatório do pré-escolar terão mais chances de chegar à fase da alfabetização com as habilidades necessárias a esse processo, já dominadas.

O mais comum, porém, é que as crianças cheguem ao 1o. ano do Ensino Fundamental, sem terem frequentado a pré-escola e carentes, portanto dessas habilidades. Caberá ao professor alfabetizador criar condições e desenvolver atividades que lhes permitam alcançá-las. Para tanto, é necessário que o professor conheça profundamente os pré-requisitos indispensáveis à alfabetização e saiba como desenvolvê-los.

Os tipos de pré-requisitos necessários à alfabetização são três:

  • Habilidades perceptuais – envolvem a capacidade de discriminação de formas, cores, detalhes, sensações táteis, sons, cheiros, gostos. As prioritárias são as capacidades de percepção visual e auditiva.
  • Habilidades motoras – envolvem o domínio dos movimentos do corpo e, em especial, a coordenação dos movimentos das mãos.
  • Habilidades linguísticas – envolvem a consciência da natureza da linguagem e das suas partes.

As atividades preparatórias para a alfabetização ajudam também na adaptação social da criança na escola.

1. Habilidades perceptuais

Percepção visual

São vários os conceitos ligados à percepção visual. Para que as crianças dominem esses conceitos o professor deverá desenvolver diversas atividades. Vejamos os principais conceitos que devem ser trabalhados em sala de aula:

  • Forma: retângulo, triângulo, círculo, quadrado, redondo
  • Tamanho: grande, pequeno, alto, baixo, comprido, curto, maior, menor
  • Quantidade: muito, pouco, menos, mais, coleção, unidade
  • Posição: à frente, atrás, ao lado, entre, embaixo, em cima, primeiro, último
  • Distância: perto, longe
  • Semelhança e diferença: entre pessoas, objetos, cores, formas

Para que as crianças dominem os conceitos ligados à visão, o professor deverá desenvolver diversas atividades. Vamos dar alguns exemplos de atividades que podem ser executados em sala de aula.

Pedir às crianças para:

  • Ficar à frente da carteira
  • Apontar quem está perto de quem; à frente de; ao lado de; atrás de;
  • Pular para frente e para trás
  • Seguir em frente, dar meia-volta
  • Colocar as mãos embaixo e em cima da carteira
  • Levantar o lápis acima da cabeça de um colega
  • Mostrar o dedo maior ou o menor
  • Pegar, dentre vários objetos, o maior ou o menor
  • Identificar semelhanças e diferenças entre objetos e desenhos

Percepção auditiva

Desenvolver a capacidade de ouvir da criança é fundamental para a aprendizagem da escrita, pois é a partir dos sons da fala que ela deverá relacioná-los e escrevê-los usando a representação gráfica (letra) dos sons usados em cada palavra. Para isso, podem ser utilizadas atividades como:

  • Imitar sons produzidos pela professora (palmas, apitos, campainhas, etc.)
  • Dizer o nome de objetos, apenas pelo som produzido por esse objeto, (tambor, chocalho, buzina, violão, piano, pandeiro, etc.)
  • Imitar vozes de animais
  • Contar uma história curta e pedir que os alunos batam palmas sempre que uma determinada palavra for dita pelo professor
  • Cantar músicas infantis em que existam palavras de sons parecidos ou rimados.
  • Identificar objetos cujas sílabas iniciais tenham o mesmo som.

2. Habilidades motoras

Quando falamos em habilidades motoras, estamos nos referindo a dois tipos de coordenação motora:

  • Coordenação motora ampla ou grossa – trabalha a movimentação ampla de todo o esquema corporal;
  • Coordenação motora fina – trabalha os movimentos mais elaborados de dedos, mãos e braços.

Coordenação motora ampla ou grossa.

Para que a criança seja capaz de controlar seus movimentos e de coordená-los de maneira ampla, é necessário que ela:

  • Conheça seu corpo e suas possibilidades de movimento
  • Seja capaz de movimentar apenas uma parte do corpo
  • Coordene movimentos de partes diferentes do corpo
  • Seja capaz de iniciar e interromper adequadamente os movimentos
  • Seja capaz de controlar a pressão muscular

Para isso, o professor deverá desenvolver algumas atividades tais como:

  • Correr pelo pátio, parando a um sinal da professora
  • Correr dentro de sacos
  • Saltar obstáculos
  • Pular corda
  • Correr equilibrando ovos
  • Fazer movimentos ao som de músicas lentas ou animadas

Coordenação motora fina

Por coordenação motora fina entende-se a independência e destreza de movimentos dos braços, das mãos e dos dedos, fundamentais para a aprendizagem da escrita. Para o desenvolvimento desta independência são particularmente importantes as atividades de desenho. O professor deve oferecer às crianças muitas oportunidades para desenhar e recortar figuras. É importante, no desenvolvimento da coordenação motora fina, que se eduquem todos os dedos da mão.

