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Ensino FundamentalTEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 23 – A CORUJA E A ÁGUIA (Nível Fundamental)

By 26 November 201115 Comments

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 18 – A CORUJA E A ÁGUIA (Nível Fundamental)

A fábula é uma narração curta que transmite uma lição de moral. Os personagens das fábulas são geralmente animais que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, entre outros. Portanto, leia a fábula escrita por Monteiro Lobato e analise a mensagem dada.

A coruja e a águia

Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.

– Basta de guerra – disse a coruja. – O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os fihotes uma da outra.

– Perfeitamente – respondeu a águia. – Também eu não quero outra coisa.

– Nessa caso combinemos isto: de ora em diante não comerás nunca os meus filhotes.

– Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?

– Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.

– Está feito! – concluiu a águia.

Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstregos dentro, que piavam de bico muito aberto.

– Horríveis bichos! – disse ela. – Vê-se logo que não são os filhos da coruja.

E comeu-os.

Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.

– Quê? – disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…

Moral da história: quem ama o feio, bonito lhe parece.

(Monteiro Lobato. FÁBULAS. 50 edição, Editora Brasiliense, São Paulo, 1994)

Após a leitura do texto, responda às questões:

  1. Quem são os personagens dessa fábula?
  2. A fábula se divide em duas parte. Quais são elas?
  3. Como a coruja descreveu seus filhotes?
  4. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
  5. Segundo a moral da história, há uma diferença no modo como as pessoas vêem umas às outras. Explique porquê.

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Gabarito

  1. A coruja e a águia.
  2. A narração da história e a moral da história.
  3. Uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave.
  4. Porque a descrição da coruja não correspondia à realidade. Para a coruja, eles eram muito bonitos e especiais, mas a águia achou-os “uns monstrenguinhos”.
  5. Os alunos devem perceber que há sempre diferença no modo como as pessoas vêem as coisas e isso se deve a vários fatores: o conhecimento que se tem, o envolvimento afetivo entre um e outro, e a opinião que nós temos a respeito das pessoas e das coisas ao nosso redor.

15 Comments

  • glauber says:

    Achei bem interessante essa estória. Boa para fazer as crianças pensarem!!!

  • Miriam Coelho says:

    (BAURU/SP) Estava procurando alguma atividade para meus alunos que envolvesse a leitura e o pensar. Ao acaso entrei no seu site. Adorei! Anotei o seu endereço e com mais calma voltarei aqui. Abraços, Miriam.

  • Ágata says:

    Gostei muito. Isso era o que estava precisando mesmo!

  • Osmar de Souza says:

    É um texto antigo, mas de contextualização para qualquer époda. Se nossos livros atuais viessem recheados de histórias assim, veríamos como o gosto pela leitura voltaria a reinar em nossas escolas!

  • julia pereira says:

    Adorei! Está me ajudando bastante em português.

  • gabriela says:

    Um ótimo texto para trabalhar interpretação.

  • Juhly Santos says:

    Hummm… Legal!

  • Gleice says:

    Gostei muito da história!

  • Regina Pereira Goulart H. Leite says:

    Gostei muito. Gostaria de receber textos de interpretação com o gabarito, Nível médio (1º ano).

  • jessica says:

    Eu não gosto muito de português.

    • admin says:

      Olá. Jéssica! Obrigada pela visita ao nosso site. Em relação ao seu comentário (não gosto muito de português), temos a lhe dizer que, se você é brasileira e fala o idioma português, é bom que deixe de lado essa resistência à nossa língua por vários motivos:
      1. tudo que você for estudar na escola, envolve a língua portuguesa, até matemática;
      2. quando você for atrás de trabalho, seus futuros patrões vão ver se você domina bem a língua portuguesa, para poder empregá-lo, pois com certeza não vão querer um empregado que escreva errado ou fale errado a língua portuguesa;
      3. se você pensa em ser um advogado, engenheiro, médico, político ou qualquer outra profissão, vai ter que saber usar bem a nossa língua para não ser considerado um mal profissional, como muitos que existem hoje, justamente por terem essa mania de “não gostar de português”;
      4. e por último, se você, que é brasileira e fala português, não valorizar a nossa língua, é possível que seremos dominados por outros povos de outras línguas, pois foi isso que os romanos fizeram na época do seu domínio no mundo: dominaram os povos que habitavam a Europa através das armas e da língua. Como hoje, o domínio é mais pela cultura do que pelas armas, abra o olho!
      5. nossa língua é bonita e rica, pois você pode dizer uma mensagem de várias maneiras. Isso é riqueza, que muitos de nós não sabemos apreciar.

  • Anonymous says:

    Muito show esse blog.

  • Delmira says:

    Legal o conteúdo.

  • Nelma says:

    Parabéns!

  • Clara says:

    Acompanho sempre que posso os conteúdos.

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