TEORIA DA COMUNICAÇÃO – Discurso direto e indireto
Discurso direto é a reprodução escrita e exata do modo como as personagens falam. A fala de cada personagem é antecedida de dois pontos e travessão. Discurso indireto é a apresentação escrita do assunto da fala dos personagens, sem a reprodução exata do modo como falam. Não existe o uso de dois pontos e travessão.
1. Classifique, em direto ou indireto, os discursos existente nas narrações abaixo:
a) O garotinho saiu do cabeleireiro com a mãe. Na rua perguntou:
– Mamãe, por que a senhora vai ao cabeleireiro?
A mãe respondeu:
– Ué! Pra ficar bonita.
O garotinho olhou bem a mãe e perguntou:
– E por que não fica?
b) O professor perguntou a um aluno o que existe no início da razão, no meio da sorte e no fim do amor. O aluno ficou meio atrapalhado com a pergunta. Pensou, pensou e depois respondeu que no início da razão, no meio da sorte e no fim do amor existe a letra R.
2. Transforme estes discursos indiretos em discursos diretos:
a) Às três da manhã, muito preocupada com o almoço daquele dia, a mulher acordou o marido e lhe perguntou se gostava de pepino. O marido olhou para a mulher e respondeu que gostava, sim, mas naquela hora não queria.
b) Um bêbado, saindo do bar, viu aquela luz clara no céu e ficou admirado. Quando outro bêbado passou por ali, ele perguntou se aquilo era o Sol ou a Lua. O outro bêbado respondeu que não sabia porque morava em outra cidade.
3. Transforme estes discursos diretos em discursos indiretos:
a) Um navio começou a naufragar. Um homem continuou sentado, vendo o desespero de todos. Uma mulher chegou perto dele e disse:
– O navio está afundando e o senhor fica aí, parado?
O homem, então, explicou:
– Não tenho nada com isso, não sou o comandante…
b) A menina chegou perto do sorveteiro e disse:
– O senhor me deu o troco errado.
O sorveteiro zangou-se e replicou:
– Aqui, ninguém erra!
A menina disse, então, já indo embora:
– Pensei que dar dinheiro a mais fosse erro…
c) – Ela é bonita? perguntou o rapaz.
d) – O ladrão fugiu! – disse o policial.
e) – Lave direito as mãos! – pediu-lhe a mãe.
f) – Chute a bola! gritou o técnico.
g) – Os alunos demorarão para sair? perguntou a mãe.
h) – Ninguém sairá antes do horário – garantiu o diretor.
i) – Marchem! ordenou o sargento aos soldados.
j) – Aquele livro é meu – disse a menina.
k) – Aquela história é veridica? – perguntou o menino
l) – Aquilo lhe pertence? – perguntou o rapaz.
__________________________________________
GABARITO
Questão 1. a) discurso direto b) discurso indireto
Questão 2 e 3. As respostas são individuais e devem apresentar as características do discurso solicitado.
Ótimo! Amei o portuguesirado!
Ótimo, aproveitei para estudar !
Legal, porque aprendi coisas que não sabia.
Gostei! Foi um exercício bem legal. Me ajudou muito !!!!!
Horrível! Você podia muito bem dar a resposta da pergunta 2 e 3.
Olá, Alexandre! Obrigada pela sua visita ao nosso site. Quanto a sua reclamação a respeito da falta das respostas no exercício, queremos lhe informar que é preciso dar oportunidade ao estudante para a construção de suas próprias respostas baseadas na orientação dada a respeito do assunto. Senão, como você poderá avaliar a sua própria aprendizagem? O assunto em pauta é de nível médio e organizamos exercício com níveis de dificuldade que este ensino requer.
Legal, porque aprendi coisas que não sabia.
Já estudei para a prova de amanhã. Legal! Aprendi tudo!
Olha só! Hoje teve essa atividade na minha sala mas não adiantou muita coisa. Podiam muito bem dar as respostas da questão 2 e 3. Mas não faz mal. Aprendi um pouco. Valeu a pena ver esse site.
Olha hoje teve essa atividade na minha aula. Adiciona muitas coisas que possam bem dar respostas.