Atividades que desenvolvem a coordenação motora fina:

  • Traçar linhas com giz
  • Fazer exercícios de escrita ritmada
  • Executar movimentos com as mãos e com os dedos
  • Executar movimentos de pinçar com os dedos (juntar cada um dos outros dedos ao polegar)
  • Fazer alinhavos em tecidos ou cartões
  • Recortar jornais, revistas
  • Recortar, com os dedos, tiras contínuas do início ao fim do papel
  • Enrolar linha em carretel

Os exercícios de coordenação motora devem ser dados numa determinada sequência, partindo do traçado de linhas retas e simples para traçados mais complexos. É interessante que os primeiros exercícios sejam dados em folha quadriculada, para só depois passar para a folha pautada ou caderno.

Transição da esquerda para a direita

O nosso sistema de escrita desenvolve-se da esquerda para a direita. É, portanto, necessário que as crianças não só dominem os conceitos direita/esquerda como também movimentem os olhos neste sentido.

Antes de serem treinados com o lápis, os movimentos devem ser realizados com a palma da mão, com os dedos levantados. Num segundo momento, faz-se a criança trabalhar com os dedos, com uma esponja, com um pincel e com o lápis. É importante que o lápis seja o último instrumento com que a criança trabalhe. O professor não deve esquecer de que é preciso mostrar claramente à criança onde ela deve iniciar e terminar a escrita. Não basta dizer-lhe que escreva da esquerda para a direita, é necessário demonstrar de forma prática, como se faz isso.

_______________________________________________________

Exercícios para fixação dos conceitos e explicações dadas no texto.

A. Escreva, nos parênteses, V para verdadeiro ou F para as afirmações, de acordo com o que foi lido:

1. (   ) Aos 7 anos, toda criança está pronta para ser alfabetizada.

2. (   ) A alfabetização exige que a criança esteja amadurecida sob diferentes aspectos.

3. (   ) A leitura e a escrita exigem da criança o domínio de novas habilidades.

4. (   ) As atividades de leitura e escrita são naturais para a criança.

5. (   ) Os exercícios para distinguir semelhanças e diferenças gráficas devem ser dados logo no início do período preparatório.

6. (   ) É importante utilizar letras de tamanho e materiais diversos.

7. (   ) É necessário desenvolver a percepção auditiva da criança.

8. (   ) Coordenação motora fina se relaciona ao domínio dos movimentos dos braços, mãos e dedos.

B. Responda:

1. Quando a criança está pronta para ser alfabetizada?

2. Qual é o papel do professor na preparação das crianças para a alfabetização?

C. Complete as frases:

1. As habilidades perceptuais envolvem _____________________________

2. As habilidades motoras envolvem ________________________________

3. As habilidades linguísticas consistem na ____________________________

4. Os exercícios de pular corda e saltar obstáculos desenvolvem a coordenação ______________

5. A atividade de repetir frases ditas pelo professor desenvolve a percepção _________________

6. As atividades de recorte de papel ajudam a desenvolver a coordenação __________________

D. Cite três conceitos que se relacionam com a descriminação visual.

E. Diga o conceito que cada atividade de percepção visual listada abaixo pode desenvolver:

1. Escolher, dentre vários palitos, aquele que é o maior. ____________________________

2. Dizer qual o aluno que está sentado mais perto do quadro de giz. ___________________

3. Apontar para o coleguinha mais alto da sala. ____________________________________

4. Dar os nomes de várias figuras desenhadas numa folha de papel. ___________________

5. Separar os pauzinhos da mesma cor. __________________________________________

__________________________________________________

Gabarito.

Questão A. 1. (F)      2.(V)       3.(V)       4.(F)     5.(F)   6.(V)    7.(V)   8. (V)

Questão B.

1. A criança está pronta para ser alfabetizada quando possui um conjunto de habilidades motoras, psíquicas e sociais, essenciais ao desenvolvimento do processo de alfabetização.

2. O professor deve criar condições e desenvolver atividades que ajudem a criança a se preparar para a alfabetização.

Questão C.

  1. a capacidade de discriminar formas, detalhes, cheiros, gostos, etc.
  2. o domínio dos movimentos do corpo e da mão.
  3. consciência da natureza da linguagem e das suas partes.
  4. Motora ampla
  5. Auditiva.
  6. Motora fina

Questão D. Você pode ter citado qualquer umas das listadas a seguir: conceito de forma, tamanho, quantidade, posição, distância de espaço, semelhança  diferença.

Questão E.

  1. conceito de tamanho
  2. conceito de distância
  3. conceito de tamanho
  4. conceito de semelhança de formas
  5. conceito de semelhança de cor

3 Comments

  • guiomar says:

    Quero agradecer pelo seu trabalho em se preocupar em compartilhar os seus textos, pois sinto muita dificuldade em conseguir textos na área pedagógica para trabalhar com formação de docente. Se puder peço que envie textos na área de filosofia, psicologia e história da educação, com interpretação. Tenho usado muito os textos técnicos. Desde já agradeço.
    Guiomar.

  • Ana says:

    Muito bom o texto, mas não falaram de habilidades linguísticas.

Leave a Reply to Conceição Marinho Cancel Reply